O que é exaustão exemplo?

Perguntado por: Margarida Matilde Coelho Oliveira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

Os exemplos de exaustão mais comuns são para exploração de florestas, no caso das fábricas de celulose e da exploração de jazidas, para retirada de commodities como minérios. Quanto mais os recursos naturais vão se esgotando, mais essas perdas de valor serão contabilizadas.

O que é exaustão na contabilidade exemplo?

A exaustão é a redução do valor necessário à exploração dos recursos naturais esgotáveis como os recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se a quota de exaustão.

Quem sofre exaustão?

Por fim, a exaustão trata a redução do valor, decorrente da exploração dos recursos naturais esgotáveis. Alguns exemplos de bens que sofrem os efeitos da exaustão: Florestas; Jazidas de metais (ferro, ouro, alumínio, etc.);

Como é feito o cálculo de exaustão?

Como Calcular a Exaustão Acumulada?
  1. Valor em percentual = produção por período x 100 /exaustão acumulada.
  2. Exaustão por período = valor contábil x percentual.
  3. Percentual = 100 / prazo de término da concessão.
  4. Valor da exploração = valor contábil do local explorado x percentual do término da concessão.

O que é exaustão de bens?

É a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente conhecida como jazida, a quota de exaustão.

Depreciação, Amortização e Exaustão

34 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre exaustão?

A exaustão é a perda de valor de ativos naturais de uma empresa decorrente da exploração dos mesmos. Como este valor é destinado para recursos minerais e florestais, existe um limite para exploração e um valor residual para estes ativos.

Qual a diferença entre depreciação e exaustão?

Depreciação x Exaustão

A depreciação é a perda de valor pelo uso; a exaustão é a perda de valor por exploração; a depreciação é custo indireto de fabricação; a exaustão é custo direto de fabricação.

Como calcular a taxa de exaustão anual?

A taxa de exaustão é a quantidade extraída do recurso dividida pela reserva, ou seja, 3.000.000/20.000.000 = 0,15 ou 15%. Já a exaustão é valor exaurível multiplicado pela taxa de exaustão. Exemplo para um valor exaurível de R$ 100.000=100.000.15%= 15.000 reais ao ano.

O que são encargos de exaustão?

EXAUSTÃO - ENCARGO CONTÁBIL. Exaustão contábil é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente à possança conhecida da jazida, a quota de exaustão.

Como calcular a taxa de depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  1. Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  2. Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  3. Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Quais são os bens tangíveis?

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

Quais são as contas retificadoras?

As contas retificadoras do ATIVO são classificadas assim, pois possuem saldo credor (+) são elas:
  • Provisões do Ativo;
  • Duplicatas Descontadas;
  • Depreciação Acumulada;
  • Amortização Acumulada;
  • Exaustão Acumulada;
  • Deságio a Amortizar (na aquisição de investimentos).

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

Quando ocorre a depreciação amortização e exaustão explique através de exemplos?

Depreciação: redução do valor de bens físicos em virtude de desgastes ou perda de utilidade, obsolescência ou ação da natureza. Podem ser citados como exemplos, máquinas, equipamentos e automóveis; Exaustão: diminuição do valor em virtude de exploração de recursos minerais ou florestais.

O que são bens tangíveis e intangíveis?

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

O que são fatos Permutativos e modificativos?

Fatos permutativos representam fatos contábeis que não alteram o valor do patrimônio líquido. Os fatos modificativos contemplam a alteração do patrimônio líquido em quantidade, e não meramente em qualidade. Já os fatos mistos interpretam que os fatos contábeis são permutativos e modificativos ao mesmo tempo.

O que é exaustão na administração?

A Exaustão e a Administração de Empresas

A exaustão é definida como um fenômeno de controle patrimonial, que caracteriza a perda de valor das imobilizações suscetíveis de exploração e que se esgotam em um determinado período.

O que são encargos financeiros a transcorrer?

Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.

Quais são os métodos de depreciação?

Do ponto de vista contábil, existem três principais métodos de calcular a depreciação de um ativo. São eles: o método de linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método das unidades produzidas.

Como calcular a depreciação no balanço patrimonial?

Como encontrar a depreciação acumulada no balanço patrimonial? A ideia inicial dessa conta de depreciação é ajustar o valor dons bens presentes no balanço patrimonial. Para isso, é subtraído o valor perdido ao longo do período. Este é o motivo de esta ser uma conta redutora do ativo, presente no imobilizado.

O que é Possança contabilidade?

Normalmente, a exaustão é calculada com base na possança (quantidade efetivamente explorada no ano) do recurso mineral ou florestal. Mas, se o prazo de exploração for insuficiente para esgotar os recursos, a exaustão deve ser calculada em função do prazo de concessão.

O que são caixas e equivalentes de caixa?

A Equivalência de Caixa é um termo utilizado para nomear as contas contábeis que possuem características similares à conta caixa. Ou seja, são contas que oferecem liquidez e disponibilidade dentro do curto prazo, caso a empresa precise de recursos. Uma companhia para manter seu bom funcionamento precisa de recursos.

Qual é o conceito de depreciação?

A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.

Quando se inicia o processo de depreciação na agricultura?

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.

Em que momento ocorre o desembolso de depreciação?

A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Artigo anterior
Como usar a maca para limpar o fígado?
Artigo seguinte
Quanto tempo tenho que trabalhar para ter direito ao desemprego?