O que é escritura de constituição do condomínio?

Perguntado por: Ricardo Rodrigues Magalhães  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Feita em Cartório de Notas, a escritura pública de convenção de condomínio é o documento pelo qual se estipula as normas criadas para conduzir a atuação do síndico e a boa convivência dos condôminos.

O que é constituição de condomínio?

A constituição do condomínio se opera pela convenção: regras que todos os inquilinos devem seguir para ter uma boa convivência. Isto significa que a convenção de condomínio é o ato de constituição do condomínio edilício. Além disso, a convenção obriga todos os indivíduos a respeitarem o que foi convencionado.

Quais os documentos necessários para a constituição do condomínio edilício?

  • 1 . MEMORIAL DE INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO. Conforme modelo. ...
  • 2 . PROJETO ARQUITETÔNICO APROVADO. ...
  • 3 . QUADROS DA NBR 12.721/2006. ...
  • 4 . ART/CREA ou RRT/CAU. ...
  • 5 . ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO. ...
  • 6 . DECLARAÇÃO DE TODOS OS PROPRIETÁRIOS. ...
  • 7 . ATRIBUIÇÃO DE UNIDADES (se houver) ...
  • 8 . HABITE-SE.

O que é um condomínio legalmente constituído?

Condomínio que possui convenção regularmente registrada no respectivo RGI, devidamente representado por síndico e que prevê expressamente sua composição como sendo formada por residências, seja em prédios ou casas, que não tem o condão de desvirtuar sua natureza jurídica.

Qual documento rege um condomínio?

O regimento interno do condomínio é o documento que dispõe as normas básicas e fundamentais de convivência nesse tipo de espaço. É, então, um conjunto de regras e diretrizes sobre como os moradores devem se comportar no condomínio para que a convivência seja saudável.

Regularização e Registro de Condomínio

39 questões relacionadas encontradas

Como fazer escritura de condomínio?

O processo
  1. Expedição do Habite-se (pela construtora/ incorporadora).
  2. Inscrição das escrituras definitivas das unidades no Cartório de Registro de Imóveis.
  3. Elaboração da Convenção, com assinatura de proprietários de no mínimo 2/3 das frações ideais do condomínio.

O que é certidão de condomínio?

A Certidão Negativa de Débito Condominial (CND), é uma certidão em forma de declaração que a administradora do condomínio ou o síndico emite para comprovar que o condômino ou inquilino realizou todos os pagamentos das taxas referentes ao condomínio até o período em questão.

Como saber se o condomínio é registrado?

A melhor forma de saber sobre um condomínio regularizado é ir ao cartório de registro de imóveis de sua região. A prefeitura autoriza incorporações, loteamentos ou desmembramentos de áreas, mas só há regularidade de direito quando tudo for registrado no cartório, que é o ato que completa o processo.

Quais são os três tipos de condomínio?

3. Tipos de condomínio por finalidade: residencial, comercial e misto.

Como regularizar o condomínio?

Como regularizar um condomínio residencial em 7 passos
  1. Expedição do Habite-se. ...
  2. Inscrição das unidades no Cartório de Registro de Imóveis. ...
  3. Elaboração da Convenção de Condomínio. ...
  4. Eleição de síndico e de conselho consultivo. ...
  5. Desmembramento do IPTU por unidade. ...
  6. Registro do condomínio no Cartório de Registro de Imóveis.

É possível escriturar e registrar um imóvel em nome do condomínio edilício?

Resposta: A aquisição de um bem imóvel pelo condomínio atualmente sofre entraves legais. Isso porque a legislação brasileira exige como condição para o registro da propriedade de um bem imóvel que o adquirente tenha personalidade jurídica.

Quando um condomínio edilício passa a ter existência legal?

A instituição de condomínio se refere ao condomínio de prédios e é o momento em que ele passa a ter existência jurídica. Desse modo, possibilita a realização de negócios jurídicos como, por exemplo, a venda do edifício. Entre outros, a instituição pode ocorrer antes da venda dos apartamentos.

Quem pode ter acesso aos documentos do condomínio?

Qualquer condômino deve ter livre acesso à documentação, que pode estar em poder dos gestores, do contador ou dos conselhos.

Pode um condomínio não ter síndico?

Isto significa que, legalmente, o condomínio não pode existir sem o seu próprio representante. Aliás, de acordo com o Código Civil, o síndico pode ter um “mandato” de até dois anos. Mesmo que a reeleição seja permitida, em alguns casos o cargo pode ficar vago se nenhum coproprietário se interessar pelo cargo.

É obrigatório ter síndico no condomínio?

A Constituição Federal, no inciso II, do artigo 5º, determina: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Logo, não tem nenhum valor o artigo da convenção ou decisão da assembleia que obriga algum condomínio assumir a função de síndico.

Quando o condomínio não tem síndico?

Na ausência do síndico, do subsíndico ou de representante eleito em assembleia, o condomínio também poderá ser representado pelo Conselho Consultivo – grupo condominial composto por três condôminos com mandatos de dois anos. “Para todos os efeitos, quem rege esse tema é a convenção.

Qual a diferença entre condomínio e condomínio edilício?

Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa, seja ela móvel ou imóvel, que possua mais de um dono, e condomínio edilício, por sua vez, são apenas os edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.

Qual o nome das regras do condomínio?

Regimento interno

Esse regulamento tem como propósito elucidar as regras de convívio entre os condôminos, como dias e horários para obras e mudanças, a possibilidade de ter ou não animais de estimação ou até mesmo contratar os colaboradores do condomínio para serviços particulares.

Como chama as normas de condomínio?

A convenção de condomínio é responsável por definir normas e regras de convivência em condomínios, além de trazer conceitos de gerenciamento e administração. Apesar de ser a lei geral do empreendimento, a convenção não poderá se sobrepor às leis federais, estaduais e municipais, nem às normas técnicas.

O que acontece se o condomínio não têm convenção?

Assim, depois de verificado no cartório que o condomínio não possui nenhuma convenção nos registros, os moradores devem criá-la, pois é muito complicado manter o condomínio em ordem sem uma convenção. Do mesmo modo, os moradores devem procurar se o condomínio possui CNPJ, caso não tenha é importante fazer a inscrição.

Onde se registra um condomínio?

Contudo, o condomínio somente pode ser registrado no cartório, com essa convenção pronta, sendo de extrema importância seu conteúdo e elaboração. Requerer o desmembramento do IPTU de cada unidade do condomínio.

Onde se registra condomínio?

Automaticamente, o condomínio também é registrado no INSS e passa a ser um condomínio empregador. A inscrição deverá ser realizada pelo site da Secretaria Federal da Fazenda.

Quem responde pelo débito condominial?

Segundo o art. 1.345, do Código Civil 'O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios'. Desta feita, por expressa previsão legal, o condomínio detém a faculdade de cobrar as despesas do atual proprietário.”

O que é uma declaração de quitação de condomínio?

A Declaração de Quitação de Condomínio não é um documento emitido de maneira formal, isto é, não é obrigatório. Entretanto, tê-lo em mãos ajudará no processo de contabilidade, venda e comprovação de que não há dívidas pendentes, sendo importante para compradores, vendedores e toda a administração do condomínio.

Como tirar nada consta de apartamento?

Para tirar a certidão negativa de imóvel, o que é esse documento e mais, você precisa saber em qual Cartório de Registro de Imóveis (CRI) o bem está cadastrado. Então, você deve ir a esse órgão e fazer a solicitação da sua via.

Artigo anterior
Quais são os métodos utilizados para avaliar a composição corporal?
Artigo seguinte
Qual carne é mais saudável porco frango ou vaca?