O que é estudo observacional analítico?

Perguntado por: Raquel Kyara Ferreira de Valente  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Um estudo do tipo analítico observacional, como uma coorte ou um caso controle, tem como objetivo observar fenômenos, buscar causas, associar fatores de risco. Da mesma forma, apenas criam hipóteses, mas não conseguem assegurar causalidade.

O que é um estudo analítico?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transver- sal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

O que é um estudo observacional?

Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. Esses estudos podem ser descritivos e analítico.

Quais são os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Estudos Observacionais - Resumo - Epidemiologia

24 questões relacionadas encontradas

O que são estudos transversais e longitudinais?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é estudo prospectivo e retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

O que é uma pesquisa observacional?

Neste caso, você está relatando a quantidade de exercício que você faz. Os dados gerados a partir deste tipo de estudo são chamados de dados observacionais porque o pesquisador não está manipulando o seu nível de exercício. Você está simplesmente relatando o quanto você se exercita.

Qual é a diferença entre um estudo observacional e um experimento?

Em um estudo empírico, nós medimos ou entrevistamos membros de uma amostra sem tentar afetá-los. Em um experimento controlado, atribuímos pessoas ou coisas a grupos e administramos algum tratamento a um dos grupos, enquanto o outro grupo não o recebe.

Qual a diferença entre pesquisa observacional e pesquisa experimental?

Os estudos podem se dividir em:

São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

O que é um estudo primário?

Estudos primários correspondem a investigações originais, que constituem a maioria das publicações encontradas nos periódicos médicos. Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

O que é um estudo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?

Como em estudos de coorte, estudos caso- controle podem obter os dados do estudo usando uma variedade de fontes, incluindo prontuários, questio- nários, entrevistas e exames laboratoriais. Como nos estudos de coorte, os estudos caso-controle buscam mensurações válidas, precisas e uniformes da expo- sição e do desfecho.

São características de Estudos descritivos?

A principal característica de um estudo descritivo é a ausência de um grupo de comparação, ou seja, o objetivo é a descrição de um fato médico. O estudo de casos consiste na cuidadosa e minuciosa descrição, por um ou mais médicos, do diagnóstico e evolução da doença de um pequeno número de pacientes.

Quais são os principais objetivos da epidemiologia?

O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.

O que é um estudo coorte prospectivo?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é estudo de coorte prospectivo?

Os estudos de coorte podem ser classificados como concorrentes (prospectivos, clássicos) ou não concorrentes (retrospectivos). Nos estudos não concorrentes, todas as informações sobre a exposição e o desfecho já ocorreram antes do início do estudo.

Qual a diferença entre um estudo transversal e um longitudinal?

Qual a diferença entre estudo longitudinal e transversal? O transversal é feito com dados de um dado período. O método longitudinal é feito com variáveis recolhidas no passar dos meses, anos ou até décadas.

Quais são os estudos longitudinais?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Artigo anterior
Como receber pagamentos de Portugal?
Artigo seguinte
O que fazer para o nariz entupido?