O que é epidemiologista?

Perguntado por: Iara Batista de Ramos  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Epidemiologia, ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.

O que é ser epidemiologista?

Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.

Qual a formação de um epidemiologista?

O EpiSUS conta com três níveis de formação: fundamental, avançado, e agora a Especialização que tem certificação pela Escola Fiocruz de Governo. “Queremos, ao menos, a formação de um epidemiologista de campo para cada 200 mil habitantes.

O que é epidemiologia para que serve?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Como se define a epidemiologia?

Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

O que é Epidemiologia

42 questões relacionadas encontradas

Qual a atuação da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Quais as principais funções da epidemiologia?

Epidemiologia
  • Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
  • Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.
  • Identificar a causa e origem da doença.

Como a epidemiologia pode contribuir com a saúde pública e ambiental?

A epidemiologia pode contribuir na etapa de identificação dos problemas socialmente relevantes através do estudo da distribuição dos problemas de saúde e de seus determinantes nos diversos grupos sociais, fornecendo informações técnicas para embasar as decisões políticas, tanto no âmbito dos movimentos sociais quanto ...

Quais os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

O que significa 10n em epidemiologia?

A taxa de prevalência é frequentemente expressa como casos por 100 (%) ou por mil (‰) pessoas. Neste caso, “P” tem de ser multiplicado por 10n. Se o dado for coleta- do para um ponto específico de tempo, “P” é a “taxa de prevalência pontual”.

O que é o curso de gerontologia?

O profissional que faz a faculdade de Gerontologia estuda as mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento do ser humano. Dessa maneira, procura adaptar essas mudanças com o objetivo de dar uma vida mais tranquila para os idosos. Tudo isso nos mais diversos aspectos: físicos, psicológicos e biológicos.

Quais são os tipos de notificação compulsória?

notificação compulsória imediata (NCI), cujo prazo é de 24 horas; notificação compulsória semanal (NCS), que tem 7 dias de prazo; notificação compulsória negativa (NCN), comunicação semanal que informará que não foi identificada nenhuma ocorrência, durante a semana.

O que é um surto de uma doença?

Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. “É possível ocorrer um surto de uma doença até dentro de um hospital, causado, por exemplo, por uma infecção hospitalar", explica a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Fongaro Botosso.

Qual é a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.

Qual o objetivo da pesquisa epidemiológica?

O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.

Quais são os princípios básicos da epidemiologia?

Os princípios básicos da epidemiologia: Os agravos não ocorrem , ao acaso, na população. A distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que distribuem desigualmente na população. A elucidação destes fatores responsáveis pela distribuição das doenças é uma preocupação da epidemiologia.

Quais as contribuições da epidemiologia para a saúde pública?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Qual a importância da epidemiologia para a saúde pública?

A Epidemiologia oferece à Saúde Pública explicações para os problemas de saúde das populações, o que permite à Saúde Pública, saber como e quando agir, através de intervenções adequadas e resolutivas.

Qual a importância da epidemiologia para o sistema de saúde?

Os dados que a epidemiologia oferece ao SUS são de extrema importância dentro das políticas de saúde descentralizadas, uma vez que as estatísticas locais permitem identificar populações e fatores de risco e combatê-los de maneira mais efetiva.

Quais são as atribuições da Vigilância Sanitária?

A Vigilância Sanitária pode atuar em:
  • Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos;
  • Locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde;
  • Locais de serviços de saúde;
  • Meio ambiente;
  • Ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador;

Quais são as 4 Vigilancias?

A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.
...
Vigilância em saúde
  • Você está aqui:
  • V.
  • Vigilância em saúde.

O que é epidemiologia e qual a sua aplicação?

Fala que as principais áreas de conhecimento dos métodos e técnicas congregados na epidemiologia são a Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; destaca que a Epidemiologia tem como premissa básica o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, que por meio dela é possível conhecer a situação de saúde ...

Qual a relação da Epidemiologia e a Covid 19?

Os estudos epidemiológicos da Covid-19 vêm buscando entender melhor a doença, suas características e seu comportamento, no que se refere aos seus determinantes biológicos, sociais e ambientais. Os estudos podem ser direcionados para a compreensão dos aspectos qualitativos, quantitativos ou ambos.

O que é um surto epidêmico?

Caracterizado pelo rápido alastramento de uma doença contagiosa em região específica, é possível afirmar que o Covid-19 e o Zika Vírus surgiram como surtos, amedrontando principalmente as populações chinesa e africana.

Artigo anterior
Quando foi fundada a universidade de bolonha?
Artigo seguinte
Onde assistir mergulhando em seu sorriso?