O que e exame pet scan?

Perguntado por: Lucas Edgar Ramos Moreira  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo. A sigla PET vem do inglês e significa "tomografia por emissão de pósitrons" (partícula radioativa), e CT vem de "tomografia computadorizada", que produz imagens enquanto o outro observa o metabolismo do corpo.

Quando o PET Scan é indicado?

Para quem o PET Scan é indicado? ​ O PET-CT é indicado em casos suspeitos de câncer, para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos e para analisar a função cerebral em detalhes.

Qual o valor de um exame de PET Scan?

O exame custa, em média, R$ 3.500,00 na rede privada e, por isso, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que passaram a ter acesso ao aparelho, o primeiro desse tipo instalado em um hospital público no DF.

Como é feito o exame de PET Scan?

No PET-CT, radiofármacos injetados na veia do paciente se ligam a tumores e emitem sinais radioativos captados pelo exame para formar imagens detalhadas. Este processo permite a visualização de atividades metabólicas ou funcionais de tecidos e órgãos, oferecendo detalhes sobre a função celular e molecular.

Como aparece o câncer no PET Scan?

A alta sensibilidade do PET/CT identifica sinais transmitidos pelo composto radioativo e os transforma em imagens que vão mostrar, em cor vermelha, as áreas com metabolismo intensificado, alertando o médico para alterações como um possível tumor.

Quais chás são indicados para pacientes com câncer? Quais são perigosos no tratamento oncológico?

41 questões relacionadas encontradas

Porque o médico pede o exame PET scan?

O PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem muito importante e que auxilia o oncologista no momento do diagnóstico, do estadiamento e do tratamento. Por meio de substâncias que liberam radiação, o equipamento faz um exame de corpo inteiro do paciente e traz diversas informações essenciais para a tomada de decisão.

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Quanto tempo demora para sair o resultado do PET Scan?

A administração do traçador deve ser feita em jejum de 4 a 6 horas, de acordo com a orientação médica, e o PET scan é feito após 1 hora, para dar tempo da substância radioativa ser absorvida pelo organismo, e dura cerca de 1 hora.

Qual a preparação para fazer o exame PET Scan?

Para o exame de PET-Scan, é importante que o paciente não coma ou beba nada por, pelo menos, 6 horas antes do procedimento, com exceção de água. Além disso, deve-se evitar xaropes, chicletes e pastilhas de menta. O paciente não deve ingerir chás, cafés, refrigerantes ou sucos no dia em que antecede o exame.

Quando o PET scan da Negativo?

Resultados falso-negativos podem ser encontrados na PET scan em tumores com baixa atividade glicolítica, tais como adenomas, linfomas de baixo grau e nos de pequeno tamanho(9).

Quais os efeitos colaterais do exame Pet Scan?

PET CT é um exame simples, seguro e indolor. O FDG e o Ga68-PSMA utilizados para a realização do exame não causam nenhum tipo de efeito colateral, podendo ser utilizados inclusive em pacientes diabéticos.

Tem Pet Scan no SUS?

O exame já está disponível no SUS para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas.

Qual a diferença entre tomografia e Pet Scan?

A fusão do PET e CT permite a integração e visualização de imagens de Medicina Nuclear e tomografia. Enquanto o PET detecta atividades metabólicas com detalhes do nível de atividade celular do órgão, o CT mostra imagens detalhadas da anatomia interna, como localização, tamanho e formato do tumor.

Quem não pode fazer PET Scan?

Quem não deve fazer a PET Scan? Em geral, a PET Scan é um exame seguro e indolor e a glicose radioativa não causa nenhum tipo de efeito colateral , podendo ser utilizado inclusive em pacientes diabéticos, mas não deve ser feito, a menos que seja muito necessário, na gravidez .

Quem tem direito ao Pet Scan?

Em regra, os tribunais asseguram o direito à cobertura do exame Pet-Scan para beneficiários de planos de assistência à saúde.

Qual o exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

O que não pode comer PET scan?

Não mascar chiclete nas 24h que antecedem e no dia agendado para o exame; Manter uma dieta pobre em carboidratos (sem massas, pães, pizza, doces, refrigerantes, arroz, batata, feijão, açúcar, biscoitos recheados etc.) e com alto teor de proteínas e gorduras a partir do almoço do dia anterior ao exame; e.

O que não comer antes do PET scan?

Não coma ou beba nada (exceto água) por pelo menos 6 horas antes do exame. Chicletes, balas, pastilhas de menta e xaropes também não devem ser consumidos.

Pode dirigir depois do PET scan?

Recomendamos não dirigir após o exame.

Quem faz PET scan fica radioativo?

Protocolo do exame de PET-CT

Após o término do exame não há restrições e os pacientes podem restabelecer suas rotinas. As doses de radiação são baixas e a meia vida do material radioativo é curta, portanto, ao sair do serviço de medicina nuclear não há orientações especiais.

Qual o exame mais completo para detectar câncer?

Tomografia computadorizada

Esse exame de imagem permite uma visão clara dos ossos, órgãos e tecidos moles, sendo mais detalhada do que uma radiografia simples e podendo ser ampliada pelo uso de softwares específicos, facilitando a análise de detalhes.

Quais são os sete sintomas do câncer?

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
  • Perda de peso inexplicável.
  • Fadiga.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Dor nova e persistente.
  • Problemas com a visão ou audição.
  • Enjoos e vômitos frequentes.
  • Sangue na urina.

Como saber se o câncer se espalhou?

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

O que vem a ser metástase?

A metástase acontece quando as células do câncer se desprendem do tumor principal, entram na circulação sanguínea ou linfática e, por meio dela, se disseminam e se alojam em outras partes do corpo, como tecidos e órgãos distantes do local onde a primeira lesão se iniciou, formando novos tumores.

Qual o exame para detectar metástase?

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

Artigo anterior
O que fazer em um desenvolvimento?
Artigo seguinte
O que fazer para ser mais masculino?