O que é enxertia por Encostia?

Perguntado por: Joel Ivo de Antunes  |  Última atualização: 18. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

Essa técnica consiste em utilizar duas plantas com o mesmo diâmetro de caule para que o enxerto seja encaixado no porta-enxerto perfeitamente, a partir de um corte preciso em V (conhecido como garfo). Após o encaixe de um caule no meio do V, uma corda deve ser amarrada para garantir a união dos tecidos vegetais.

O que é a Encostia?

(Haveria ainda um terceiro tipo, a encostia, que consiste em se encostar o cavaleiro ao cavalo sem destacar aquele da planta-mãe, mas por ser pouco usado, não o consideraremos neste trabalho).

Como é feita a enxertia por Encostia?

ENCOSTIA – esse método é um dos processos mais simples de enxertia. Consiste em unir o porta-enxêrto e a estaca da planta a ser propagada. Basta fazer um corte lateral nas duas partes e juntá-las, amarrando um fitilho para que ocorra a união dos tecidos. Esse método é também conhecido como o inglês-simples.

Quais os três métodos de enxertia?

Os métodos mais comuns de enxertia são: Borbulhia em “T” invertido e borbulhia em placa ou escudo, nas quais o enxerto é uma pequena parte da casca com uma única gema.

O que é enxertia de Garfagem?

A enxertia por garfagem em fenda lateral consiste na inserção de um garfo retirado de um ramo adulto de uma planta, que após cortado em forma de cunha na parte proximal (basal) é inserido e amarrado com fita plástica em uma fenda lateral feita na base do caule do porta-enxerto.

Como Enxertar Manga Por Enxerto de Encostia

25 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de garfagem?

Tipos de Garfagem
  • Garfagem em fenda. ...
  • Garfagem em fenda dupla. ...
  • Garfagem em meia-fenda cheia. ...
  • Garfagem em meia-fenda esvaziada. ...
  • Garfagem em fenda incrustada. ...
  • Garfagem em fenda lateral. ...
  • Garfagem em fenda a cavalo. ...
  • Garfagem inglesa simples.

Quais são os tipos de enxerto?

Os enxertos podem ser classificados em três tipos: enxerto autógeno obtido e transplantado no mesmo indivíduo; o enxerto alógeno, obtido de um indivíduo e enxertado em outro indivíduo da mesma espécie; e o enxerto xenógeno, caracterizado pelo transplante ósseo entre indivíduos de diferentes espécies.

Qual o melhor método de enxertia para a Mangueira?

A enxertia da mangueira pode ser feita por borbulhia ou por garfagem, sendo a garfagem a mais tradicional. A garfagem pode ser no topo em fenda cheia, à inglesa simples e lateral. Neste caso, o enxerto é o segmento de um ramo, com 10 a 15 cm de comprimento médio, contendo várias gemas.

Qual a diferença entre a enxertia e Alporquia?

D) na alporquia, a nova planta será um clone da planta que lhe deu origem, exceto pelo fato de não poder desenvolver a reprodução sexuada. E) na enxertia, é importante que o tecido meristemático do enxerto não entre em contato com o tecido meristemático do porta-enxerto, sob o risco de não se desenvolver.

Quais são as desvantagens de enxertia?

As principais desvantagens são o tempo necessário para tornar o porta-enxerto apto para a enxertia de campo, maior risco de perdas de plantas ou falhas na enxertia, provocando a obtenção de vinhedo desuniforme, como também a emissão de ramos ladrões no porta-enxerto.

Qual é o objetivo da enxertia?

OBJETIVOS DA ENXERTIA

A enxertia, como método de controle de patógenos do solo, tem como fim evitar o contato da planta sensível com o agente patógeno. Enxerta-se a cultivar comercial sobre um porta-enxerto resistente, pertencente a outra cultivar, espécie ou gênero da mesma família botânica.

Qual a melhor fase da lua para fazer enxerto?

Segundo Miriam a melhor época para se enxertar é na lua crescente, pois é a fase que a seiva é atraída para cima, para as folhas favorecendo o crescimento da parte superior da planta.

