O que é ergonomia de um exemplo?

Perguntado por: Ângelo Samuel Baptista Ramos  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Em um exemplo prático, é através dos estudos da Ergonomia Física que podemos avaliar se uma cadeira favorece uma postura correta ou se a movimentação para manipular e levantar um determinado objeto é adequada ou prejudicial.

O que é ergonomia e exemplos?

O que é ergonomia? Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.

Como explicar a ergonomia?

Ergonomia é uma metodologia para adaptar o ambiente de trabalho para que fique o mais confortável possível para os profissionais. A ideia não é, somente, trazer bem-estar, mas ter um espaço que não gere desconfortos que, com o passar do tempo, posam resultar em dores e problemas mais sérios.

São exemplos de classificação quanto aos tipos de ergonomia?

Isso mesmo, há três tipos de ergonomia: ergonomia física, cognitiva e a organizacional.

Quais os tipos de ergonomia que existem?

Veja quais são elas a seguir.
  • Ergonomia de correção. Atua de maneira parcial e restrita, modificando pontualmente elementos como a iluminação, os ruídos, a temperatura, as dimensões e posicionamento do mobiliário etc.
  • Ergonomia de concepção. ...
  • Ergonomia de conscientização. ...
  • Ergonomia participativa.

Afinal, o que é Ergonomia?

36 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 pilares da ergonomia?

Quais são os 4 pilares da ergonomia? Na Blitz Ergonômica avaliamos 4 pilares que são indissociáveis: Saúde, Segurança, Satisfação e Eficiência do trabalhador, com: Avaliação postural individual. Avaliação do mobiliário e layout organizacional.

Quais são os 3 pilares da ergonomia?

Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.

Quais são os 5 tipos de ergonomia?

Quais são os 5 pilares da ergonomia? Entendemos que podemos moldar hoje o futuro do espaço de trabalho com base em 5 pilares principais: (1) Mobilidade, (2) Flexibilidade, (3) Colaboração, (4) Sustentabilidade, (5) Saúde e Bem Estar e Qualidade de Vida.

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do colaborador na execução de suas obrigações. A ideia é possibilitar que seus esforços não gerem nenhum impacto na saúde física, como as LERs, dores ou qualquer dificuldade.

Quais são os princípios básicos da ergonomia?

  • Princípio 1: Assegurar uma postura de trabalho confortável.
  • Princípio 2: Assegurar um posto de trabalho adequado à natureza da atividade.
  • Princípio 3: Reduzir o mais possível esforços físicos excessivos ou estáticos.
  • Princípio 4: Organizar os tempos de trabalho com existência de pausas.

Qual é o principal objetivo da ergonomia?

O principal objetivo da ergonomia no trabalho é criar condições que minimizem a ocorrência de lesões musculoesqueléticas, distúrbios psicológicos e outros problemas relacionados ao trabalho, bem como melhorar a eficiência e produtividade dos funcionários.

O que é uma boa ergonomia?

Em linhas gerais, ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. As normas foram criadas para que os colaboradores sejam submetidos a menos riscos no ambiente de trabalho e tenham conforto para executar suas atividades.

Quem é responsável pela ergonomia?

Cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, a fim de avaliar a adaptação das condições de trabalho às características de cada trabalhador.

Quais são as fases da ergonomia?

As 4 fases da história da ergonomia
  1. Ergonomia tradicional. Teve início na Segunda Grande Guerra. ...
  2. Ergonomia do meio ambiente. Percebeu-se que as interferências no trabalho do indivíduo iam além de suas limitações físicas ou mecânicas. ...
  3. Ergonomia cognitiva. A ergonomia é uma ciência multidisciplinar. ...
  4. Macroergonomia.

Quais são os 7 tipos de ergonomia?

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:
  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

O que diz a NR 17 sobre ergonomia?

A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O que é ergonomia qual sua importância?

A ergonomia é um diferencial para as empresas e para os colaboradores. Ela promove um ambiente mais saudável e com condições mais apropriadas para o trabalho e o desenvolvimento das capacidades dos colaboradores. As consequências podem ser vistas no aumento da produtividade e em melhores resultados da empresa.

Onde a ergonomia pode ser aplicada?

A ergonomia se aplica em postos de trabalho onde o exercício das atividades exigem: Esforços repetitivos para levantamento, transporte ou descarga de materiais. Postura estática e com necessidade de emprego da força.

O que é considerado risco ergonômico?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

O que é ergonomia postura inadequada?

Postura inadequada

Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular, que pode desencadear o surgimento de LER/DORT.

Quais os riscos ergonômicos no trabalho?

Os principais riscos ergonômicos no espaço laboral
  • A dor nas costas é a razão pela qual a maior parte dos colaboradores precisa se afastar do trabalho. ...
  • Repetição de movimentos. ...
  • Iluminação deficiente. ...
  • Ritmo acelerado de trabalho. ...
  • Monotonia de atividades. ...
  • Grandes jornadas de trabalho. ...
  • Levantamento de cargas pesadas.

Quais são os principais benefícios da ergonomia?

Os benefícios da ergonomia no trabalho
  • Previne Doenças Ocupacionais.
  • Aumenta a produtividade.
  • Melhora a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Descumprimento pela empresa.
  • Descumprimento pelo trabalhador.

Quais são os equipamentos relacionados a ergonomia?

Melhore a ergonomia investindo em equipamentos e máquinas automatizadas. No mercado atual, existem diversos equipamentos ergonômicos disponíveis como cadeiras ergonômicas, suportes para pés, bancadas móveis, esteiras, entre outros.

Qual é a tríade da ergonomia?

Conforto, segurança e eficiência: a tríade básica da ergonomia. Ergonomia é a uma palavra de origem grega, na qual "ergo" se refere a trabalho e "nomos" significa leis e normas.

Qual é o objetivo da ergonomia cognitiva?

A ergonomia cognitiva engloba todas as relações mentais existentes na execução e para a execução de uma atividade. Ela está presente nas tomadas de decisão, no desempenho especializado, na interação homem-máquina, na confiabilidade humana, na formação e na relação com a concepção pessoa-sistema.

Artigo anterior
Como saber que o peixe está dormindo?
Artigo seguinte
Quais os principais pensamentos de Karl Marx?