O que é e como é desenvolvida a clínica ampliada?
Perguntado por: Viviane Neuza Amorim Batista Pereira | Última atualização: 10. März 2022Pontuação: 5/5 (33 avaliações)
A clínica ampliada é um modelo que valoriza a escuta do paciente, com o médico compreendendo como essa pessoa se sente e discutindo as possibilidades de diagnóstico e de tratamento de maneira conjunta com ele e com outros profissionais de saúde. ... Na saúde integrada, considera-se conta todas as dimensões do ser humano.
Como é desenvolvida a clínica ampliada?
O modelo da clínica ampliada é baseado na interação de especialistas de diferentes áreas da saúde que trabalham em conjunto e trazem autonomia e empoderamento ao paciente. Um de seus objetivos é integrar profissionais para buscar um tratamento personalizado para cada pessoa e criar um vínculo durante o tratamento.
O que é uma clínica ampliada?
A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. ... É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.
Por que precisamos da clínica ampliada?
A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional.
O que é clínica ampliada e compartilhada é o que faz?
É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde-doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde (com seus respectivos danos e ineficácia).
Clínica Ampliada - PGSC - Parte 1
Quais serviços fazem parte da clínica ampliada?
A proposta da Clínica Ampliada envolve alguns eixos fundamentais para facilitar e aprimorar a prática dos serviços em saúde: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de ...
O que é consulta compartilhada SUS?
As consultas compartilhadas baseiam-se em atendimentos em saúde realizados por profissionais de diferentes áreas para construir, conjuntamente com o usuário, uma proposta de adesão às demandas em saúde, de forma que esta reflita as condições so- cioeconômicas, culturais e as rotinas dos sujeitos.
Qual a importância da clínica ampliada no cuidado em saúde?
A clínica ampliada faz um contraponto a um modelo mais tradicional, chamado de modelo biomédico, segundo o qual uma condição humana saudável consiste na ausência de doenças. ... Na clínica ampliada o profissional da saúde ouve o paciente mesmo que suas queixas pareçam não ter relação com o diagnóstico e com o tratamento.
Qual a importância da diretriz clínica ampliada é compartilhada?
tem por objetivo provocar inovações nas práticas gerenciais e nas práticas de produção de saúde, propondo para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder.
Quais são os eixos fundamentais da clínica ampliada?
A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...
Como utilizar a clínica ampliada como ferramenta de trabalho em saúde mental?
2.1 Como utilizar a Clínica Ampliada como ferramenta de trabalho? A Clínica Ampliada tem como requisitos para sua efetivação a integração da equipe, a adscrição de clientela e a construção de vínculo que permitirá a elaboração de projeto de cuidado de forma singular para cada usuário ou coletividade (BRASIL, 2007).
Quando surgiu a clínica ampliada?
Essa prática iniciou-se em 1990, nos serviços de Saúde Mental de Santos/SP e, posteriormente, tratamos de adaptá-la para outros espaços em que se pratica clínica, como atenção primária, centros de referência e hospitais13.
Como a clínica ampliada pode contribuir para a atenção em saúde mental?
usuários a partir da clinica ampliada
Um dos grandes objetivos a se conquistar com os usuários da saúde é a ampliação de autonomia, valorizando a participação dos sujeitos na construção de seus projetos terapêuticos. A CA propõe práticas produtoras de autonomia e menos produtoras de medo e submissão.
Como a equipe de saúde pode desenvolver a clínica ampliada e compartilhada na unidade de saúde?
Os dispositivos resolutivos desta prática de fazer saúde, são: As equipes de referência, os projetos terapêuticos singulares e o apoio Matricial; para que esta ampliação dos serviços seja possível e efetiva, quando em conexão com outros serviços ou práticas de saúde que até estejam inseridas em outras instituições ou ...
São características de gestão da clínica?
Agendar pacientes, cuidar das fichas de cadastro e do relacionamento com pacientes, verificar indicadores de resultados, programar campanhas de marketing, realizar controle financeiro, arquivamento de dados e prontuários.
Como elaborar um projeto terapêutico singular?
O Projeto Terapêutico Singular é um trabalho realizado pela equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico que envolve um sujeito ou uma comunidade. O caso trabalhado em um PTS deve ser eleito pela equipe considerando a necessidade de atenção ampliada à situação.
Qual a relação entre clínica ampliada e integralidade quando assistimos um paciente na UBS?
O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento.
Qual é um dos princípios dos profissionais da saúde na educação em saúde?
A educação em saúde como processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.
Qual seria o propósito do apoio matricial?
O apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária.
O que é acolhimento na saúde?
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
O que é atendimento compartilhado?
O atendimento individual compartilhado é aquele realizado conjuntamente por pelo menos um profissional do NASF e um profissional da eSF (exemplo: um atendimento a uma criança em fase de introdução de alimentos realizado conjuntamente entre o enfermeiro e o nutricionista).
O que é alta compartilhada?
É considerada o momento que a equipe de saúde se reúne com o paciente e seu cuidador/familiar para realizar orientações referentes às áreas específicas relacionadas aos cuidados necessários e as técnicas de procedimentos, e também aos encaminhados de forma em geral.
Quais são as principais diretrizes do SUS?
Descentralização; Regionalização e hierarquização; • Participação da comunidade; É por intermédio dessas diretrizes, tendo em vista o alicerce estrutural dos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, que o SUS deve se organizar.
Qual a importância do PTS na atenção básica?
Concluímos que o PTS se revela uma ferramenta eficaz no âmbito da atenção Básica, garantindo qualidade na gestão do cuidado e cumprimento dos princípios e diretrizes das políticas de saúde.
Qual nível de atenção à saúde recebe apoio das ações de Matriciamento?
Assim, o matriciamento se afirma como recurso de construção de novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e equipes de saúde mental.
Quais os principais fatores do solo que afetam a dinâmica e a disponibilidade de micronutrientes?
O que significa ver uma estrela?