O que é Epstein-barr IgG e IgM?

Perguntado por: Tiago Pedro Mendes  |  Última atualização: 9. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

Jejum: Sim, 4 horas. Interpretação: O vírus Epstein Barr (EBV) é o principal agente da Mononucleose Infecciosa (MI). Também tem sido relacionado com neoplasias (ex.: desordens mieloproliferativas, linfomas).

Qual a diferença entre Epstein-Barr IgG e IgM?

Além da fase de produção de cada uma dessas imunoglobulinas, a diferença entre elas está na estrutura bioquímica e molecular e local de circulação. Enquanto o anticorpo IgM fica na região intravascular, o anticorpo IgG encontra-se em abundância no plasma sanguíneo.

O que é Epstein-Barr IgG positivo?

Trata-se de infecção viral extremamente comum e a IgG aparece duas ou três semanas após a infecção primária, mas os níveis podem cair gradualmente no decorrer de alguns meses. A Imunoglobulina igG Indica exposição passada ao vírus EBV.

Para que serve o exame Epstein-Barr IgM?

Exame (Nomenclatura Senne) Epstein Barr (EBV) IgM

O Vírus Epstein-Barr (EBV) é o principal agente etiológico da mononucleose infecciosa, estando relacionado também a quadros de pneumonites, hepatites, uveítes e alguns tipos de linfomas bem como de carcinoma nasofaríngeo.

O que o vírus Epstein-barr pode causar?

Epstein-Barr (herpes-vírus humano tipo 4) é o vírus causador da mononucleose, doença transmitida pela saliva. É um vírus que está relacionado não apenas a essa doença, mas também a outros problemas de saúde, incluindo alguns tipos de cânceres, especialmente no sistema linfático, cabeça e pescoço.

Vírus Epstein-Barr: o que é, quais os sintomas e qual a relação com a esclerose múltipla

40 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o vírus Epstein-Barr fica no corpo?

Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida. Os infectados podem eliminar o vírus periodicamente na saliva. Eles podem infectar outras pessoas durante a eliminação do vírus, o que não causa sintomas.

Como se pega o vírus EBV?

Transmissão. A transmissão pode ocorrer por transfusão de derivados de sangue, mas mais frequentemente por meio do beijo entre uma pessoa não infectada e uma pessoa EBV-soropositiva assintomaticamente transmissora do vírus. Somente cerca de 5% dos pacientes adquirem EBV de alguém com infecção aguda.

Como saber se já teve mononucleose?

O diagnóstico pode ser feito por um exame de sangue específico. Quando adultos fazem esse exame, a maioria fica sabendo que foi infectada pelo vírus e teve a doença no passado sem se dar conta de sua atividade, pois os sintomas foram confundidos com os de infecções banais comuns na infância e na adolescência.

O que significa IgG e IgM no exame de sangue?

Sorologia é o termo usado para definir os exames que identificam a presença de determinados anticorpos no nosso sangue. Os mais comuns são os exames sorológicos denominados IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M).

Quanto tempo o IgM fica positivo na mononucleose?

Dos anticorpos contra antígenos específicos do EBV, os que agregam maior valor diagnóstico são os contra o capsídeo viral (VCA), com sensibilidade de 95% a 100% e especificidade de 86% a 100% nos episódios de mononucleose aguda. Anticorpos anti-VCA IgM e IgG tornam-se rapidamente positivos em 1 a 2 semanas de infecção.

Como saber se tenho o vírus Epstein-barr?

Ela pode ser confirmada com testes sorológicos, nos quais busca-se a presença de anticorpos contra o EBV (IgM e IgG). Em casos específicos, pode-se detectar a presença do EBV por meio de exames que utilizam técnica de biologia molecular.

Qual a chance de um Epstein-Barr levar a um linfoma?

O VEB está presente em cerca de um terço dos casos de linfoma não-Hodgkin em pacientes com SIDA, os quais desenvolvem linfomas agressivos. Parece estar também implicado no desenvolvimento de alguns casos de linfoma não-Hodgkin em pacientes sem imunodeficiência evidente.

Quando o IgG da Positivo é o IgM negativo?

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo. Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente.

O que significa infecção ativa por EBV?

O EBV é uma das infecções virais mais comuns relacionadas a transplantes, correspondendo a cerca de 3 a 5 % dos transplantados de rim e fígado. Ao mesmo tempo que os medicamentos contra rejeição evitam que o sistema imunológico ataque o novo órgão, deixam o corpo mais suscetível a patógenos oportunistas.

Quem produz IgM e IgG?

Anticorpos ou imunoglobulinas são produzidos pelo sistema imunológico.

Qual é a função do IgG?

Além de permanecer na circulação sanguínea, o IgG protege o corpo contra possíveis infecções no futuro pelo mesmo microrganismo. A produção desse anticorpo também é induzida pela vacinação, a fim de auxiliar o corpo contra um agente infeccioso específico.

Quem produz IgG?

IgG e IgM são proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas. O IgM é o primeiro anticorpo a ser produzido quando há uma infecção, sendo considerado um marcador de fase aguda da infecção.

Quantas vezes uma pessoa pode ter mononucleose?

Vale ressaltar que uma vez que você é infectado pelo EBV, ele permanece em seu corpo pelo resto da vida, geralmente em estado latente. Em raras ocasiões, o vírus pode reativar e causar sintomas, mas na maioria das vezes, a pessoa infectada não fica doente novamente.

O que pode ser confundido com mononucleose?

Os sintomas da mononucleose podem ser confundidos com o de outras infecções virais, como uma gripe ou um “resfriado forte”. Por isso, é importante consultar um médico conforme o aparecimento dos sintomas.

Quantas vezes pode se pegar mononucleose?

Entretanto, é impossível adquirir mononucleose mais de uma vez no decorrer da vida, já que, depois de contaminado, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença, assim como acontece no caso da catapora. Mas cuidado: o organismo combate o vírus, que pode permanecer inativo no corpo por muito tempo.

Quem tem Epstein-Barr pode beijar?

Contudo, os pacientes podem contagiar outras pessoas até um ano após o desaparecimento dos sintomas da mononucleose, o que representa risco de contágio. Mas, calma, você não precisa ficar sem beijar todo este tempo.

Quais são as sequelas da mononucleose infecciosa?

Aumento do tamanho do baço – em casos raros, pode causar ruptura desse órgão. Inflamação do fígado (hepatite). Complicações hematológicas, como diminuição das plaquetas ou anemia hemolítica. Complicações neurológicas, como encefalite, meningite e Síndrome de Guillain-Barré.

Quais as complicações da mononucleose?

Complicações por mononucleose são pouco comuns, mas podem ser graves, como anemia, diminuição do número de plaquetas no sangue e ainda manifestações neurológicas como convulsões. O diagnóstico é sugerido pelo quadro clínico e pode ser confirmado por exames laboratoriais.

O que significa Epstein-Barr reagente?

A dosagem de anticorpos do tipo IgG ou IgM para Epstein barr evidenciam se o paciente teve contato com o vírus, e se sim, qual o momento da doença.

Artigo anterior
Quem tem autismo pode se casar?
Artigo seguinte
O que é AVC isquêmico e hemorrágico e qual a diferença?