O que é epilepsia benigna?

Perguntado por: Carlota Borges de Matias  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

A epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT)1 caracteriza-se por acometer crianças de desenvolvimento normal e sem lesões cerebrais, com idade entre 2 e 13 anos. As crises epilépticas são geralmente focais, envolvendo a face, a região orofaríngea e, com menor frequência, um dos membros superiores.

O que é uma epilepsia benigna?

É uma síndrome caracterizada por crises parciais simples, breves e com manifestações motoras e somatossensoriais, que ocorrem frequentemente associadas ao sono. Surge tipicamente entre os 3 e os 13 anos e a sua remissão ocorre habitualmente antes dos 16 anos, pelo que é considerada uma epilepsia benigna.

Quais os 3 tipos de epilepsia?

Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.

Como faz para saber se a pessoa curou a epilepsia?

De acordo com a classificação mais recente da Liga Internacional contra a Epilepsia, um paciente é considerado curado se está há mais de 10 anos sem crises epilépticas e nos últimos 5 anos desse período ficou sem medicamentos para epilepsia.

O que é epilepsia neonatal familiar benigna?

Epilepsia neonatal familiar benigna

Descrita por Rett e Teubel, em 1964, corresponde a uma síndrome rara, autossômica dominante, devido à mutação de genes relacionados aos canais de potássio voltagem-dependentes, classificada entre as epilepsias e síndromes epilépticas generalizadas idiopáticas.

DR. LUIZ CETL RESPONDE - EXISTE EPILEPSIA MALIGNA OU BENIGNA?

42 questões relacionadas encontradas

O que leva uma criança a ter epilepsia?

Causas da epilepsia infantil

Entre os pacientes infantis, no entanto, a principal causa da epilepsia são os traumas no parto, que podem desenvolver falta de oxigenação no cérebro e a consequente formação de ferimentos no órgão, alterações metabólicas e outras doenças neurológicas, como a Síndrome de Rett.

O que pode acontecer com o bebê quando a mãe faz tratamento para epilepsia?

É importante para saúde da maioria das mulheres com epilepsia que elas continuem tomando seus remédios durante a gravidez. Nos últimos 25 anos, alguns estudos mostraram que crianças expostas a medicamentos anticonvulsivantes no útero teriam um maior risco de apresentarem algum malformação ou defeito de nascença.

Quem tem epilepsia têm direito a algum benefício criança?

Criança com epilepsia deverá receber benefício previdenciário para subsistência.

O que pode piorar a epilepsia?

Existem estudos mostrando que tanto doenças como a depressão e distúrbios do sono podem piorar a epilepsia quanto as epilepsias podem piorar estas doenças. Por isso é importante o acompanhamento médico multidisciplinar para obter o melhor controle destas doenças.

O que uma pessoa com epilepsia não pode fazer?

  1. nunca segure a pessoa ou tente impedir seus movimentos;
  2. não coloque nada em sua boca, isso poderá lesionar seus dentes e/ou a mandíbula. Uma pessoa em convulsão não irá engolir a própria língua;
  3. não tente fazer procedimentos de respiração boca-a-boca;
  4. não ofereça água ou comida até que ela esteja totalmente consciente.

O que a pessoa sente antes de ter uma crise de epilepsia?

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

O que é epilepsia silenciosa?

Crises de ausência são uma forma de epilepsia. As crises ocorrem quando há episódios de atividade elétrica incontrolável e desorganizada no cérebro. Esta condição é causada por uma mutação genética que parece afetar o cérebro em desenvolvimento, mas não o cérebro adulto.

O que pode ser confundido com epilepsia?

Pode haver confusão entre a síndrome Vasovagal e Epilepsia já que ambas podem levar a perda da consciência. Para diferenciar uma da outra é importante uma série de exames clínicos laboratoriais, procure um médico.

Quais doenças causam epilepsia?

Em adultos, por exemplo, as causas tendem a ser os traumatismos, tumores cerebrais e AVC. Já em crianças, as causas estão mais frequentemente relacionadas a condições do neurodesenvolvimento, problemas no período neonatal e predisposição genética.

O que a epilepsia pode causar no cérebro?

A epilepsia é mais um sintoma do que a causa da disfunção cerebral e sua característica mais comum é a convulsão. As crises epilépticas podem causar alterações no cérebro, bem como alterações cognitivas e neuropsicológicas. As funções cognitivas mais afetadas pela epilepsia incluem memória, aprendizagem e linguagem.

Quem tem epilepsia é especial?

Assim, um paciente, independentemente de seu diagnósitco específico, só será classificado como pessoa com deficiência quando seu quadro clínico assim o justificar. Tal regra vige para qualquer doença, incluindo a epilepsia.

Qual o gatilho da epilepsia?

Os gatilhos da epilepsia fotossensível estão diretamente relacionados à exposição a luzes intermitentes ou a padrões contrastantes de luz e escuridão.

Quais os alimentos proíbidos para quem tem epilepsia?

Alimentos com muito carboidrato e pouca proteína, como macarrão, aveia, amido de milho, arroz, pão, bolos, biscoitos, leite de vaca, bebidas alcoólicas e processados, normalmente, são excluídos da dieta, já que também são pobres em gorduras.

O que dispara a epilepsia?

Alguns fatores que podem originar a epilepsia:

Traumatismos cranianos; Acidente vascular cerebral (AVC) ou qualquer outra condição que restrinja a quantidade de oxigênio no cérebro; Infecções como meningite, encefalite ou neurocisticercose (doença parasitária) e certas síndromes genéticas; Tumor cerebral.

Como é o laudo de quem tem epilepsia?

Como laudar o eletroencefalograma para epilepsia? O laudo do EEG é de responsabilidade do neurofisiologista clínico, também chamado de eletroencefalografista. Esse é o médico apto a interpretar o traçado do exame, identificando as ondas e ritmos anormais que sinalizam epilepsia.

Como funciona a mente de quem tem epilepsia?

Os pacientes com epilepsia têm fortes traços neuróticos, como a ansiedade, a culpa, a ruminação, a baixa auto-estima, o comportamento anti-social e as somatizações.

Quem tem epilepsia pode ficar sozinho?

O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.

Quem é epilético pode ter filho?

A epilepsia, por si só, não é uma doença que afeta a capacidade reprodutiva. Mulheres com epilepsia podem engravidar, mas devem, preferencialmente, ter uma gravidez bem planejada e com rigoroso acompanhamento neurológico.

O que uma criança com epilepsia não pode fazer?

Crianças com epilepsia não podem nadar ou andar de bicicleta

Crianças com epilepsia não devem ser privadas de uma vida normal. Elas podem brincar, andar de bicicleta e até mesmo nadar, porém, sempre acompanhadas por um adulto, para que traumas graves sejam evitados até que a doença esteja controlada.

Quando o pai tem epilepsia o filho terá também?

Pai ou mãe que tem epilepsia não significa que o filho também terá, pois a maiorias das doenças que cursam com epilepsia não são hereditárias.

Artigo anterior
O que é estrutura de cobertura?
Artigo seguinte
Qual o hormônio que ajuda a engravidar?