O que é Educação Especial citação?
Perguntado por: Wilson Fernandes de Henriques | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)
[...] a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializa- do, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
O que é educação inclusiva citações?
Segundo Mantoan (2003) “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, ou seja, é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
O que é Educação Especial Segundo autores?
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos com deficiências no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos.
O que Paulo Freire fala sobre educação especial?
Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
Qual é o conceito de educação especial?
Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.
O que é Educação Especial e Educação Inclusiva? - Explicação objetiva com professora especialista
Qual é a importância da Educação Especial?
A Educação Especial e Inclusiva busca promover o encontro entre todos os estudantes, quaisquer sejam suas origens, repertórios e especificidades. Assim, a educação aproxima os alunos, de forma que aprendam a lidar com o diferente com mais empatia e espírito de colaboração.
Qual é o conceito de educação inclusiva?
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
Como Paulo Freire Posicionou-se quando a didática de uma educação inclusiva?
Encontramos em Freire os princípios da Educação Inclusiva que se refere, a nosso ver, em questionar todos os processos de exclusão que acontecem na escola e na sociedade com todos os sujeitos; consequentemente, que pretende desenvolver um processo educacional que contemple a diversidade.
O que a Bncc fala sobre a inclusão?
Ela objetiva assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania. Isso, em condições de igualdade com os demais educandos, em todos os níveis de ensino da escola regular, pública ou privada.
Qual a importância da educação especial e inclusiva?
Qual a importância da educação inclusiva? A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
O que é educação inclusiva Maria Teresa Mantoan?
Maria Teresa Eglér Mantoan é doutora em Educação e professora da Unicamp. ... Elas afirmam que a inclusão escolar é um direito inalienável do aluno deficiente, corroborando para a obra de Mantoan (2015) e deixando grandes pistas de que tal direito deve transformar a escola e a sociedade.
O quê mantoan fala sobre educação inclusiva?
Educação Especial e Inclusiva
É o que Mantoan chamou de cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. A inclusão promove a diversidade. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos e alunas nas instituições de ensino.
O que é educação inclusiva Emílio Figueira PDF?
Um sistema educacional que não exclua alunos com deficiência, mas que acolha todos os alunos em um mesmo ambiente - esse é um dos desafios da educação inclusiva. Este livro aborda esse tema tão delicado e importante, fazendo uma análise histórica da inclusão no sistema de ensino brasileiro.
O que é inclusão Segundo autores?
A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.
O que é inclusão Segundo Sassaki?
O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
O que é educação inclusiva artigo?
A educação inclusiva se impõe diante do fracasso escolar e exige da escola uma postura pedagógica fundada no respeito às diferenças sociais, culturais econômicas e pessoais e cobra da escola respostas educacionais através de currículos flexíveis adaptados e emprego de recursos didáticos tecnológicos que Page 6 ...
Quais as competências apresentadas na BNCC que contribuem para o acolhimento e inclusão de todos os alunos?
- Conhecimento.
- Pensamento científico, crítico e criativo.
- Repertório cultural.
- Comunicação.
- Cultura digital.
- Trabalho e projeto de vida.
- Argumentação.
- Autoconhecimento e autocuidado.
Quais são as leis da inclusão?
- 1989 – Lei nº 7.853/89. ...
- 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. ...
- 1990 – Declaração Mundial de Educação para Todos. ...
- 1994 – Declaração de Salamanca. ...
- 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. ...
- 1999 – Decreto nº 3.298 que regulamenta a Lei nº 7.853/89.
Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?
- Representar – reativar na memória uma lembrança ou objeto sem a presença deste;
- Pensar – capacidade de formar idéias, conceitos e juízos para formar o raciocínio;
- Memória – capacidade de fixar, reter, evocar e reconhecer;
Como podemos contribuir para que a educação inclusiva seja uma realidade?
Acredita-se que para almejarmos uma escola inclusiva e com qualidade em primeiro lugar, faz-se necessário um companheirismo entre todos os professores e um comprometimento com a educação, para mudar atitudes preconceituosas e discriminatórias, adotando práticas na valorização da diversidade humana, respeitando as ...
Qual é o papel da escola na educação inclusiva?
Na educação inclusiva, a escola e a família têm papéis complementares no processo de ensino e aprendizagem. ... Já a escola é responsável por estimular a socialização dessas crianças e democratizar o acesso ao conhecimento. Dessa forma, é fundamental haver uma relação de colaboração e confiança entre a escola e a família.
Como está a situação da educação inclusiva no Brasil?
A educação inclusiva no Brasil ainda é bastante recente. Foi apenas na década de 60 que este assunto começou a ser discutido no país, o que demonstra que esta prática ainda é bastante nova e, por isso, ainda apresenta falhas e obstáculos para que seja, de fato, aplicada nas escolas.
Qual é o conceito de inclusão?
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
Quais os principais desafios da Educação Especial?
Esses comportamentos se revelam, por vezes, nos atritos que marcam a comunicação entre professores, pais e alunos. Somado a isso existem outros desafios como: tornar o processo de aprendizado atraente, ter perspicácia e cordialidade no trato com a hierarquia, bem como outros limites a eles relacionados.
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