O que é drenagem de pulmão?

Perguntado por: Patrícia Rocha de Paiva  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

A drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural, é indicada em casos de pneumotórax, quando há ar entre as membranas que envolvem os pulmões, e também nos casos de derrames pleurais, quando há líquido ao redor dos pulmões.

Como é feita a drenagem no pulmão?

A inserção do dreno torácico é feita com a pessoa acordada, embora algumas vezes seja administrado um sedativo. O médico anestesia a área entre as duas costelas e faz uma pequena incisão para inserir o dreno. O dreno é conectado para sucção.

Quanto tempo dura a drenagem no pulmão?

Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.

Para que serve o dreno no pulmão?

A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico cujo objetivo fundamental é restaurar ou manter a negatividade da pressão do espaço pleural, por meio da eliminação de qualquer conteúdo anômalo. Consiste na introdução de um dreno através da parede torácica, promovendo o esvaziamento deste conteúdo.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com dreno?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.

Procedimento de Drenagem de tórax l Instituto Terzius

27 questões relacionadas encontradas

Como é feito a drenagem de água no pulmão?

Como é feito o tratamento
  1. Remédios diuréticos, como furosemida: ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo através da urina;
  2. Remédios para o coração, como nitroglicerina: alivia a pressão sobre as artérias do coração, melhorando o seu funcionamento e evitando o acúmulo de sangue nos pulmões;

Quanto tempo dura o tratamento para água no pulmão?

O procedimento tem duração variável, chegando a no máximo 1 hora, a depender da complexidade e do volume de líquido a ser retirado, podendo o paciente receber alta logo em seguida. Isso tudo permite que o tempo de recuperação seja muito rápido.

Quanto tempo dura o tratamento de água no pulmão?

Normalmente, é necessária a internação por, em média, sete dias, além de drenar os líquidos, mas talvez seja preciso o tratamento direto da causa, com remédios de pressão por exemplo.

Quando retirar o dreno do pulmão?

Os drenos torácicos somente são retirados quando a drenagem total estiver estabilizada, por um período de, pelo menos, três horas. No caso de pneumotórax ou hemotórax, clampear o dreno por 12 horas, sendo retirado pelo enfermeiro após este período, depois da avaliação e prescrição médica.

O que acontece com água no pulmão?

O espaço entre as costelas e o pulmão é conhecido como "espaço pleural ". O acúmulo de líquido nesse espaço, popularmente conhecido como "água no pulmão", é uma condição que provoca o encolhimento do pulmão, fazendo com que a pessoa sinta diferentes sintomas, principalmente falta de ar e dor.

Onde é feita a drenagem torácica?

A drenagem torácica é o procedimento médico que visa manter ou restabelecer a pressão negativa normal do espaço pleural. O procedimento é feito por meio da inserção de um dreno na cavidade pleural, após anestesia local, vedado na extremidade oposta, abaixo do nível do tórax.

Como é feita a drenagem de tórax?

A incisão deve ser feita sobre a costela imediatamente inferior ao espaço intercostal escolhido de tal sorte, que um túnel no tecido celular subcutâneo e na musculatura seja realizado na posição cranial, para que o dreno siga a direção superior e sua extremidade aponte para o ápice da cavidade torácica.

Quais os cuidados após a retirada do dreno de tórax?

Cuidados no Transporte
  1. Cuidado na passagem entre macas, pois o dreno pode ficar preso e/ou ser arrancado;
  2. Atenção para que a extremidade do sistema de drenagem não fique fora d'água;
  3. Não ocluir o dreno durante o transporte.

É normal sentir dor depois da retirada do dreno?

Isso é normal? Sim é normal. O dreno torácico comprime um pouco o nervo que passa junto à costela e mesmo após sua retirada e a dor se mantém por algum período.

Quem pode retirar o dreno?

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Como eliminar líquido do pulmão?

O tratamento normalmente consiste na utilização de máscaras de oxigênio e medicamentos que ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo e restaurar a circulação de oxigênio. Além disso, em alguns casos pode ser indicada a realização de fisioterapia respiratória para fortalecer os pulmões.

Quem tem água no pulmão pode fazer inalação?

Não. Quando o vapor chega ao pulmão e se transforma em líquido, duas coisas podem acontecer. A primeira reação do organismo é a tosse, que elimina parte da água. O líquido que sobra no pulmão é absorvido pelo organismo, passa para a corrente sangüínea e depois sai com a urina.

O que causa acúmulo de água no pulmão?

5 principais causas de água no pulmão
  1. Problemas cardiovasculares. ...
  2. Infecções pulmonares. ...
  3. Exposição a toxinas ou fumaça. ...
  4. Afogamento. ...
  5. Grandes altitudes.

Quais os sintomas de pulmão fraco?

Quais os sintomas de problemas no pulmão?
  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

É perigoso água na pleura?

O derrame pleural pode matar? É incomum o derrame pleural ser uma causa de morte, visto que o tratamento dessa condição é bastante simples e eficaz. O risco de morte é mais relacionado ao problema que originou o derrame.

Quanto tempo dura uma drenagem linfática?

"A drenagem linfática trabalha totalmente o sistema linfático. É uma massagem que tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo", explica Daniel, especialista no método na clínica de Flávia. São feitos movimentos leves, contínuos e unidirecionais com as mãos pelo corpo todo numa sessão de 1h a 1h30.

O que é morte por edema pulmonar?

Acontece quando os pulmões se enchem de líquido proveniente dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sistema respiratório entre em colapso. Esse processo dificulta a respiração e causa ao paciente a sensação de que está se afogando. O quadro é extremamente grave e pode levar à morte rapidamente.

Como fazer curativo após retirada do dreno?

a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Drenos e os cuidados de Enfermagem
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Para que serve o selo d'água do dreno de tórax?

Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora.

Artigo anterior
Como eliminar os gases e desinchar a barriga?
Artigo seguinte
Qual foi o pior ano do São Paulo?