O que é escrever bem um texto acadêmico?

Perguntado por: Eduarda Cristiana Borges Ferreira Amorim  |  Última atualização: 24. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Conheça as características de um bom texto acadêmico. O texto acadêmico possui um estilo próprio que o diferencia das demais produções textuais. A estética da escrita científica valoriza a clareza, a formalidade e a neutralidade das informações.

O que caracteriza um bom texto acadêmico?

O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.

Como se escreve um texto acadêmico?

  1. Qual é o foco da escrita acadêmica?
  2. 7 dicas para impulsionar sua escrita acadêmica:
  3. Crie e siga seu próprio cronograma.
  4. Seja objetivo.
  5. A escrita acadêmica deve sempre priorizar o leitor.
  6. Use somente citações necessárias.
  7. Apoie suas afirmações em teorias e autores.
  8. Não faça generalizações e adjetivações.

O que deve ter em um texto acadêmico?

Quais elementos um artigo acadêmico deve ter?
  • Título. A primeira preocupação é o título, pois ele é como um cartão de visita para o seu artigo. ...
  • Autores. ...
  • Abstract. ...
  • Palavras-chave. ...
  • Conteúdo. ...
  • Referências. ...
  • Leia muito. ...
  • Preste atenção nos elementos.

O que caracteriza a escrita acadêmica?

Esse tipo de escrita exige o uso de uma linguagem mais formal e técnica, buscando a objetividade e a clareza na comunicação das ideias. Além disso, há outras características específicas que tornam a escrita acadêmica única.

TUTORIAL DE COMO ESCREVER UM TEXTO ACADÊMICO | Dicas para fazer um bom trabalho escrito na faculdade

37 questões relacionadas encontradas

O que fazer para escrever bem?

Confira 7 dicas para escrever bem
  1. Leia mais. A leitura e a escrita não vivem sozinhas, uma sem a outra. ...
  2. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  3. Tire as dúvidas que surgirem. ...
  4. Faça um diário. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Peça feedbacks.

Quais são os tipos de textos acadêmicos?

Os textos acadêmicos podem ter formas bem diferentes: artigos, monografias, dissertações, teses, tratados, verbetes, relatórios de pesquisa, resenhas e outros mais.

Quais são os três principais tipos de textos acadêmicos?

Os três tipos principais de textos acadêmicos são o descritivo, o argumentativo e o expositivo.

Como escrever um texto de qualidade?

Como produzir um texto de qualidade
  1. Leitura de pauta e referências. ...
  2. Organização de ideias. ...
  3. Definição de estrutura textual. ...
  4. Escrita do texto propriamente dito. ...
  5. Padronização de conteúdo. ...
  6. Revisão do texto.

Como fazer um texto acadêmico ABNT?

Formatação:
  1. Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  2. Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  3. Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  4. Citação em itálico.
  5. Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  6. A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

Quais são as qualidades de um bom texto?

7 qualidades de uma boa escrita para garantir credibilidade ao seu próximo texto
  1. Saber antecipar as perguntas do leitor. ...
  2. Dar aulas por meio da escrita. ...
  3. Escrever seus textos com base em dados. ...
  4. Saber contar histórias completas. ...
  5. Não ter medo de reescrever um texto. ...
  6. Não se prender a conteúdos anteriores. ...
  7. Ler muito.

O que garante a qualidade de um bom texto?

COERÊNCIA E CLAREZA

Um texto coerente é resultado dos argumentos que você utiliza para referendar logicamente seu ponto de vista, que é o seu recorte do tema. No desenvolvimento da redação, é importante ter como objetivo convencer o leitor da lógica de seu texto.

Como escrever um texto conclusivo com qualidade?

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

O que é a estrutura de um trabalho acadêmico?

236) “os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.”

Como escrever um texto para a faculdade?

Conheça as características de um bom texto acadêmico
  1. Opte pela simplicidade. O texto acadêmico é livre de vaidade e tem como missão entregar informações com clareza, sem rebuscamento. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Fundamentação teórica. ...
  4. Formatação padrão. ...
  5. Revisão final.

Quais são os 7 tipos textuais?

Tipos de texto que podem ser explorados
  1. Injuntivo. O texto injuntivo, ou instrucional, tem um simples objetivo: guiar o leitor e coordená-lo para fazer alguma coisa. ...
  2. Descritivo. ...
  3. Expositivo. ...
  4. Científico. ...
  5. Publicitário. ...
  6. Dissertativo. ...
  7. Narrativo.

Como fazer um bom trabalho acadêmico?

Dicas para ter sucesso em trabalhos acadêmicos
  1. Planeje-se. Antes de começar a escrever seu texto, planeje o roteiro. ...
  2. Pesquise em várias fontes. Não adianta ficar apenas restrito às buscas tradicionais na internet. ...
  3. Siga as normas da ABNT. ...
  4. Cuide da diagramação. ...
  5. Utilize elementos visuais. ...
  6. Tenha atenção à conclusão. ...
  7. Revise.

Como fazer um trabalho acadêmico exemplo?

Estabeleça um plano e familiarize-se com as principais normas acadêmicas
  1. Faça um planejamento do seu trabalho. ...
  2. Siga as normas técnicas e confira os requisitos da sua instituição de ensino. ...
  3. Use fontes compatíveis com textos longos e mantenha um equilíbrio textual. ...
  4. Simplifique informações com tabelas, quadros e figuras.

O que se entende por escrever bem?

Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes.

O que é falar e escrever bem?

O que é falar e escrever bem? Quem escreve e fala bem demonstra pensamento sistematizado, raciocínio lógico, clareza de idéias... É como se a sua forma de se comunicar "contasse" um pouco da sua história. E mais do que isso: é o meio que você utiliza para se relacionar com as outras pessoas, com o mundo.

Como se começa a escrever um texto?

Para começar a escrever, uma dica valiosa, que inclusive não é apenas para novos autores, é anotar tudo o que lhe vem à mente. No entanto, saber para onde sua história vai é essencial para uma boa organização de ideias. A princípio, toda vez que algo interessante aparecer na sua cabeça, anote e depois organize.

Como dar início a uma introdução?

Confira algumas opções:
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como é feita a introdução?

A introdução deve ser a primeira parte do texto a chamar a atenção do leitor e prendê-lo na leitura. Por isso, é interessante começar com uma frase impactante e que desperte o interesse para o que virá a seguir. Esse é um local para apostar na objetividade, ou seja, em frases curtas e que não cansem o leitor.

Quais as características de um texto com qualidade?

São muitas as condições que sempre fizeram a qualidade de um texto: coesão, coerência, correção, objetividade, clareza, precisão e concisão, entre outras menos votadas.

Qual a importância de escrever um bom texto?

O texto bem escrito, com vocabulário rico e acerto gramatical, transmite credibilidade e confiança. Isso é uma vantagem tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Artigo anterior
Como localizar o planeta Saturno no céu?
Artigo seguinte
O que são operações financeiras?