O que é elipse?

Perguntado por: Sandro Hélder de Costa  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Elipse é a omissão de um termo da frase que seja facilmente subentendido.

O que é elipse e exemplos?

Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...

O que Éelipse?

Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto. ... Etimologicamente, a palavra “elipse” se originou a partir do grego élleipsis, que pode ser traduzido como “falta” ou “defeito”.

O que é elipse do sujeito exemplos?

Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

O quê zeugma e exemplos?

O zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente na frase: O bebê aprendeu a andar. E depois, a falar.

? Figura de linguagem: elipse [Prof. Alda]

20 questões relacionadas encontradas

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que é zeugma verbal?

A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

Quais os tipos de elipse?

Principais tipos de elipse
  • Elipse do sujeito.
  • Elipse de verbos.
  • Elipse de preposições.
  • Elipse de conjunções.
  • Fique sabendo mais!

Para que serve uma elipse?

A elipse está categorizada nas figuras de linguagem como figura de construção, a qual tem como principal objetivo conferir maior expressividade ao significado de um texto. Por isso, a lógica da frase é substituída pela maior expressividade conferida ao sentido.

O que é anáfora é um exemplo?

Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. ... Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor!

O que é Nominalização na língua portuguesa?

Significado de Nominalização

substantivo feminino [Linguística] Operação que consiste em transformar uma oração em sintagma nominal para sua inserção numa frase matriz.

O que é elipse de pele?

Se a lesão for grande, uma elipse ao redor da lesão e das suas margens é desenhada. A lesão é retirada em formato de elipse ou navete para permitir uma cicatriz cosmeticamente mais adequada.

O que é silepse e elipse?

A silepse é uma figura de linguagem que está na categoria de figura de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está intimamente relacionada com a construção sintática das frases. ... Além da silepse, outras figuras de sintaxe são: elipse, zeugma, hipérbato, assíndeto, polissíndeto, anáfora, anacoluto e pleonasmo.

Como identificar uma elipse matemática?

Definimos a elipse como o conjunto de pontos em que a soma da distância desses pontos ao foco F1 e ao foco F2 é sempre constante.

Quais são os tipos de pleonasmo?

Pleonasmo é uma figura de linguagem explorada na literatura e na música com a intenção de enfatizar a mensagem. Pode ser classificada em dois tipos: lexical ou gramatical. O pleonasmo enriquece a música e a literatura por meio de expressões redundantes.

Como identificar um pleonasmo?

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.
...
Exemplos de pleonasmo vicioso
  1. entrar para dentro;
  2. sair para fora;
  3. subir para cima;
  4. descer para baixo;
  5. adiar para depois;
  6. surpresa inesperada;
  7. outra alternativa;
  8. ver com os olhos;

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

O que é um paradoxo figura de linguagem?

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.

O que são os paradoxos da modernidade de exemplos?

A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é Polissindeto e exemplos?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

São exemplos de catacrese *?

A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou.
...
Exemplos de Catacrese
  • Árvore genealógica.
  • Fio de óleo.
  • Céu da boca.
  • Boca do túnel.
  • Boca da garrafa.
  • Pele do tomate.
  • Braço do sofá
  • Braço da cadeira.

Artigo anterior
O que a tartaruga se alimenta?
Artigo seguinte
O que veganos não podem comer?