O que é elaboração psicanálise?

Perguntado por: Daniel Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Esta função caracteriza-se na capacidade psíquica que permite fazer face às tensões provocadas pelas modificações existentes no meio ambiente, ou pelas próprias modificações que ocorrem no próprio indivíduo.

O que é elaborar para Freud?

Nesse momento, Freud se vale de um conceito tão importante quanto a repetição e a recordação: o de elaboração. A elaboração seria uma forma de lidar com a resistência, proveniente da repetição não simbolizada. Ao repetir por atuação, o paciente rememora eventos e reproduz situações não mediadas pela linguagem.

O que significa elaborar na psicologia?

A elaboração psíquica é, assim, num sentido lato, a assimilação dos acontecimentos internos e externos ao sujeito. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.

O que é recordar repetir e elaborar?

Recordar, repetir e elaborar

Ele assinala que "o paciente não recorda coisa alguma do que esqueceu ou reprimiu, mas expressa-o pela atuação ou atua-o. Ele o reproduz não como lembrança, mas como ação; repete-o, sem, naturalmente saber o que está repetindo" (p. 196).

O que a psicanálise defende?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

Explicando A Elaboração, Ressignificação e Perlaboração ! Perlabore Psicanálise por Vinicius Lira

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o foco da psicanálise?

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Qual é a função de um psicanalista?

Sendo assim, o psicanalista é o profissional que, por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, encontra a origem dos seus problemas psicológicos e consegue trabalhar na redução do sofrimento psíquico.

Por que recordar repetir e elaborar são tão importantes para o trabalho psicanalítico?

É importante tomar a atitude de recordar, repetir e elaborar certos conteúdos do seu inconsciente. Fazendo isso, você será capaz de se livrar de padrões de comportamento nocivos, vivendo de forma muito mais saudável. Claro que, para isso acontecer, é necessário recorrer à psicanálise.

Qual é a relação entre o Recordar é repetir e O elaborar no contexto da psicoterapia psicanalítica?

Recordar, repetir e elaborar constituem a base do pensamento psicanalítico. ... À medida que a análise avança, permite que o paciente rememore fantasias e pensamentos inconscientes que são transferidos para o analista através das repetições, permitindo a criação de novos significados.

Porque recordar é viver?

Sim, recordar é viver porque a vida é feita de recordações. Recordar é viver se o vivido é retido e jamais esquecido. A distância faz esquecer, mas a saudade faz lembrar... recordar é viver, enquanto o sentir fizer sentido...

O que não se elabora se repete?

Uma ideia é um ponto de partida e nada mais. Logo que se começa a elaborá-la, é transformada pelo pensamento.

O que é Perlaboração?

A Perlaboração pressupõe um trabalho e uma elaboração nos sentidos que vimos. Podemos, então, entender “Durcharbeiten” (perlaboração) como “trabalhar ao longo duma tarefa”, num processo que implica uma elaboração, não uma elaboração espontânea (“verarbeitung”) mas uma elaboração que requer um trabalho (“arbeit”).

O que é repetição para Freud?

Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

O que é AB reação em psicanálise?

Ab-reação é o nome dado à descarga emocional que leva o indivíduo à reviver os sentimentos do evento passado. Vai muito além, da lembrança do fato ou de lágrimas advindas dessa lembrança.

Como fazer citação Laplanche?

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. 2. ed. Santos: Martins Fontes, 1970.

Porque repetimos comportamentos?

A necessidade corresponde a uma crença, uma forma de pensar que adquirimos e reforçamos durante toda a nossa vida. ... Se não existisse uma necessidade interna forte, não teríamos o hábito, a experiência e o padrão comportamental.

O que é repetição e exemplos?

Se por exemplo se repetem duas palavras e se as articulam através de uma conjunção, então estamos no plano da epanáfora: Emigrou e trabalhou anos e anos a fio... Outra figura de repetição de palavras é o paralelismo, repetição de estruturas sintáticas ao longo de versos ou frases.

O que que é recordar?

Significado de Recordar

verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Fazer voltar à memória; lembrar, reviver: recordar o passado; recordar um assunto ao chefe; recordou-se do prazo de entrega do relatório.

Por que repetimos os mesmos erros resenha?

Nas palavras de J. D. Nasio, psicanalista francês e autor do livro “Por que repetimos os mesmos erros”: “De tanto repetir, confirmo que sou o mesmo de ontem e hoje. ... Trata-se de um livro que explica o processo inconsciente da repetição e analisa sua função psíquica através da abordagem psicanalítica.

Quando se deve procurar um psicanalista?

Para casos onde o objetivo não é apenas o autoconhecimento, mas, sim, o tratamento de algum distúrbio mental, a psicanálise é altamente recomendada nos seguintes casos: Transtornos alimentares. Crise de pânico. Fobias.

Como é o trabalho de um psicanalista?

É trabalho do psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.

Qual a diferença de psicólogo para psicanalista?

O Psicólogo, então, é alguém que fez uma faculdade de Psicologia, ou seja, que fez matérias sobre essas diferentes linhas sem se aprofundar em nenhuma necessariamente. Já o psicanalista é um profissional da Medicina ou da própria Psicologia, que fez uma formação específica em Psicanálise.

Porque repetimos Freud?

Por que as repetições acontecem? Freud (1914), considerado o fundador da psicanálise, nos alertou através de seu texto Recordar, Repetir e Elaborar, que aquilo que não queremos lembrar, acabamos repetindo.

Qual o poder da repetição?

Um dos efeitos mais poderosos e ignorados do mundo é a Repetição! A famosa frase de Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” é um aforismo que ressalta o poder de repetir uma mensagem, tornando-a capaz de sobrepujar até mesmo os fatos e se tornar verdade.

Qual a importância das repetições?

Com cada repetição, a pronúncia fica mais clara e com mais convicção, até que a criança consiga usá-la numa frase e posteriormente numa conversa. Mais tarde, a criança será capaz de conjugar a palavra e usá-la em tempos verbais diferentes.

Artigo anterior
Faz mal descongelar carne no microondas?
Artigo seguinte
O que é estado de possessão?