O que é epilepsia refratária?

Perguntado por: Catarina Garcia  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

Quando ocorre a persistência na frequência de crises epilépticas após o uso de, pelo menos dois fármacos antiepiléticos de primeira linha, estas são classificadas como Epilepsia Refratária ou de difícil controle ou Farmacorresistentes.

Como tratar epilepsia refratária?

O tratamento é individualizado caso a caso. Muitos pacientes necessitarão de um exame de Vídeo-EEG mais prologando para diagnóstico. Alguns pacientes serão bons candidatos a cirurgia de Epilepsia, muitas vezes com chance de cura ou melhora acentuada do controle de crises.

Quais são os tipos de epilepsia que existem?

Existem dois tipos de epilepsia: a epilepsia parcial e a epilepsia total. Na epilepsia parcial, essa emissão incorreta de sinais fica limitada a apenas uma parte do cérebro, enquanto a epilepsia total afeta todo ele.

Quais são as epilepsia de difícil controle?

O conceito de epilepsia de difícil controle ou epilepsia fármaco resistente consiste em crises epilépticas recorrentes apesar do tratamento medicamentoso com doses otimizadas de ao menos dois fármacos antiepilépticos. Sabe-se que após a terceira medicação indicada a resposta provavelmente não será tão satisfatória.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Epilepsias refratárias | Kette Valente

24 questões relacionadas encontradas

Quem tem crise de epilepsia pode morrer?

Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50%. “Nos momentos seguintes ao quadro, regiões neurais que regulam a respiração não funcionam direito e a falta de oxigênio leva ao óbito”, completa o expert.

Quem tem epilepsia morre mais cedo?

Quem tem epilepsia pode ter morte súbita? Sim. A morte súbita é observada com maior frequência em pessoas com epilepsia, chamada Morte Súbita Inesperada em Epilepsia, parece estar relacionada com o número de crises generalizadas que apresenta, principalmente à noite, quando são menos vigiados.

O que é epilepsia multifocal?

Epilepsia parcial, epilepsia focal ou crise jacksoniana é uma doença neurológica caracterizada por convulsões em uma área limitada menor que um hemisfério cerebral. Os sintomas dependem do lobo cerebral afetado e duram geralmente 1 a 2 minutos.

O que é epilepsia generalizada?

A epilepsia generalizada consiste em crises epilépticas generalizadas, ou seja, que afetam os dois lados do cérebro ou grupos de células de ambos os lados do cérebro, ao mesmo tempo – ao contrário de convulsões de início focal, quando as crises começam em uma área ou atacam um grupo de células de apenas um lado do ...

O que é síndrome epiléptica idiopática?

As síndromes epilépticas “idiopáticas” caracterizam-se por uma hiperexcitabilidade cortical possivelmente secundária a alterações na função de canais iônicos (canalopatias), muitas vezes de caráter familiar.

Qual o tipo de epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Quais os três tipos de epilepsia?

Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.

Qual o tipo de epilepsia mais comum?

Crises do Lobo Temporal

Elas integram uma categoria de Crises Focais e são o Tipo mais comum de Epilepsia. O lobo temporal está localizado abaixo das têmporas, em ambos os lados da cabeça.

Qual o remédio mais forte para epilepsia?

A carbamazepina é um dos principais medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia e dores neuropáticas. Pertence ao grupo de medicamentos antiepilépticos (medicamentos para crises convulsivas).

Como controlar epilepsia?

É possível impedir uma crise?
  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Tem cirurgia para epilepsia?

Atualmente, existem alguns tipos de cirurgia para epilepsia, entre elas: Hemisferectomia: retira praticamente todo o hemisfério cerebral que causa as convulsões. Ressecção focal: retirada de parte do cérebro onde estão centralizadas as convulsões.

O que causa epilepsia generalizada?

A epilepsia pode ter causas diversas. Em crianças, por exemplo, está associada a anóxia neonatal e a problemas inatos do metabolismo. Em idosos, doenças cerebrovasculares, bem como os tumores cerebrais, estão entre as causas mais frequentes.

Qual é a causa da epilepsia?

A epilepsia pode ser causada pela malformações congênitas do cérebro, malformações vasculares, infecções no sistema nervoso central, tumores, traumatismos cranianos, comprometimento da oxigenação do cérebro no momento do parto e doenças cerebrovasculares.

O que uma pessoa com epilepsia não pode fazer?

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Quais os sintomas da epilepsia focal?

Como identificar uma crise de epilepsia convulsiva focal
  • Mal-estar na boca do estômago;
  • Sensações não usuais de medo; e.
  • Manifestações sensitivas (como formigamentos) ou motoras (como repuxamentos) de um lado ou outro do corpo.

O que é uma crise focal?

As crises focais ocorrem quando a função elétrica cerebral anormal se manifesta em uma ou mais áreas de um lado do cérebro. Existem dois tipos de crises focais, sem alteração do estado de consciência e que geralmente duram menos de um minuto. Os sintomas dependem justamente da área do cérebro afetada.

O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Ela consiste em reduzir os carboidratos e proteínas vegetais e investir em alimentos fontes de gordura e proteína animal, além de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Com isso, são eliminados também o açúcar, as frituras e massas.

Como morre de epilepsia?

A Morte Súbita Inesperada em Epilepsia (Sudden Unexpected Death in Epilepsy – SUDEP) ocorre quando uma pessoa com epilepsia morre inesperadamente, quando previamente se encontrava no seu estado habitual de saúde, e esta morte não é secundária a acidentes traumáticos ou asfixiantes, nem consequência de estado de mal ...

O que é morte súbita por epilepsia?

Introdução: A Morte Súbita Inesperada na Epilepsia - Sudden Unexpected Death in Epilepsy (SUDEP) - define-se como morte em pacientes com epilepsia (PCE), associada ou não a convulsão, de forma súbita, inesperada, presenciada ou não, excluindo-se causas traumáticas, afogamento e estado de mal epiléptico, onde a ...

É possível convulsionar dormindo?

As crises epilépticas podem acontecer durante o sono, devido as mudanças hormonais que acontece enquanto se dorme, e na atividade elétrica do cérebro durante o ciclo sono/vigília. Em algumas pessoas, a falta de sono pode interromper esses sinais, também ocasionando uma convulsão.

Artigo anterior
Qual a diferença de cogumelo paris e champignon?
Artigo seguinte
Quanto custa por um chip no cao?