O que é escorregamento de talude?

Perguntado por: Flávio Carvalho de Pinheiro  |  Última atualização: 21. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

Quais são os tipos de escorregamento?

Deslizamentos são classificados, quanto à superfície de ruptura, em translacionais e rotacionais.

Qual a diferença entre deslizamento e escorregamento?

Os escorregamentos – nomenclatura mais específica para os deslizamentos – são movimentos de massa em médias e grandes quantidades que se manifestam de maneira mais acelerada.

O que é escorregamento de encostas?

Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

Como conter deslizamento de barranco?

O tipo mais comum de contenção de encosta são os muros de gravidade. Como o nome sugere, o objetivo é reforçar e consolidar uma inclinação, evitando deslizamentos. Também conhecida como muro de arrimo, essa técnica é indicada para terrenos com baixa capacidade de carga.

O que são TALUDES?

41 questões relacionadas encontradas

O que é ruptura de taludes?

Este tipo de ruptura é iniciado pela ruptura na parte baixa do pé do talude, pela ação de eventos naturais, erosão ou a atividade humana. A ruptura inicial envolve a deslizamento ou ruptura física da rocha o solo, e o tombamento é induzido como conseqüência do movimento principal.

O que são áreas de encostas?

As encostas são originárias de áreas terrosas, rochosas ou mistas quanto a esses aspectos, mesmo que tenham sofrido ações antrópicas, tais como cortes ou desmatamentos, dentre outras (IPT, 1991), as mesmas mantém uma superfície natural inclinada presente nos flancos de morros, colinas e serras (GUERRA e GUERRA, 1997).

Qual é a principal causa dos escorregamentos em áreas urbanas?

Os fatores antrópicos dizem respeito à urbanização desordenada, por meio da ocupação de encostas de morros e serras, e ao desmatamento, principalmente. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de áreas de alto risco de deslizamentos, embora haja locais suscetíveis em todo o país.

Por que ocorre o movimento de massa em encostas?

As ravinas e as voçorocas contribuem muito para o movimento de massa nas encostas, devido a um escoamento superficial em lençol que ao longo do tempo da chuva se concentram em filetes de água, formando sulcos, que são chamados de ravinas, que no decorrer do tempo e com a ajuda do escoamento subsuperficial que chegando ...

O que causa um deslizamento de terra?

Durante as chuvas, o solo consegue absorver uma quantidade de água enquanto o restante escoa na superfície na forma de enxurrada. Quando todos os poros do solo estão preenchidos, se diz que ele está saturado: nesta condição, ele pode se tornar instável e se romper, dando início aos deslizamentos de terras em encostas.

O que fazer em caso de deslizamento de terra?

O que fazer?
  1. Saia imediatamente do local;
  2. Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;
  3. Informe a Defesa Civil. Ligue 199. A Defesa Civil quer proteger a sua casa.

Quais são as recomendações da Defesa Civil para prevenir deslizamentos de terra?

Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água, não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento. Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade.

Como identificar deslizamentos de terra?

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento

Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d'água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

Quando ocorre o deslizamento?

Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

Quais são as principais causas dos escorregamentos de terra no mundo?

As causas dos deslizamentos de terra estão especialmente ligadas à ação antrópica, por meio da ocupação irregular do solo, além da retirada da vegetação nativa. Os tipos de deslizamentos de terra variam conforme o material de origem e a movimentação do objeto natural.

Quais são os tipos de deslizamentos de terra?

Em geral eles são divididos em quatro categorias: queda, tombamento, escorregamento e escorregamento translacional.

O que é um deslizamento de terra?

As chuvas fortes concentram grande quantidade de água que, sem ter para onde ir, infiltra no solo, deixando-o mais pesado e cada vez mais pastoso. Nas áreas mais inclinadas o solo cheio de água acaba escorregando morro abaixo. Não é só a água da chuva que provoca deslizamento.

Como evitar os movimentos de massa?

Evite fazer cortes altos e muito inclinados no terreno, assim como escavar sua base. Evite retirar a vegetação que protege a encosta. Nesses locais, evite bananeiras, pois essas plantas não protegem a encosta. Solicite a poda de árvores que estão próximas a sua residência, pois ventos e tempestades podem derrubá-las.

Quais são os tipos de encostas?

Com relação à forma das vertentes, existem três tipos básicos: as formas côncavas, convexas e retilíneas. Estas formas encontram-se combinadas na natureza, gerando os demais tipos (côncavo-convexas, retilíneas-convexas, etc.), como pode ser observado na Figura 3.2.

O que causa o deslizamento de encostas em áreas urbanas?

Os deslizamentos de encostas são processos ligados a vários fatores, como a estrutura geológica do terreno, a forma de relevo, a retirada da cobertura vegetal, e até mesmo por construções de habitação em locais impróprios.

Qual foi o maior deslizamento de terra no Brasil?

Isso também ocorreu, mas grande parte da destruição e das mortes foi causada pelos deslizamentos. O evento também é o pior deslizamento de toda a história do Brasil. Ele superou em número de vítimas o registrado em 1967, em Caraguatatuba, quando 436 pessoas morreram.

Como pode se escorar os taludes?

Dentre eles, podemos destacar: as estacas prancha metálicas, blindagens metálicas, pontaleteamento de madeira, muros de arrimo, paredes de diafragma, solo grampeado, concreto projetado, gabião, estaca secante, entre outros.

Quais são os tipos de taludes?

Eles distinguem dois tipos de talude: o talude de corte, entendido como um talude originado de escavações antrópicas diversas; e o talude artificial, que se refere ao declive de aterros construídos a partir de materiais de diferentes granulometrias e origens, incluindo rejeitos industriais, urbanos ou de mineração.

Qual a inclinação de talude?

A inclinação do talude acompanha a coesão do solo. Quanto mais coesivo, mais vertical poderá ser o corte. Taludes compostos por argilas, por exemplo, podem ser cortados em ângulos que variam de 45 a 60 graus de inclinação.

Artigo anterior
Como a Hermione é descrita no livro?
Artigo seguinte
Onde encontrar o código CEST?