O que é e para que serve o pronome?

Perguntado por: Yara Marta Machado Antunes  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

O que é pronome para que serve?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Qual é pronome?

Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.

O que é pronome exemplos em frases?

Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.

Para que serve o pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos indicam o posicionamento de seres ou coisas em relação às pessoas do discurso. São palavras variáveis em gênero e em número.

Pronomes - Parte 1 [Prof Noslen]

30 questões relacionadas encontradas

Por que ele usou o pronome demonstrativo esse?

Para fazer referência a elementos de um DISCURSO: Neste caso, utilizamos os pronomes ESSE, NESSE, DESSE, ISSO, NISSO, DISSO para indicar elementos anteriores no discurso, ou seja, esses pronomes se comportam com uma ANÁFORA. EX: A Terra gira em torno do Sol.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como identificar pronomes na frase?

Os pronomes pessoais oblíquos referem-se ao objeto direto ou ao indireto, sendo átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas. Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição.

Quais são as frases com pronomes?

Exemplos de frases com pronomes possessivos:
  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

Como colocar os pronomes nas frases?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Quais são os pronomes LGBT?

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Quais são os tipos de pronomes pessoais?

São elas:
  • 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
  • 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
  • 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é o meu pronome?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais são os artigos?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

O que é pronome em inglês?

Os pronouns, pronomes em inglês, são utilizados para substituir um substantivo ou uma frase nominal |1|, evitando, consequentemente, repetições desnecessárias nas orações. Além disso, existem diferentes tipos de pronouns, cada um com uma função específica.

Para que serve o verbo na língua portuguesa?

O verbo funciona como um articulador entre os diferentes elementos que constituem uma frase. Assim, podemos entendê-lo como um núcleo que, uma vez combinado com estes outros elementos, assegura um sentido à frase.

Como se usa o pronome me?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como diferenciar pronomes?

Os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito ou predicativo do sujeito e são os seguintes: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Já o pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal.

Onde é um pronome?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Qual é o pronome demonstrativo?

São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal. Semelhante e tal têm valor demonstrativo quando denotam identidade ou se referem às ideias já expressas anteriormente. Também quando forem substituíveis por este, esta, aquele, aquela, aquilo.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Artigo anterior
O que é a dança polca?
Artigo seguinte
Qual a redução da palavra telefone?