O que é etnocentrismo para a sociologia?

Perguntado por: Marcos Isaac Vieira de Azevedo  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

Etnocentrismo significa considerar os valores da sua cultura superior a dos demais. O prefixo “etno” vem do grego e se refere à cultura.

O que é etnocentrismo 3 exemplos?

Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.

Como ocorre o etnocentrismo?

Como ele ocorre? O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo "normal". ... Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.

Quais os tipos de etnocentrismo?

Etnocentrismo
  • O que é etnocentrismo.
  • Etnocentrismo religioso.
  • Etnocentrismo e relativismo cultural.
  • Exemplos de etnocentrismo.
  • Autores.

Quais são as características do etnocentrismo?

Etnocentrismo é a visão de mundo produzida a partir de nossos próprios valores, modelos e ideias. Etnocêntrico tende a julgar, de maneira preconceituosa, culturas e experiências humanas distintas da sua, mesmo sem conhecê-las, ou seja, vê o mundo de acordo com sua própria cultura e a considera superior às demais.

Sociologia no Enem: Etnocentrismo - Brasil Escola

15 questões relacionadas encontradas

O que é etnocentrismo e quais as suas consequências?

O etnocentrismo afirma a superioridade de uma cultura em relação a outra. ... Neste sentido, qualquer cultura tem que aceitar que existe uma cultura superior dominante (o que geralmente não é bem aceite, visto que não é fácil admitir que existe uma ideologia superior a outra), ou sofrer as consequências e ser destruída.

Quais são as características do relativismo cultural?

O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.

Que nome se dá a tendência de observar?

O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

É possível falar de etnocentrismo nos dias de hoje dê exemplos?

Com base no enunciado acima, podemos afirmar que: O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.

O que é a interculturalidade?

1. Relativo às relações ou trocas entre culturas. 2. Que se estabelece entre culturas diferentes.

O que é relativização e por oposição o que é etnocentrismo?

Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.

O que significa etnocentrismo e alteridade?

Daí o significado de etnocentrismo: o grupo social no centro de tudo, ou seja, o mais importante. Quando um sujeito ou grupo social crê que é superior aos demais, é considerado etnocêntrico. A Sociologia, que estuda o etnocentrismo, o opõe ao conceito de alteridade, que é a preocupação e a valorização de outrem.

Qual a diferença entre o racismo e o etnocentrismo?

Se o etnocentrismo é um comportamento muito generalizado – e até mesmo tido como normal – de se reagir à diferença, privilegiando o seu próprio modo de vida em relação aos outros possíveis, o racismo, ao contrário, é uma forma de se usarem as diferenças como um modo de dominação.

O que é relativismo e exemplos?

Exemplo de relativismo cultural: No Brasil, as mulheres usam roupas que deixam barriga e pernas de fora, o que não é aceitável nos países árabes, onde as mulheres ficam totalmente cobertas. É a diversidade cultural e cada um deve respeitar sem achar que a sociedade a qual pertence está correta e a outra errada.

O que é etnocentrismo resposta?

O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.

É chamado de Etnocentrico o grupo ou sociedade?

É chamado de etnocêntrico o grupo ou sociedade que considera o seu modo de vida – a sua cultura – superior ao modo de vida de outros grupos ou sociedades. A respeito dos primeiros contatos entre os portugueses e os indianos, chineses e japoneses, assinale as afirmativas corretas.

O que é um padrão cultural?

Então, podemos dizer que padrão cultural é um modo repetido, uma norma, uma regra de comportamento estabelecido por uma determinada sociedade. ... Ou também, o conjunto de todos os Padrões de Comportamento Social ou Padrões Culturais dá-se o nome de Cultura de uma determinada sociedade.

Quem criou o termo etnocentrismo e o que significa?

A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910).

Qual visão julga as outras culturas a partir da perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence *?

Etnocentrismo significa considerar os valores da sua cultura superior a dos demais. O prefixo “etno” vem do grego e se refere à cultura. Etnocentrismo é considerar o seu “etno” como o centro do mundo. Ou seja, etnocentrismo é julgar as outras culturas a partir dos seus próprios valores.

É uma visão de um mundo onde o nosso próprio?

Uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores. ... No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensar a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”

Quais são os tipos de relativismo?

Dois tipos de relativismo: intensivo ou epistémico e extensivo ou sociológico - Filosofia e Epistemologia. Há dois tipos de relativismo, na minha concepção: intensivo ou epistémico e extensivo ou sociológico.

Quais são as consequências do relativismo?

1. Deixaríamos de poder afirmar que os costumes de outras sociedades são moralmente inferiores aos nossos. Isto, é claro, é um dos principais aspectos sublinhados pelo relativismo cultural. Teríamos de deixar de condenar outras sociedades simplesmente por serem «diferentes».

O que é o relativismo social?

C Segundo o relativismo social, a forma de compreensão do mundo deve ser igual para todos os seres humanos, o que reflete na mesma verdade aplicada a todos, indistintamente. ... D O etnocentrismo é um conceito superior ao relativismo social.

Para que serve o multiculturalismo?

Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. ... Pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento.

Como o etnocentrismo se manifesta na realidade social?

Diante disso, pode-se afirmar que o etnocentrismo no momento atual da sociedade manifesta-se de várias formas. Exemplifica-se: quando pessoas de um país julgam as de outro por se comportarem de uma forma diferente; quando julga-se um grupo por possuir gostos sexuais, culturais, musicais, literários diversos do seu.

Artigo anterior
Quem financia o Sistema Único de Saúde?
Artigo seguinte
Qual a duracao de uma luta de judô?