O que é drawback de restituição?

Perguntado por: Cristiano Soares Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

O Drawback de Restituição é a modalidade que trata da restituição dos tributos pagos na importação de insumo importado e utilizado na produção de bem exportado.

O que é drawback e como funciona?

Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.

Quais são os tipos de drawback disponíveis?

Existem três modalidades de drawback: isenção, suspensão e restituição de tributos.

Qual o objetivo do drawback?

O chamado Regime Aduaneiro de Drawback, previsto na lei nº 8.402/1992, tem como objetivo incentivar a exportação de produtos brasileiros – de qualquer segmento -, proporcionando mais e melhores condições de competitividade no mercado internacional. ... Veja abaixo como funciona e quais as modalidades do drawback.

Quais os impostos suspensos no drawback?

Impostos abatidos pelo Drawback Isenção, quais são? Na modalidade Isenção, você irá repor seu estoque com as seguintes isenções de tributos: Na Importação, isenção de: II, IPI, PIS e COFINS. No Mercado Nacional, isenção de: IPI, PIS e COFINS.

O que é Drawback?

16 questões relacionadas encontradas

O que é drawback de suspensão?

O drawback, instituído pelo Decreto-Lei nº 37, de 1966, e aperfeiçoado por diversas normas posteriores, é um regime aduaneiro especial que permite a suspensão ou eliminação de tributos incidentes na aquisição de insumos empregados na industrialização de produtos exportados.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Quais os benefícios do drawback para as empresas?

Entre as vantagens do Drawback podemos citar:
  • Impulsionar as exportações;
  • Reduzir custos tributários;
  • Diminuir os custos de produção;
  • Oferecer preços mais baixos;
  • Ampliar as vendas;
  • Aumentar a margem de lucro;
  • Ter mais competitividade;
  • Expandir e conquistar novos mercados.

Qual o objetivo das Áreas de Livre Comércio ALC?

As Áreas de Livre Comércio (ALCs) foram criadas para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental e em Macapá e Santana, com o intuito de integrá-las ao restante do País, oferecendo benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus no aspecto comercial, ...

De quem é a responsabilidade do drawback?

O regime de Drawback, modalidade suspensão, será concedido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Essa concessão dar-se-á com a emissão de Ato Concessório de Drawback por meio eletrônico.

Quais são os tipos de regimes aduaneiros?

Quais são os principais regimes aduaneiros especiais?
  • Admissão temporária. ...
  • Depósito afiançado (DAF) ...
  • Depósito alfandegado (DAC) ...
  • Depósito especial (DE) ...
  • Drawback. ...
  • Entreposto aduaneiro. ...
  • Exportação temporária. ...
  • Loja franca.

O que é drawback e drawback verde e amarelo?

O exportador brasileiro tem um benefício fiscal à sua disposição, o chamado “Drawback Verde-Amarelo”, que consiste na a suspensão do IPI, PIS e COFINS, nas aquisições de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem, no mercado interno, por beneficiário do regime aduaneiro especial de drawback.

O que é drawback intermediário?

O que é Drawback Intermediário? O Drawback do tipo Intermediário permite que a empresa beneficiária do regime importe ou compre os insumos no mercado interno, industrialize e forneça produto intermediário a outra empresa no Brasil. Esta última o utilizará em novo processo industrial e exportará o produto final.

O que é um processo drawback?

O regime aduaneiro especial conhecido como "drawback" consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

Quem pode solicitar drawback?

Têm direito ao incentivo do Drawback as empresas que realizam operações de industrialização sobre partes, peças, componentes, matérias-primas e/ou outros insumos importados ou adquiridos no mercado interno, fabricando com eles produtos destinados à exportação.

O que significa a expressão drawback?

desvantagem f (plural: desvantagens f)

The only drawback to my job is that it is far from home. A única desvantagem do meu emprego é que fica longe de casa.

Quais são as Áreas de Livre Comércio?

Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países.

Qual foi a proposta da Alca?

QUAL ERA A PROPOSTA DA ALCA? O objetivo proposto na elaboração da ALCA era eliminar de forma progressiva as barreiras ao comércio e aos investimentos dentro das Américas. Basicamente, na condição ideal de existência desse bloco econômico, iriam circular livremente mercadorias, capitais e serviços.

Como funciona a área de livre comércio?

A zona de livre comércio é um acordo comum em blocos econômicos que visa ampliar a troca de mercadorias entre seus membros. Trata-se do estágio mais básico na integração econômica entre diferentes países.

O que é due a posteriori?

O despacho posterior à saída dos bens para o exterior (DU-E a posteriori) é uma situação especial de despacho e está prevista nos artigos 102 a 104 da IN RFB nº 1.702/2017. Sua principal característica é o fato de o registro da DU-E ser feito após a efetiva saída da mercadoria do País.

O que é o regime de admissão temporária?

O que é Admissão Temporária? O Regime Aduaneiro Especial de Admissão Temporária com Suspensão Total do pagamento de tributos é o que permite a importação de bens que devam permanecer no país durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento dos seguintes tributos incidentes na importação.

O que compõe o das?

DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o qual unifica o recolhimento de impostos, repassando cada um deles automaticamente para as contas do estado, do município e da União. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Quais os impostos que compõem o das?

Veja como funciona.
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. ...
  • ISS- Imposto sobre Serviços. ...
  • IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. ...
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ...
  • PIS/PASEP. ...
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. ...
  • IPI – Imposto sobre Produto Industrializado.

O que compõem o das Simples Nacional?

Significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É a taxa de recolhimento para o regime, que unifica o pagamento de vários impostos. São eles: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ISS e Contribuição Previdenciária. Ela repassa os valores automaticamente para as contas do Estado, Município e União.

Quais são os casos que o drawback é concedido?

O drawback é um regime aduaneiro que concede a isenção ou suspensão de impostos. Ele é concedido especialmente para insumos importados que vão ser usados na fabricação de produtos destinados à exportação.

Artigo anterior
Que tipo de animal é bom para ter em casa?
Artigo seguinte
Quais hipertensivos causam disfunção erétil?