O que é elefantíase doença?

Perguntado por: Mafalda Inês Costa Assunção  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...

Quais os sintomas da elefantíase e quais as medidas de prevenção?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:
  • Uso de mosquiteiro para dormir;
  • Telas nas janelas e nas portas;
  • Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  • Usar repelente diariamente;
  • Evitar locais com moscas e mosquitos;

Qual o nome do agente causador da doença elefantíase?

A filariose, ou elefantíase brasileira, é causada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti e ocorre só na espécie humana.

Qual é o causador da doença filariose elefantíase o vetor é o que afeta *?

A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.

Por que um dos sintomas mais graves da filariose e a elefantíase?

Alguns indivíduos podem não desenvolver sintomas, enquanto outros podem apresentar, no período agudo, febre recorrente aguda, astenia (fraqueza), mialgias (dores musculares), fotofobia, urticária, dores de cabeça, linfadenite (inflamação dos gânglios linfáticos) e linfangite (inflamação dos vasos linfáticos).

O que é a Elefantíase? - Central Pathology #10

34 questões relacionadas encontradas

Qual a causa dos edemas observados como um dos sintomas da filariose?

A presença de vermes adultos na corrente linfática pode ocasionar obstrução gerando distúrbios como: Estase linfática com linfangiectasia (dilatação dos vasos linfáticos) e derramamento linfático ou linforragia (quando ocorrido nos tecidos causa edema linfático, característico da filariose linfática).

O que a filaria causa no homem?

O parasita responsável pela filariose é capaz de se desenvolver no organismo à medida que se desloca até órgãos e tecidos linfoides, podendo provocar inflamação e acúmulo de líquido em várias partes do corpo, principalmente pernas, braços e testículos.

Como a filariose é popularmente conhecida qual é o sintoma típico dessa doença?

A) A filariose é conhecida popularmente pelo nome de elefantíase. O sintoma típico dessa doença é a hipertrofia do órgão afetado, com mais frequência, as pernas.

Como a filariose Bancroftiana é transmitida entre os humanos?

Descrição: Doença parasitária crônica de caráter endêmico, restrita a áreas focais. Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).

Qual parte do corpo a filaria ataca?

Sintoma: inchaço dos membros superiores e inferiores (braços e principalmente as pernas), podendo atingir a região escrotal e as mamas. Medidas de controle: combate ao mosquito vetor, utilização de telas nas janelas e portas das residências, uso de repelentes e tratamento dos indivíduos infectados.

Quais os 3 tipos de filariose?

São divididos em três grupos de acordo com o nicho que ocupam dentro do corpo: filariose linfática. filariose subcutânea. filariose da cavidade serosa.

Qual a relação dos helmintos e a filariose?

A filariose é causada por um helminto (verme) longo e delgado, a filaria Wuchereria bancrofti, único agente na África e nas Américas. Os outros agentes patogênicos são a Brugia malayi (na China, Sudeste Asiático, Indonésia, Filipinas e sul da Índia) e a Brugia timori (na ilha de Timor).

Que medidas preventivas podem ser tomadas para ser evitar infecção com Wuchereria bancrofti?

Uma das medidas de controle adotadas é a redução do mosquito vetor, através de biocidas, instalação de mosquiteiros ou cortinas impregnadas com inseticidas para limitar o contato entre o vetor e o homem; utilização de inseticidas no interior das residências; informar às comunidades das áreas afetadas, sobre a doença e ...

Qual a forma de vida da filaria?

Ciclo de vida da filariose

Quando o inseto vetor faz novo repasto sanguíneo, as larvas L3 penetram pela pele do hospedeiro e migram para os vasos linfáticos. Meses depois as larvas amadurecem e se transformam em vermes adultos com sexos distintos.

Como se prevenir contra a esquistossomose?

A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados, implementação de medidas de saneamento básico, educação em saúde.

O que causa a Wuchereria bancrofti causa no homem?

A filária Wuchereria bancrofti causa a filariose linfática. É um helminto (verme) longo e delgado, que vive quase que exclusivamente em seres humanos.

Porque a filariose causa inchaço?

A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...

Como a filariose é popularmente conhecida?

A Filariose Linfática, popularmente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo.

Como podemos evitar a filariose?

A melhor forma de prevenção é o combate tanto ao vetor, o mosquito C. quinquefasciatus, quanto às suas larvas com a utilização de inseticidas e saneamento ambiental. Assim que forem percebidos os sintomas da filariose, um médico deve ser consultado.

Quais as principais ações patogênicas da Wuchereria bancrofti sobre o organismo humano?

A Wuchereria bancrofti, ou W. bancrofti, é o parasita responsável pela filariose linfática, popularmente conhecida como elefantíase, que é uma doença mais comum em regiões de clima quente e úmido, principalmente Norte e Nordeste do Brasil. Esse parasita é transmitido através da picada do mosquito do gênero Culex sp.

Como o homem pode ser contaminado pela esquistossomose?

Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.

Quais as complicações causadas pela filariose?

Complicações possíveis

A obstrução dos vasos linfáticos pode acarretar uma série de complicações, como o inchaço das pernas (uma ou mesmo as duas), dos testículos, das mamas e, em casos mais graves, baço e coração. Dependendo do nível de avanço da doença, a filariose pode causar a incapacitação total do paciente.

Por que ocorre hidrocele Linfangites linfedema e elefantíase?

Vermes adultos dentro dos vasos linfáticos podem causar inflamação resultando em adenolinfangite ou epididimite aguda ou obstrução linfática crônica que, em alguns pacientes, leva à elefantíase ou hidrocele.

Quais são os principais sintomas de ascaridíase?

Os sintomas característicos da ascaridíase são dores abdominais, dificuldade de evacuar e enjôo. Mas eles só são percebidos caso a infestação seja grande. Quando a contaminação ainda está em estágio inicial, apenas através de um exame de fezes é possível identificar o verme.

Artigo anterior
O que é lucro economico?
Artigo seguinte
Quem é pré diabético pode comer pão?