O que é EPI e exemplos?

Perguntado por: Leonor Marta Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.

Quais são os tipos de EPI?

EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;

O que é EPC exemplos?

Como exemplos de EPC podem ser citados: Redes de Proteção ( nylon) Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio.

Quais os tipos de EPI na área da saúde?

Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?
  1. Luvas. As luvas são EPIs muito utilizados para evitar acidentes comuns no dia a dia do trabalho dos mais diversos profissionais de saúde. ...
  2. Óculos de proteção. ...
  3. Avental. ...
  4. Máscara cirúrgica.

O que são EPIs cite os 3 principais utilizados e suas funções?

Já que o trabalhador possui as mãos como parte do corpo que está mais exposta a riscos e acidentes, os EPIs mais utilizados são os de proteção para mãos e membros superiores. Luvas, mangas, braçadeiras e dedeiras são os melhores e mais utilizados exemplos de EPIs para os membros superiores.

O QUE É EPI E EXEMPLOS - CONFORME A NR 6

16 questões relacionadas encontradas

O que é EPI e sua função?

Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral.

O que são EPIs enfermagem?

O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.

Quais são os tipos de EPI e EPC?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Qual a diferença entre EPIs e EPC?

EPIs significam Equipamentos de Proteção Individual, enquanto EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva. É importante entender de que forma eles se tornam complementares entre si.

O que é EPI e EPC na enfermagem?

Dois tipos de aparatos são essenciais para amenizar os riscos de acidentes ao trabalhador: os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

São exemplos de EPC em uma obra?

Equipamentos de proteção individual (EPI)
  • Capacete de segurança. O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros. ...
  • Cinto de segurança. ...
  • Protetores auditivos. ...
  • Máscaras. ...
  • Luvas. ...
  • Calçado de proteção. ...
  • Escadas e rampas. ...
  • Andaimes.

Quando acende a luz EPC?

A luz do EPC acesa indica um problema no gerenciamento eletrônico de potência. As falhas normalmente estão associados à injeção, bobinas, velas e cabo de velas, mas existem muitos casos em que o problema não é tão fácil de encontrar.

Quem deve utilizar o EPC?

Onde há riscos em um ambiente de trabalho, deverá haver obrigatoriamente EPIs e EPCs fornecidos gratuitamente pelo empregador a todos os colaboradores. Ambos são muito importantes para a proteção de todos aqueles que ali realizam suas atividades. A única diferença entre os dois é na implementação dos mesmos.

Qual a função dos EPI NR 6?

De acordo com a NR 6, o Equipamento de Proteção Individual é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.” Todos os EPIs só poderão ser colocados a venda com a indicação do Certificado de Aprovação – ...

Quantos tipos de EPI vestimenta existem?

a) vestimenta para proteção de todo o corpo contra respingos de produtos químicos; b) vestimenta para proteção de todo o corpo contra umidade proveniente de operações com água; c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.

Qual a diferença entre EPI equipamento conjugado e equipamento coletivo?

O equipamento conjugado deve vir de fábrica com essa característica. Um ECPI muito comum é capacete conjugado com protetor auditivo circum-auricular (tipo concha). Existem equipamentos que protegem coletivamente, este são chamados de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Qual a importância do uso de EPIs?

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

Como devem ser utilizados os EPIs?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) protegem a saúde do trabalhador e reduzem os riscos de acidente. São indicados, principalmente, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a combater os acidentes e/ou doenças ocupacionais.

Quando o EPI deve ser usado?

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é destinado à proteção do trabalhador contra riscos que possam ameaçar a sua segurança ou sua saúde. Em geral, eles são utilizados quando as medidas de proteção coletiva são insuficientes para garantir segurança no trabalho.

Quem deve fornecer o EPI e EPC?

De forma bem simples e direta, a resposta é o empregador. Explicamos: segundo consta no item 6.3 da NR 6, o empregador é obrigado a fornecer os EPIs sem cobrar nada por eles. Além disso, os Equipamentos de Proteção Individual devem ser adequados aos riscos e atividades e devem estar em perfeito estado de conservação.

Qual a importância do EPC para o trabalhador?

O uso de equipamentos de proteção coletiva em construções colabora para a redução de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, além de conscientizar trabalhadores e empregadores da importância dos sistemas de proteção e das boas práticas no canteiro de obras, qualificando a mão de obra e assegurando o bom ...

Qual a responsabilidade do empregador conforme a NR 06?

A empresa deverá:

- orientar e treinar o trabalhador sobre seu uso; - substituir cada equipamento quando necessário; - fornecer equipamentos que sejam aprovados por órgão competente; - exigir que os trabalhadores usem durante suas atividades.

O que fazer quando acende a luz EPC do Fox?

Um dos casos mais comuns de acendimento da luz do EPC no painel dos carros da VW é a queima da luz de freio. O item pode parecer bem simples de resolver, e na verdade é mesmo. Basta trocar a lâmpada para que o conjunto ótico traseiro volte a alertar os demais motoristas que o carro está parando.

Quais são os EPC para trabalho em altura?

O que é um EPC?
  • guarda-corpos;
  • sinalizadores;
  • sistemas de combate a incêndio;
  • marquises de madeira;
  • exaustores e ventiladores;
  • elevadores;
  • corrimãos.

Quais são os EPCs para eletricista?

EPCs para eletricidade
  • Cone de sinalização. A finalidade desse equipamento é a sinalização de eventuais áreas de risco, orientando o fluxo das pessoas em segurança. ...
  • Fita de sinalização. A finalidade da fita de sinalização é semelhante à do cone. ...
  • Grade metálica dobrável. ...
  • Banqueta isolante. ...
  • Manta isolante. ...
  • Extintor de incêndio.

Artigo anterior
O quê escorpião não gosta signo?
Artigo seguinte
O que é validação do certificado digital?