O que é eres?

Perguntado por: Matheus Emanuel de Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".

O que são os Erês?

Quem são os Erês

Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.

O que o Erê faz na vida da pessoa?

Porém, os Erês são entidades evoluídas que descem no terreiro de Candomblé para ajudar na limpeza espiritual da casa e transmitir a sabedoria dos Orixás. Dessa maneira, a presença do Erê é muito respeitada e admirada nas cerimônias.

Qual o trabalho dos Erês?

Quem são os Erês

A missão de cada Erê é a de intermediar o contato entre as pessoas e os Orixás (já que eles não falam), eles são o ponto exato entre a nossa consciência humana e o inconsciente do Orixá. No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos.

O que significa ter um Erê?

A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em iorubá significa "boa ação ou favor".

ERÊS NA UMBANDA

34 questões relacionadas encontradas

Como saber se vc tem um Erê?

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Como saber se é um Erê?

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

O que posso pedir para os Erês?

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Quem tem Erê?

São gêmeos e representam as crianças. Na Umbanda, com o sincretismo, cultua-se São Cosme e Damião. No Candomblé, o Erê tem significado diferente do que na Umbanda. Na verdade a própria expressão "Ere" é mais utilizada no Candomblé, já na Umbanda utiliza-se o termo "Ibejada" por serem bem distintos entre as duas linhas.

Quais doces Os Erês gostam?

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...

Como chamar o erê de uma pessoa?

São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento. Umbanda, Candomblé e Quimbanda: Veja as diferenças e semelhanças!

Como morreram os Erês?

Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.

Como incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Qual a diferença entre Ibeji e Erê?

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

São Cosme e Damião Erês?

Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.

Quem já nasce feito no santo?

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Como fazer promessa a Ere?

“Saravá Erês da Umbanda! Como a beleza das flores da primavera, peço aos Erês que tragam a harmonia e a felicidade a minha vida. Nos Erês da Umbanda eu confio, e peço que abençoem minha casa com prosperidade e abundância.

Como saber de quem sou filho na Umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Qual a diferença entre erê e Exu Mirim?

Exú mirim significa erês, ibejis, crianças que atua na banda da esquerda, que manifesta em terreiro ou tenda de umbanda sagrada, com o intuito de elevação.

Como saudar os Erês?

Saudação aos Erês Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis).

Quem foi o Erê Joãozinho?

Joãozinho é um menino que viveu mais de uma encarnação como garoto negro no Brasil das senzalas. Muitas vezes ele parece o Negrinho do Pastoreio, em outras, ele é o próprio Saci Pererê! Ele é esperto, cheio de lábia, tem resposta pra tudo e não pensa duas vezes para perguntar alguma coisa.

Qual a melhor maneira para incorporar?

Com isto, vemos que para uma boa incorporação, é necessário que estejamos em paz e que não nos façamos muita pressão. O processo de incorporar deve ser algo essencialmente espiritual, você precisa aprender a se doar, sem ter medo do que acontecerá, pois o espírito incorporador guardará o teu corpo de todo o mal.

Como se dá o processo de incorporação?

Incorporação, também conhecido como psicofonia, é um termo utilizado pela Doutrina Espírita para descrever o ato pelo qual um médium permite, consciente ou inconscientemente, que um espírito se manifeste através de seu corpo.

O que fazer para incorporar na Umbanda?

Não há o fenômeno de incorporação, na Umbanda, sem corpo. É pelo corpo que a entidade ancestral se manifesta e, assim, se comunica. O corpo do umbandista, durante as giras (cerimônias), ganha novas formas, multiplica-se em outros corpos possíveis. São corpos incorporados, transformados em meios de comunicação.

Quem é a mãe de Oxum?

Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.

Artigo anterior
É verdade que peidar demais engorda?
Artigo seguinte
Qual é a principal atividade econômica da região Norte?