O que é efeito colateral de um medicamento?

Perguntado por: Tomé Marco Assunção  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária.

O que é o efeito colateral de uma medicamento?

Um efeito colateral refere-se a um efeito adverso que surge através de alguma reação farmacológica distinta daquela que produz o efeito terapêutico (estes efeitos podem estar relacionados ou não com a dose”).

O que é um efeito colateral de um medicamento?

É qualquer dano causado pelo uso de um ou mais medicamentos com finalidade terapêutica, abrangendo, portanto, reações adversas aos medicamentos e erros de medicação. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):

O que fazer quando o remédio tem efeito colateral?

Neste caso, converse com o seu médico para a troca do medicamento. Eu sei, você está preocupado ou já ficou preocupado por causa dos efeitos colaterais. Aqui está algo a se pensar: sempre converse com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais antes de iniciar qualquer tratamento.

Qual é a diferença entre uma reação adversa a medicamentos e um efeito colateral?

As reações adversas, embora similares aos efeitos colaterais no sentido de não serem intencionais, são negativos e prejudiciais à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as reações adversas são uma resposta prejudicial e não intencional a um medicamento.

O que devo fazer se meus medicamentos causarem efeitos colaterais?

24 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito colateral de um medicamento?

A maioria dos efeitos colaterais aparece poucos dias após o início do uso. Mas, nem todas as pessoas vão sentir efeitos colaterais. A maioria dos efeitos colaterais tende a melhorar ou desaparecer após as primeiras duas a três semanas de uso.

Qual é o efeito colateral da dipirona?

Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).

Por que os remédios costumam causar efeitos colaterais?

Os remédios são compostos de diversas substâncias químicas e suas fórmulas não são totalmente conhecidas pelo corpo. Por isso, elas podem interferir em algumas funções, causando efeitos colaterais (conhecidos também como reação adversa medicamentosa), como a dor de cabeça.

Como saber se o remédio está fazendo mal?

Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.

Quais são os efeitos colaterais de prednisona?

Alterações no metabolismo: perda de proteína. Alterações psiquiátricas: euforia, alterações do humor; depressão grave com manifestações psicóticas; alterações da personalidade; hiperirritabilidade; insônia. Outras: reações de alergia ou semelhantes à alergia grave e reações do tipo choque ou de pressão baixa.

Quais são os efeitos colaterais do Tramal?

Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com Tramal solução injetável são náusea e tontura, que ocorrem em mais de 10% dos pacientes. rara: reações alérgicas (por exemplo, dificuldade em respirar, respiração ruidosa, inchaço da pele) e choque (falha súbita da circulação) ocorreram em casos muito raros.

Qual é o efeito colateral do Rivotril?

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

O que pode cortar o efeito de um remédio?

9 hábitos que devem ser abolidos na hora de tomar medicamentos
  • Combiná-los com álcool. ...
  • Tomar de estômago vazio. ...
  • Fracionar no olhômetro. ...
  • Não mastigar “os mastigáveis” ...
  • Engolir os sublinguais. ...
  • Não seguir o tempo do tratamento. ...
  • Guardá-los em ambientes úmidos ou quentes. ...
  • Usar remédios vencidos.

Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?

quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.

Quais são as principais efeitos colaterais?

Tipos de efeitos colaterais
  • Constipação;
  • Dores de cabeça;
  • Boca seca;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Dermatite;
  • Diarreia;
  • Náusea;

Quando um remédio pode fazer mal?

As reações podem acontecer por motivos como: Efeitos colaterais; Interação entre drogas, ou seja, quando os efeitos de um remédio são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida já no sistema. Essa reação é mais comum de acontecer nos casos de automedicação.

O que é uma reação adversa?

RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Quanto tempo dura o efeito colateral do antidepressivo?

Os efeitos mais comuns são enjoo, tontura, boca seca, constipação intestinal, visão turva, taquicardia, sudorese, tremores e alterações no apetite. Essas ocorrências duram de um a dois meses e, portanto, no início de tratamento, o médico vai avaliar a tolerabilidade do paciente.

O que fazer para diminuir os efeitos colaterais dos antibióticos?

Por isso, para diminuir o impacto que tomar antibióticos pode causar no microbioma, legumes e verduras devem fazer parte da dieta, principalmente couve, espinafre, nabiça, acelga, salsinha, mostarda verde e couve de Bruxelas.

Por que a dipirona é proibida nos Estados Unidos?

No artigo, a agência também explicou que "proibiu o medicamento nos Estados Unidos devido a efeitos secundários potencialmente fatais, incluindo uma queda nos glóbulos brancos que prejudica a capacidade do organismo de combater infecções." A reação citada pela agência americana é conhecida como agranulocitose.

É verdade que a dipirona abaixa a pressão?

Dipirona abaixa a pressão? Verdade. Mas isso não quer dizer que aconteça com todo mundo. Essa é uma reação adversa e isolada que há maior probabilidade de ocorrer quando a dipirona é administrada via parenteral, ou seja, por injeção2-6.

Quem não pode tomar dipirona?

pacientes grávidas e lactantes; crianças menores de 3 meses de vida; crianças pesando menos de 5kg; pacientes com diabetes (contém açúcar).

Quais são os efeitos colaterais do antibiótico?

As bactérias podem desenvolver resistência aos efeitos dos antibióticos, especialmente se não forem tomados conforme as instruções. Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.

É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

"O cálcio do leite pode reduzir a eficácia da substância", ressalta Mariangela Lieto, gerente médica do Hospital Santa Catarina.

É verdade que o café corta o efeito do remédio?

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Artigo anterior
Quais os sinais e sintomas do paciente terminal?
Artigo seguinte
Quanto tempo jesus ficou na cruz?