O que é estabilização da tutela de urgência?

Perguntado por: Fernando Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Estabilização da tutela antecipada: conceito, constitucionalidade e origem. A estabilização da tutela de urgência satisfativa é técnica de monitorização do processo civil brasileiro, generalizada para situações de urgência e para a tutela provisória satisfativa.

Quando se dá a estabilização da tutela antecipada?

A) HIPÓTESE: A estabilização da tutela antecipada antecedente encontra-se prevista no artigo 304 do Novo CPC, sendo que, concedida a tutela antecipada antecedente, se não houver a interposição de recurso, o processo será extinto sem resolução do mérito e a tutela antecipada se estabilizará.

O que é a estabilização do processo?

PRINCÍPIO DA ESTABILIZAÇÃO SUBJETIVA DO PROCESSO. NÃO CONCORDÂNCIA DO RÉU. Por força do princípio da estabilização subjetiva do processo, feita a citação validamente, não é mais possível alterar a composição dos polos da relação jurídica processual, salvo as substituições permitidas por lei.

Em que consiste a estabilização da tutela antecipada e quais seus requisitos?

A estabilização da tutela antecipada antecedente reúne as características essenciais da técnica monitória: (a) há o emprego da cognição sumária com o escopo de rápida produção de resultados concretos em prol do autor; (b) a falta de recurso do réu contra a decisão antecipatória acarreta-lhe imediata e intensa ...

O que é estabilização dos efeitos da tutela antecipada prevista no procedimento da tutela antecipada requerida em caráter antecedente?

Uma vez concedida a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, a estabilização depende da postura do autor e do réu. Se o autor não aditar a inicial, o processo será extinto sem resolução do mérito, o que implicará revogação da tutela antecipada concedida, inviabilizando a estabilização.

Estabilização da tutela

22 questões relacionadas encontradas

O que significa antecipação de tutela requerida?

Tutela antecipada é uma decisão interlocutória realizada pelo juiz dentro do processo, que antecipa os efeitos da resolução do mérito. Dentro de uma demanda judicial, nem sempre a parte autora pode ou precisa esperar o fim do processo para ter acesso ao direito procurado.

Qual a diferença entre a estabilização da decisão que concedeu a tutela antecipada da decisão que transitou em julgado?

A diferença é a de que a tutela ainda não estabilizada enseja execução provisória (art. 297, parágrafo único), ao passo que a tutela estabilizada enseja execução definitiva, tão logo extinto o processo nos termos do art. 304, § 1º.

Quais são os requisitos para a estabilização da tutela antecipada requerida em caráter antecedente?

A estabilização depende de três requisitos: i) concessão da tutela antecipada em caráter antecedente; ii) aditamento da inicial; iii) não interposição de agravo de instrumento. Uma vez concedida a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, a estabilização depende da postura do autor e do réu.

Em que consiste o fenômeno da estabilização da tutela e a qual espécie de tutela tal fenômeno se aplica explique e informe o artigo correspondente?

A estabilização da tutela antecipada não gera coisa julgada material. Os efeitos da medida de urgência poderão ser extintos em posterior ação. Nos termos do art. 304, § 2.º: "Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada nos termos do caput".

O que impede a estabilização da tutela antecipada antecedente?

Dessa forma, o meio que dispõe o réu para evitar a estabilização da antecipação da tutela é a interposição do recurso de agravo de instrumento (art. 302, caput). A consequência da não interposição do agravo está prevista no parágrafo primeiro do artigo 304: o processo deve ser extinto.

O que é Estabilização no processo civil?

Pode-se dizer que a “estabilização da tutela antecipada” busca prestigiar a tutela jurisdicional de cognição sumária, mediante a adoção de uma espécie de cognição exauriente eventual a depender da manifestação de vontade da parte ré, contra a qual foi deferida a tutela antecipada.

O quê estabilização da demanda?

O sistema de estabilização da demanda, adotado pelo novo Código de Processo Civil, é o mesmo do Código anterior, e que rigidamente estabelece a livre modificabilidade do pedido pelo autor, antes da citação do réu (art.

