O que é escritura de servidão?

Perguntado por: Davi Mário de Maia  |  Última atualização: 18. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

A escritura pública de servidão de passagem ou de trânsito constitui direito real sobre coisa alheia, nascida geralmente por via contratual, por conveniência e comodidade de dono de prédio não encravado que pretende comunicação mais fácil e próxima.

O que é uma escritura de servidão?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quem é o dono de uma servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

O que é considerado servidão?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

O que é servidão e como funciona?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade. Em contrapartida, o prédio serviente tem seu uso parcialmente restringido.

Servidão | Como Afeta a Utilização e Venda do Imóvel | Servidão de passagem | Administrativa

35 questões relacionadas encontradas

Como legalizar uma servidão?

O direito real de servidão somente se obtém mediante o registro do título no Registro de Imóveis competente, como previsto no art. 167, inciso I, item 6, da Lei dos Registros Público.

É necessário o registro da servidão?

O fato humano é gerador somente da servidão de trânsito. Somente as servidões geradas por ato humano constituem-se por registro no RGI, ressalvada a decorrente de usucapião, cujo registro será apenas declaratório. Lembrando que todas as decorrentes de lei dispensam o registro.

Quais são os tipos de servidão?

As servidões podem tomar formas variadas, sendo a mais conhecida a servidão de passagem, que permite que o proprietário de um imóvel transite pelo imóvel de outra pessoa. No entanto, existem outras modalidades como a servidão de aqueduto, de iluminação ou ventilação e até mesmo de pastagem.

Quantos metros tem que ter uma servidão?

Segurança e preservação. Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

É possível usucapião de servidão?

O art. 1.242 a que a legislação civil se refere é a modalidade ordinária de usucapião. Assim, os requisitos para usucapir alguma servidão, em regra, são: exercício manso, pacífico, incontestado e ininterrupto por dez anos da servidão, animus domini, justo título e boa-fé.

Pode fechar servidão de passagem?

Se o vizinho ou terceiro faz o uso desta passagem mediante autorização do proprietário/possuidor do imóvel, é possível fechar a passagem (art. 1.210 e 1.288, CC), contanto que o outro imóvel não esteja encravado, ou seja, sem saída para qualquer estrada.

Como regularizar uma servidão de passagem?

Como regularizar uma servidão de passagem? Para regularizar uma servidão de passagem, é fundamental que seja realizada a sua devida registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente, independentemente da maneira como foi adquirida.

Como comprovar servidão de passagem?

Ora, a servidão, como direito real e decorrente de ato de vontade, somente pode ser constituída mediante declaração expressa dos proprietários e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis, conforme dispõe a norma inserta no art.

Como funciona a lei da servidão de passagem?

Nestes casos, o artigo 1550º do Código Civil concede ao titular do prédio encravado o direito de exigir o acesso à via pública através de um dos prédios vizinhos. A esta possibilidade de utilizar prédio alheio em seu proveito chama-se servidão de passagem.

Qual a diferença entre servidão e usufruto?

É que o usufruto consiste na cessão de uso e gozo de um imóvel em favor de determinada pessoa, enquanto na servidão o benefício é estabelecido em favor do proprietário de outro prédio14. O conceito de servidão apresenta determinados elementos que necessariamente o integram15.

Quais são as características da servidão?

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

Qual a lei da servidão?

Vamos para o conceito da lei: Art. 1.378. A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Pode construir em servidão?

Prevalece no Superior Tribunal de Justiça a orientação de que se admite a possibilidade de construções que não afetem a prestação do serviço público na faixa de servidão (art. 3º do Decreto n. 35.851/1954).

O que é permitido na faixa de servidão?

Por exemplo, na faixa de servidão é permitido pastagem nativa, criação de animais e culturas, plantas herbáceas e árvores frutíferas que não ultrapassem 03 metros de altura.

O que é servidão particular?

Na Servidão instituída por particulares, regulada e prevista pelo Código Civil, regra geral, as partes em comum acordo, celebram contrato, no qual o proprietário do imóvel serviente permite o uso do possuidor do imóvel dominante, de forma onerosa ou gratuita, gerando um direito real de uso, após registro no competente ...

Quais são as causas de extinção da servidão?

Extinção das servidões
  • Renúncia da servidão pelo titular;
  • Quando tiver cessado, para o prédio dominante, a utilidade ou comodidade da servidão;
  • Quando o dono do prédio serviente resgatar a servidão.

Qual a diferença de rua e servidão?

A servidão é uma "rua" geralmente estreita, onde carro não passa e muito comum em áreas de povoação açoriana. Geralmente fica em areas maia pobres. Sem planejamento urbano ou em lotes que foram partilhados em varios menores e onde precisa ser criado algum caminho para que as moradias possam acessar as vias principais.

O que é averbação de servidão?

Descrição. A servidão ambiental é prevista na Lei Federal 12.651/2012 e visa limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes. O usuário poderá encaminhar a solicitação de Termo de Averbação de área de servidão ambiental.

Como cancelar uma servidão?

256 da Lei 6.015/1973: “O cancelamento da servidão, quando o prédio dominante estiver hipotecado, só poderá ser feito com aquiescência do credor, expressamente manifestada“.

Qual a diferença de passagem forçada e servidão de passagem?

A passagem forçada decorre da lei e é imposta no interesse social. A servidão de caminho decorre da vontade das partes, e não da lei, e visa a aumentar a comodidade e utilidade do imóvel dominante em detrimento do serviente, não estando condicionada, portanto, ao encravamento daquele imóvel.

Artigo anterior
Como saber se fui aprovada no vale gás?
Artigo seguinte
Como saber quanto gasta um aparelho eletrico?