Qual é a vantagem da enxertia?

O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas.

Como é a técnica de alporquia?

Alporquia é o nome do método em que enrolamos uma porção de terra, substrato ou musgo (mais comum) ao redor do tronco, ramo lenhoso ou ramo semi-lenhoso de uma planta e embrulhamos com plástico ou papel alumínio. Essa é uma técnica que leva algum tempo para ficar pronta, podendo levar alguns meses.

O que é a técnica de mergulhia?

O método de mergulhia consiste em enterrar partes de uma planta, como ramos, por exemplo, com o objetivo de que ocorra o enraizamento na região coberta. É um processo usado na obtenção de plantas que dificilmente se propagariam por outros métodos.

O que é reprodução por alporquia?

Alporquia: consiste em interromper o fluxo de seiva em um determinado ponto da planta, de forma que se esteja forçando o aparecimento de novas raízes. Sendo assim, trata-se de uma variação da técnica da mergulhia, na qual ao invés de se levar o ramo ao solo leva-se o solo ao ramo.

Quais as plantas que dão para a alporquia?

A Alporquia é muito utilizada para a reprodução de árvores frutíferas, como cerejeiras, romanzeiras, pitangueiras, jabuticabeiras e as de frutos cítricos. Além disso, ela também é indicada para plantas ornamentais, como a roseira, a camélia, a magnólia, e a azaleia, entre outras.

Quanto tempo alporquia enraizar?

O método, também conhecido como enraizamento aéreo, leva cerca de três meses porque segue o ciclo da matriz da frutífera-mãe, que é mais rápido, conforme foi explicado não encontro.

Quanto tempo leva para a alporquia criar raiz?

O arame de alumínio de 2,5 mm ajuda a fechar bem o plástico, de forma que a umidade do musgo não escape com o tempo evitando que seja necessário colocar água lá dentro durante os 3 a 5 meses, que é o tempo que a planta leva para enraizar.

Quanto tempo uma mangueira enxertada leva para dar frutos?

Colheita. A mangueira, quando enxertada e conduzida de acordo com os requisitos técnicos exigidos pela cultura, inicia a frutificação no segundo ano após o plantio. Mas a produção econômica ocorre só a partir do quarto ano.

Como induzir a floração da mangueira?

A floração natural da mangueira, nesta região, ocorre com maior intensidade entre junho e agosto. Duas a três pulverizações com sulfato de potássio (2 a 2,5%), com intervalo de 12 dias, quando as plantas estiverem no primeiro ou segundo fluxo de brotação vegetativa, depois da poda pós-colheita.

Qual é o melhor adubo para mangueira?

Micronutrientes: o boro (B) e o zinco (Zn) são os micronutrientes de maior importância para a cultura da mangueira. Constatando-se a deficiência de outros micronutrientes pela análise química do solo, recomenda-se o uso de fertilizantes que contenham esses nutrien- tes.

Qual o melhor tipo de enxerto?

Enxerto Autógeno: O enxerto autógeno envolve a utilização do próprio tecido ósseo do paciente. Esse tipo de enxerto é considerado o padrão ouro por ser biocompatível e apresentar uma maior taxa de sucesso.

O que é enxerto com PRF?

A técnica de enxerto com fibrina acelera a cicatrização

O plasma rico em fibrina (PRF) é um biomaterial derivado do plasma rico em plaquetas e é obtido através de uma centrífuga. O movimento controlado desta centrífuga separa o plasma com fibrina do próprio sangue do paciente.

O que substitui o enxerto?

Para alguns a indicação do enxerto ósseo acaba sendo inevitável, já que para outros casos existem alternativas, tais como: Implantes curtos (pouco volume ósseo vertical) Pinos de diâmetro reduzido (pouco volume ósseo horizontal) Implantes de titânio puro Roxolid Straumann (reduzidos e mais resistentes)

Artigo anterior
Qual a diferença entre rede e comunidade Bauman?
Artigo seguinte
O que a arte pode estimular?