Qual é o momento da formação do processo é o da estabilização?

Uma vez registrado e distribuído o processo, ocorrerá a ESTABILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA, nos termos do artigo 43, do CPC, a qual não se modificará em virtude de alteração no estado de fato ou de direito ocorrida posteriormente ao ajuizamento da demanda judicial.

Qual o posicionamento do STJ acerca da estabilização da tutela antecipada antecedente?

​​​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adotou o entendimento de que o prazo para a parte emendar a petição inicial, após a concessão de tutela antecipada em caráter antecedente, somente tem início depois da sua intimação específica para a prática desse ato processual.

Em que circunstância ocorre a estabilização da decisão interlocutória concessiva da tutela antecipada requerida pelo autor?

Dispõe o art. 304 do CPC/15 que “a tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Complementa o seu §1º que, neste caso (de não interposição do recurso), o processo será extinto.

É possível estabilizar a tutela cautelar?

A estabilização somente se admite no procedimento de tutela antecipada concedida em caráter antecedente, não sendo possível, em regra, sua aplicação quando se tratar de tutelas provisórias de natureza cautelar, tampouco de evidência.

Qual tipo de tutela é possível a estabilização de seus efeitos?

A tutela provisória de urgência antecipada antecedente e a estabilização de seus efeitos. Na inteligência do que define o artigo 304 do Código de Processo Civil, a tutela antecipada, requerida em caráter antecedente, torna-se estável, se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.

Quais são os tipos de tutela?

Feitos esses esclarecimentos, passamos ao panorama das tutelas:
  • Tutela provisória. ...
  • Tutela provisória de urgência. ...
  • Tutela provisória de urgência antecipada. ...
  • Tutela de urgência cautelar. ...
  • Tutela de evidência.

Quais as espécies de tutela provisória?

Espécies. A tutela provisória pode ser classificada como cautelar ou satisfativa; de urgência ou de evidência; ou ainda antecedente ou incidental.

O que é tutela antecipada em caráter antecedente?

303 do Novo CPC, pede-se a tutela antecipada antecedente quando há perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo desde o momento inicial. Além disso, a parte demonstra a probabilidade ser realmente titular do direito em questão, em razão da antecipação da tutela.

Quais os requisitos deverão ser observados na petição inicial do pedido de tutela cautelar requerida em caráter antecedente?

O autor deve indicar o juízo (a autoridade judiciária) ao qual a petição é dirigida. Deve-se lembrar que o pedido de tutela cautelar pode ser formulado perante juízo monocrático de primeiro grau ou em tribunal, nos casos de competência originária, como, por exemplo, ação rescisória.

É possível estabilizar a tutela cautelar da mesma forma que estabiliza a tutela antecipada?

Ao analisar o mencionado dispositivo legal conclui-se que a estabilização somente é cabível quando tratar-se de concessão de tutela antecipada antecedente e, portanto, incabível tal efeito na hipótese de tutela cautelar, tutela de evidência ou, ainda, quando requerida de modo incidental.

O que acontece depois da tutela antecipada?

Significa que um juiz ou uma juíza não permitiu que o autor obtenha antecipadamente algo que foi pedido no processo. A ação continuará tramitando até o seu julgamento final.

Qual a diferença na propositura da tutela antecedente e incidental?

Diferença entre tutela cautelar antecedente e incidental: Cautelar antecedente: nada mais é do que a antiga cautelar preparatória (pedido cautelar feito antes do pedido principal). Cautelar incidental (ou incidente): o pedido cautelar é feito após (ou concomitante) o pedido principal.

O que significa petição pedido de liminar antecipação de tutela?

O pedido de tutela antecipada é o meio pelo qual o Autor pede no início do processo que receba aquilo que se pede na ação antes da hora, que seria o momento em que o juiz termina de julgar o caso.

Artigo anterior
O que significa pagar o retroativo?
Artigo seguinte
Porque Ana Maria Braga está usando cabelo colorido?