O que é exame de endoscopia?

Perguntado por: Adriana Cátia Rodrigues  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Quando a endoscopia é indicada?

Quando é indicada? O exame de endoscopia possui as seguintes indicações: Diagnóstica: a fim de verificar as causas de sintomas como queimação, regurgitação, dores abdominais, náuseas e vômitos, engasgos ou dificuldades de engolir, anemias, diarreia e sangue nas fezes, tumores ou cânceres do aparelho digestivo.

O que pode dar na endoscopia?

As principais doenças que atingem o sistema gastrointestinal podem ser diagnosticadas com a endoscopia.
...
O que pode ser diagnosticado através da endoscopia?
  • Gastrite;
  • Doença celíaca;
  • Esofagite;
  • Tumores;
  • Câncer – de esôfago, estômago e esôfago;
  • Doença do refluxo gastroesofágico.

É possível morrer na endoscopia?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

Endoscopia Digestiva Alta: Saiba como é realizado o exame.

22 questões relacionadas encontradas

Quem não pode fazer endoscopia?

De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos.

Quanto tempo dura sedação endoscopia?

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Quais são os sintomas depois da endoscopia?

A endoscopia apresenta baixas ocorrências de erros ou riscos graves, no entanto, o paciente deve ser avisado de problemas que podem ocorrer no procedimento, como:
  • sangramento no local da biópsia;
  • reação alérgica aos sedativos;
  • dificuldade em respirar;
  • transpiração excessiva;
  • queda da pressão arterial;
  • bradicardia;

Que tipo de anestesia é usada na endoscopia?

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

O que comer depois de fazer uma endoscopia?

Orientações após Endoscopia Digestiva Alta
  • O efeito anestésico na garganta permanecerá por cerca de 20 minutos, quando então a alimentação habitual estará liberada de forma lenta e gradativa; inicialmente com líquidos e alimentos leves. ...
  • NÃO ingerir bebidas que contenham álcool por pelo menos 12 horas após o exame.

É seguro fazer endoscopia na pandemia?

A realização dos procedimentos endoscópicos, na atual situação, em pacientes com doença crônica do TGI, com exacerbação ou crise podem ser realizadas com cautela, assim como em paciente com acometimentos agudos, como hemorragia digestiva com repercussão clínica.

Quais as indicações para fazer colonoscopia?

O método tem basicamente duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal. Na primeira situação, a colonoscopia é indicada pelo médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal.

Quando a colonoscopia é indicada?

Para o rastreamento de câncer colorretal, a indicação é que todas as pessoas sem histórico familiar para esse tipo de câncer façam o exame a partir dos 50 anos. Quem tem ou teve familiares com a doença, deve começar a realizar o exame dez anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico do câncer.

Quanto tempo demora para fazer um exame de endoscopia?

Tempo de duração

A endoscopia dura em torno de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do caso.

Quanto tempo leva para sair o exame de endoscopia?

Caso haja biópsia ou a retirada de pólipos, o resultado só estará disponível após 8 a 10 dias. Se houver pesquisa do Helicobacter pylori pelo teste da urease o resultado será fornecido juntamente com o laudo.

Como é feito o exame de Esofagogastroduodenoscopia?

Esofagogastroduodenoscopia
  1. endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
  2. O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação.

Como é a anestesia da colonoscopia?

Varias técnicas de anestesia para colonoscopia estão disponíveis. Tradicionalmente a combinação de narcóticos e benzodiazepínicos tem sido usada e mais recentemente o propofol ocupa lugar de destaque.

Qual o tipo de anestesia para colocar silicone?

Pode ser realizada por anestesia geral ou por anestesia por bloqueio peridural e sedação intravenosa. Em ambos os casos o paciente dormirá por todo o procedimento.

É normal ter dor de estômago depois da endoscopia?

Dores abdominais podem ocorrer após a endoscopia digestiva alta e é comum, mas devemos ficar atentos a sinais de alarme como dor forte que não melhora mesmo com anti-acidos e analgésicos, febre ou alterações nas fezes como sangue ou fezes escuras.

Porque dói o estômago depois da endoscopia?

O desconforto mais comum após uma endoscopia é o acúmulo de gases no estômago, devido ao ar introduzido durante o exame, o que normalmente passa rapidamente no período de recuperação. Por fim, alguns pacientes também podem ficar com a garganta levemente irritada por algumas horas após o exame.

É normal ter dor de cabeça depois da endoscopia?

É comum logo após o exame que o paciente se sinta sonolento e com um pouco de tontura. Porém, não é usual que após um procedimento de sedação o paciente passe a sentir tonturas constantes.

Quanto tempo dura uma sedação?

Tècnica, a sedação clara pode ser dada após um rápido de duas horas, mas esta não é recomendada, especialmente nos exemplos onde a duração do procedimento cirúrgico é imprevisível e pode durar para consideravelmente mais por muito tempo de planeamento do que e a anestesia geral se torna necessária.

Quanto tempo depois de tirar a sedação a pessoa acorda?

Grande número de pacientes com Covid-19 grave que necessitam de ventilação mecânica, levam dias ou semanas para despertar da sedação, além disso, segundo relatos de especialistas, parece que esses pacientes podem precisar de meses de reabilitação para voltar à sua linha de base neurocognitiva.

Quanto tempo dura a sedação da colonoscopia?

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

O que não se pode fazer antes de uma endoscopia?

O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).

Artigo anterior
Quanto tempo dura peixe descongelado na geladeira?
Artigo seguinte
O que significa cisto de baker?