O que é exame de plaquetas?

Perguntado por: Alice Luana de Oliveira  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

Hemograma com Contagem de Plaquetas ou Frações (Eritrograma, Leucograma, Plaquetas) O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia.

O que mostra o exame de plaquetas?

- Plaquetas (que modulam a coagulação). Para que serve? Este exame serve para avaliar a saúde de uma maneira geral e quando há sintomas como febre, fadiga e fraqueza, entre outros. Ajuda a identificar doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais.

Qual é o número normal de plaquetas no sangue?

A contagem de plaquetas é feita através da análise a uma amostra de sangue. São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.

Que nível as plaquetas baixa é perigoso?

Contagem baixa de plaquetas é definida como um valor de plaquetas abaixo do limite inferior do normal (ou seja, <150 000 / mm3 para adultos). Os graus de trombocitopenia podem ser subdivididos em leve (contagem de plaquetas de 100.000 a 150.000 / mm3), moderado (50.000 a 99.000 / mm3) e grave (<50.000 / mm3).

Qual o perigo de plaquetas altas?

- Trombocitemia; - Doença da medula óssea. Os sintomas físicos de plaquetas altas costumam estar em torno à formação de coágulos sanguíneos e sangramentos. Porém, é possível notar sinais como dor de cabeça, sangramentos via nariz, boca e fezes, dor no peito, fraqueza, tontura, mãos ou pés formigando e hematomas.

Hemograma - plaquetas

33 questões relacionadas encontradas

O que fazer para baixar as plaquetas do sangue?

Coma frutos do mar ricos em ômega-3 para inibir a produção de plaquetas. Os ácidos graxos ômega-3 afetam a atividade de plaquetas, afinando o sangue e reduzindo as chances de coagulação. O ômega-3 é abundante em frutos do mar como atum, salmão, vieiras, sardinhas, marisco e arenque.

Quando as plaquetas estão baixas o que acontece?

Na maioria das vezes, as plaquetas baixas não causam sintomas. Entretanto, em casos mais específicos, o paciente pode apresentar sangramento mais facilmente e podem surgir sinais como: manchas roxas ou avermelhadas na pele (hematomas ou equimoses);

Qual a doença que baixa as plaquetas?

A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.

O que acontece quando a pessoa está com as plaquetas baixas?

A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.

Como saber se as plaquetas estão boas?

Como saber se as plaquetas estão altas

O número de referência de plaquetas, que indica normalidade, é de 150.000/mm³ a 450.000/mm³.

O que causa alteração nas plaquetas?

O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.

Qual a diferença entre hemograma completo e hemograma com plaquetas?

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);

Quais as doenças que um hemograma completo pode detectar?

Um hemograma pode detectar as seguintes doenças:
  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • Policitemia;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias.

Como saber se tenho leucemia pelo exame de sangue?

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Como identificar infecções no hemograma?

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Como identificar infecção no hemograma?

Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.

Quando o hemograma da alterado?

Alto: Infecções, inflamação, câncer, trauma, estresse, diabetes ou gota. Baixo: Falta de vitamina B12, anemia falciforme, uso de esteroides, pós cirurgia ou púrpura trombocitopênica. Alto: Alergia, verminoses, anemia perniciosa, colite ulcerativa ou doença de Hodgkin.

Por que todo hemograma e completo?

Então o solicitante pedia partes desse exame separadamente, como por exemplo só as contagens de hemácias e leucócitos. Assim o resultado sairia mais rápido, o que era crucial para descobrir uma infecção bacteriana, por exemplo. Isso explica em parte porque o Hemograma herdou o “completo”.

Qual a sigla de hemograma completo?

HCM – Hemoglobina Corpuscular Média.

O que é plaquetas alteradas?

As plaquetas são consideradas altas, quando sua contagem tem valor igual ou superior a 400.000. O aumento de plaquetas é chamado trombocitose ou plaquetose. Isso significa que o corpo está produzindo mais plaquetas do que o esperado, e isso pode ser prejudicial para o organismo.

O que é VCM e HCM?

No hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.

O que é EAS?

EAS (Eletronic Article Surveillance), é um sistema de segurança anti-furto que utiliza etiquetas, antenas e alarme para garantir que os produtos não saiam da loja.

Que exame é RDW?

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

É certo falar hemograma completo?

É muito comum ainda vermos a denominação HEMOGRAMA COMPLETO sendo utilizada na solicitação do exame, assim como na lista de exames realizados pelos laboratórios. Mas a dúvida que fica é: todo hemograma já não é completo? Passando pra dizer que todo hemograma é completo.

Qual é a diferença entre hemograma e hemograma completo?

Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leucócitos.

Artigo anterior
Quando posso usar o CFOP 6949?
Artigo seguinte
Quais são as 7 grandezas fundamentais da física?