O que é dosimetria pessoal?

Perguntado por: Vítor Neto  |  Última atualização: 29. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

Dosimetria individual, ou dosimetria pessoal, é um procedimento de proteção radiológica que visa preservar a saúde de trabalhadores e minimizar os riscos derivados do uso de radiações ionizantes.

Qual o conceito de dosimetria?

Dosimetria é o cálculo feito pelo para definir qual a pena será imposta a uma pessoa em decorrência da prática de um crime.

Quais são os equipamentos de dosimetria pessoal?

Além do dosímetro de tórax, exigido pelas legislações trabalhista e sanitária para monitoração da dose ocupacional, também disponibilizamos dosímetros de extremidade (tipo pulso e anel) e para nêutrons.

Quem deve usar o dosímetro individual?

É importante que o dosímetro pessoal seja usado enquanto o usuário permanecer em área controlada ou supervisionada na sua instituição. O Dosímetro é de uso exclusivo do usuário e não poderá ser usado por outra pessoa, nem em outra instituição.

O que é dosimetria individual de radiação?

O objetivo da dosimetria é determinar a exposição de radiação recebida pelo usuário em um determinado período de tempo.

O QUE É DOSÍMETRO? *Radiologia*

23 questões relacionadas encontradas

Como funciona o dosímetro individual?

Os dosímetros individuais destinados a estimar a dose efetiva devem ser utilizados na região mais exposta do tronco. Durante a utilização de avental plumbífero, o dosímetro individual deve ser colocado sobre o avental, aplicando-se um fator de correção de 1/10 para estimar a dose efetiva.

Quando fazer dosimetria?

Este é bem simples, se trata do “porquê” do crime, ou seja, as razões que levaram o condenado a cometer aquela infração penal. Mas cuidado! Os motivos que serão analisados na dosimetria são aqueles que não são próprios do crime. Por exemplo, pense um funcionário público que comete o crime de corrupção passiva.

Como se deve utilizar o dosímetro de monitoração pessoal?

Os monitores individuais devem ser utilizados durante toda a jornada de trabalho com radiação, sempre presos junto ao corpo, na lapela, na região mais exposta do tórax. Cuidados devem ser tomados para que nenhum objeto se interponha entre a exposição a ser medida e o monitor do indivíduo que está sendo monitorado.

Quais os dosímetros mais utilizados?

Os dosímetros integradores são os instrumentos mais utilizados na monitoração de indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) e dos locais, popularmente conhecidos como dosímetros individuais (DI) e dosímetros ambientais (DA).

Quais são os tipos de dosímetros?

A METROBRAS oferecendo três tipos de dosímetros:
  • Dosímetro de tórax (tipos 2 e 9): Indicado para dosimetria de corpo inteiro, para uso na altura da lapela, sem avental de chumbo (tipo 2) e com avental de chumbo (tipo 9);
  • Dosímetro de Anel (tipo 3): Indicado para dosimetria de extremidades;
  • Dosímetro de pulso (tipo 6):

Qual a importância da dosimetria das radiações?

O objetivo da dosimetria é determinar a exposição de radiação recebida pelo usuário em um determinado período de tempo. A sua utilização é exigida para operadores de equipamentos emissores de radiação em clínicas radiológicas tanto odontológicas como médicas, indústrias, laboratórios etc...

Para que serve a monitoração individual?

A monitoração individual mensal fornece aos usuários o Relatório de Doses Mensal e Relatório de Doses Anual acumuladas, por instituição, sendo que os limites de dose recebida pelo indivíduo devem estar de acordo com as normas vigentes de monitoração individual externa estabelecida pela CNEN (Comissão Nacional de ...

Quanto tempo dura um dosímetro?

Proteção radiológica

No Brasil, a periodicidade da dosimetria individual externa é mensal, conforme a regulamentação vigente. Assim, os dispositivos de monitoração devem ser trocados a cada 30 dias.

Qual é o objetivo da dosimetria?

Dosimetria individual, ou dosimetria pessoal, é um procedimento de proteção radiológica que visa preservar a saúde de trabalhadores e minimizar os riscos derivados do uso de radiações ionizantes.

Quem fornece o dosímetro?

A previsão está contida no §3 do Artigo 4º da Resolução CONTER n.º 10/2011, que diz: “A Instituição de Ensino será responsável pelo fornecimento de dosímetros para o controle de dose de radiação pessoal aos alunos que ingressarem no Estágio Supervisionado”.

Qual dosímetro individual pode ser utilizado para detecção de nêutrons?

OSLD – Dosimetria de Luminescência Óticamente Estimulada

Também pode ser empregada para detecção de nêutrons, embora este uso não seja praticado ainda no Brasil.

Qual a diferença entre dosímetro padrão e dosímetro individual?

O dosímetro padrão serve para armazenar a dose de radiação não ocupacional, ou seja, as doses provenientes do transporte e da radiação natural. Ele não é um dosímetro de ambiente, não deve e não pode ser submetido à radiação.

O que a radiação pode causar no corpo humano?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Quais são os órgãos mais sensíveis à radiação?

Radiação e crianças

Em crianças, alguns órgãos e tecidos, como o cérebro, o cristalino do olho e a glândula tireoide, são mais sensíveis à radiação do que em adultos.

Onde deve ser guardado o dosímetro?

Dosímetro que não está em uso deve ser mantido junto ao dosímetro padrão, guardado no claviculário instalado em cada setor gerador de radiação ionizante porém, em ambiente livre de radiação; do contrário, registrará dose que o profissional não esteve exposto.

Como é feita a dosimetria?

A primeira fase da dosimetria da pena é realizada com base em uma análise subjetiva de alguns fatores previstos no artigo 59 do CP, quais sejam: culpabilidade, antecedentes criminais, conduta social, personalidade do agente, motivos, circunstâncias do crime, consequências e comportamento da vítima.

Quais as fases da dosimetria?

Olha só quais são as 03 fases:
  • fixação da pena-base: observando as circunstâncias judiciais.
  • fixação da pena provisória: observando os atenuantes e agravantes.
  • fixação da pena definitiva: aplicando as majorantes e minorantes.

Quantas fases tem a dosimetria?

A partir daí, conforme prevê o artigo 68 do Código Penal, o cálculo da punição deve atender três fases: fixação da pena-base, análise dos atenuantes e agravantes e análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.

Quais as principais características de um bom dosímetro?

Para que o dosímetro seja considerado como um detector adequado, ele deve apresentar algumas características: repetitividade; reprodutibilidade; estabilidade; exatidão; precisão; sensibilidade; eficiência.

Qual o objetivo da dosimetria individual de ruído?

A DOSIMETRIA tem por objetivo identificar e qualificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.

Artigo anterior
Qual a diferença entre professor e tutor?
Artigo seguinte
O que significa basalto e arenito?