O que é é para que serve uma calculadora financeira?

Perguntado por: Nelson Neves  |  Última atualização: 29. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

Uma calculadora financeira é uma ferramenta matemática capaz de fazer cálculos voltados especificamente para as finanças.

Para que serve uma calculadora financeira?

Conheça as funções

Entre as principais funções da calculadora financeira, está o cálculo de taxa em porcentagem (i) e a diferença percentual entre dois números (∆%). Também dá para usar esse recurso para fazer cálculos de matemática financeira, como valor presente (PV), valor futuro (FV) e valor de prestações (PMT).

Quem usa calculadora financeira?

As calculadoras financeiras são utilizadas principalmente por estudantes de Administração, Economia, Ciências Contáveis e Comércio Exterior. Quem também trabalha com calculadoras financeiras são vendedores e lojistas, profissionais que lidam exatamente com a precificação ou venda direta de materiais.

Qual é a função da calculadora?

A calculadora comum possibilita a realização de cálculos relacionados à Matemática básica como operações da adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada, ficando restrita a situações de menor complexidade.

Como surgiu a calculadora financeira?

A primeira calculadora financeira foi a HP 22, lançada em 1975. Ao longo dos anos, foi evoluindo e tornando-se cada vez mais imprescindível. Em 1981, surgiu no mercado a calculadora financeira HP 12C, que é utilizada até os dias de hoje.

Calculadora Financeira HP12C - Noções Básicas.

20 questões relacionadas encontradas

Que país inventou a calculadora?

Em 1642 o matemático francês Blaise Pascal, que era filho de um cobrador de impostos, inventou uma máquina automática de cálculos para agilizar o trabalho do seu pai.

Em que país foi inventado a calculadora?

Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 antes de Cristo, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração.

Qual a importância do uso da calculadora?

A calculadora favorece a busca e percepção de regularidades matemáticas e o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, pois ela estimula a descoberta de estratégias e a investigação hipóteses, uma vez que os alunos ganham tempo na execução dos cálculos.

Quais são os 3 principais modos da calculadora?

A calculadora científica pode ser configurada para realizar 3 tipos diferentes de cálculo: cálculos aritméticos básicos, desvio padrão e cálculos de regressão.

Como a calculadora faz contas?

Uma calculadora, ou um computador qualquer, trabalha com números binários e assim as operações que podem ser executadas de forma mais rápida são: Adicionar e subtrair números. Comparação de números, por exemplo, decidir se é maior ou menor. Armazenamento e leitura de números na memória.

Qual a diferença entre calculadora científica e financeira?

Qual a diferença entre calculadora científica e financeira? A calculadora científica possui cálculos mais complexos e avançados usados em diferentes áreas, como acadêmica ou profissional, para a realização de cálculos que envolvem variáveis financeiras.

Qual a melhor marca de calculadora financeira?

Melhor calculadora científica: as 5 melhores em 2023
  • Calculadora Científica Casio FX-991LACW ClassWiz.
  • Calculadora Científica Casio Fx-82MS-2.
  • Calculadora Gráfica Casio Fx-CG50.
  • Calculadora Gráfica Texas Instruments TI CX II CAS.
  • Calculadora Financeira HP Prime 2AP18AA#B1K.

Onde é usado a matemática financeira?

A Matemática Financeira tem diversas aplicações no nosso cotidiano como, por exemplo, no financiamento de um carro, de uma casa, no empréstimo de um dinheiro, toda essa aplicação é movimentada por uma taxa de juros que é a remuneração do capital empregado.

Quais são os tipos de calculadora?

  • Todas as calculadoras científicas.
  • Calculadoras Gráficas.
  • Calculadoras Científicas Padrão.

Como fazer conta simples na calculadora financeira?

Para explicar melhor, vamos usar uma operação simples, como 2+2. As calculadoras comuns trabalham com os cálculos de forma direta, ou seja, obedecendo a ordem natural da operação. Para fazer essa conta, basta apertar o 2, depois o +, e logo em seguida o 3, depois é só apertar a tecla = para o Resultado 4.

O que significa 12C?

HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. Essa é uma das principais ferramentas para os profissionais da administração, contabilidade e economia.

Quais são os tipos de calculadora mais usadas?

Calculadoras portáteis
  1. Básica. Essas são as calculadoras mais comuns do mercado e são aquelas que apresentam funções básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. ...
  2. Tela de três linhas. A calculadora de três linhas também é comum no mundo dos negócios. ...
  3. Tela dupla.

O que e e+ na calculadora?

O formato Científico exibe um número na notação exponencial, substituindo parte do número por E+n, no qual E (expoente) multiplica o número anterior por 10 para a nth power. Por exemplo, um formato científico decimal de 2 exibe 12345678901 como 1.23E+10, que é 1,23 vezes 10 para a 10ª potência.

Porque a calculadora foi inventada?

Blaise Pascal projetou uma calculadora para diminuir o fardo de cálculos aritméticos. Essa foi chamada de Calculadora de Pascal ou La pascaline. Uma máquina calculadora foi inventada na Alemanha pelo matemático Gottfried Wilhelm Leibniz.

Qual o papel da calculadora no desenvolvimento das atividades?

A calculadora é um instrumento rico em potencialidades e, como enfatiza Silva (1989 - p. 6), permite que se faça um trabalho voltado para a compreensão e construção de conceitos, para o desenvolvimento do raciocínio e para a resolução de problemas.

Quantas funções tem uma calculadora científica?

Com 252 funções integradas, esta calculadora é versátil o suficiente para lidar com uma ampla gama de tarefas matemáticas e científicas. Da álgebra e geometria à trigonometria e estatística, é uma ferramenta abrangente para qualquer estudante ou profissional.

Como funcionava a primeira calculadora?

Ábaco O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.

Qual e a história da calculadora?

A primeira calculadora científica, a máquina diferencial foi inventada pelo inglês Charles Babbage, que apresentou um pequeno protótipo dela em 1822. O objetivo de Babbage era que a sua máquina calculasse não só operações aritméticas como também tabelas de funções polinomias.

Quantos anos tem a calculadora?

A pascalina (em francês: pascaline), também conhecida como máquina de Pascal, calculadora de Pascal e máquina aritmética, é uma calculadora mecânica inventada por Blaise Pascal em 1642.

Qual foi o primeiro instrumento de cálculo utilizado pelo homem?

Considerada a primeira calculadora inventada pelo homem, o ábaco é um instrumento composto de pequenos discos ou bolas inseridas dentro de hastes, onde cada haste é perfilada em sequência, definindo assim, as casas decimais como: unidade, dezena, centena, milhar e assim por diante.

Artigo anterior
Onde tirar RG no Maranhão?
Artigo seguinte
Quem são os nazarenos na Bíblia?