O que é dor neuropática?

Perguntado por: Bárbara Paiva Moura  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

O que pode causar dor neuropática?

A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas.

O que fazer para aliviar a dor neuropática?

Para isso, podem ser usados medicamentos anticonvulsivantes, como a Carbamazepina, Gabapentina ou Pregabalina por exemplo, que atuam diminuindo a atividade elétrica dos nervos ou inibindo a passagem da dor por determinadas vias nervosas, analgésicos de ação central como o Tramadol e o Tapentadol, que acalmam a dor e ...

Como diagnosticar a dor neuropática?

Dor neuropática resulta de lesão ou disfunção do sistema nervoso periférico ou central, em vez da estimulação de receptores de dor. O diagnóstico é sugerido por dor desproporcional à lesão tecidual, disestesia (p. ex., queimação, formigamento) e sinais de lesão de nervos detectada durante o exame neurológico.

O que piora dor neuropática?

Dificuldade para dormir é o transtorno mais frequente na dor neuropática.

Dor Neuropática - O Que é Dor Neuropática

40 questões relacionadas encontradas

Qual a principal característica da dor neuropática?

A dor neuropática é uma sensação de incômodo evidente. Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.

Qual a diferença entre fibromialgia é dor neuropática?

Diferença entre fibromialgia e dor neuropática

Apesar de causarem muita dor no paciente, a principal diferença entre a fibromialgia e a dor neuropática é que a segunda ataca áreas específicas do corpo, ao contrário da fibromialgia que provoca dor generalizada.

Qual médico cuida da dor neuropática?

Para um tratamento adequado, procure um médico neurologista de sua confiança especializado em dor neuropática.

Qual exame detecta neuropatia periférica?

O Dr. Sallem diz que a eletroneuromiografia é um exame que estuda os nervos motores e sensitivos. Esse teste é realizado em duas etapas. Na primeira, são dados pequenos choque nos nervos periféricos para que seja analisada a velocidade de condução nervosa.

O que é dor neuropática exemplo?

Os sintomas mais comuns são dor em choque ou em queimação, formigamento e sensações alteradas. Os principais exemplos de condições de dor neuropática são: radiculopatia lombar (mais conhecida como "ciática"), neuralgia pós herpética (dor pós herpes zoster), neuropatia diabética e neuropatia causada por HIV.

O que fazer para curar neuropatia dos pés?

Você pode usar um arco semicircular ou palmilhas para ajudar no suporte e sustentação. - O exercício físico regular, como caminhar três vezes por semana, pode reduzir a dor da neuropatia, melhorar sua força muscular e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como o uso de anticonvulsivante pode auxiliar no tratamento da dor neuropática?

Drogas anticonvulsivantes também são efetivas no tratamento da dor neuropática. A carbamazepina é indicada no tratamento da neuralgia do trigêmeo e também mostrou eficácia modesta no tratamento da neuropatia diabética ou neuralgia pós-herpética (7)(Grau A).

O que é bom para polineuropatia?

Como é feito o tratamento
  • Anti-inflamatórios: como Ibuprofeno ou Nimesulida;
  • Antidepressivos: como Amitriptilina, Duloxetina ou Verflaxacina;
  • Anticonvulsivantes: como Gabapentina, Pregabalina ou Topiramato.

Qual a maior causa de dor neuropática na população geral?

De maneira ge- ral, a maior causa de dor neuropática ainda é a neuropatia diabética, mas estudos vem sugerindo uma alta prevalência deste sintoma nos pacientes com pré-diabetes.

Qual o remédio para dor neuropática?

A gabapentina é comumente utilizada para tratar a dor neuropática (dor decorrente de lesão nos nervos).

O que é dor neuropática na coluna?

Dor Neuropática Lombar – O que é Dor Neuropática. Dor neuropática é um sintoma causado por mau funcionamento, doença ou lesão no sistema nervoso central ou no sistema nervoso periférico. Em muitos casos, os nervos ficam danificados ou disfuncionais após sofrer uma lesão ou trauma. E isto causa hipersensibilidade à dor.

Qual a especialidade médica que trata neuropatia periférica?

O Neurologista, em particular o que realizou especialização em doenças neuromusculares, avalia, investiga as etiologias e fatores associados as doenças do sistema nervoso periférico e propõe o tratamento direcionado para cada caso.

O que é um médico especialista em dor?

O médico especialista em medicina da dor trabalha com o objetivo de reduzir e controlar a dor do paciente, especialmente aqueles que sofrem da sua versão crônica.

O que pode ser dor que anda pelo corpo?

A dor no corpo todo pode acontecer devido a diversas situações, podendo ser associada à estresse ou ansiedade, ou ser consequência de processos infecciosos ou inflamatórios, como no caso da gripe, dengue e fibromialgia, por exemplo.

Quais os direitos de quem tem fibromialgia?

Quem sofre com fibromialgia sabe como as dores terríveis decorrentes desta síndrome podem prejudicar a qualidade de vida e capacidade para o trabalho de uma pessoa.
...
A conclusão principal é que o portador de fibromialgia tem direito a benefícios pagos pelo INSS:
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez; e.
  • BPC/LOAS.

Como fica o corpo de uma pessoa com fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais.

O que é fibromialgia facial?

A síndrome da fibromialgia (SFM) é uma síndrome dolorosa crônica. A coexistência de uma condição dolorosa causada pela disfunção temporomandibular (DTM) e pela SFM tem sido frequentemente descrita por vários estudos.

O que a neuropatia periferica pode causar?

A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

Qual o sintoma da polineuropatia?

Os sintomas incluem fraqueza e uma sensação de formigamento ou perda da sensibilidade. Os músculos que controlam a respiração podem ser afetados, causando insuficiência respiratória. Muitas polineuropatias crônicas afetam principalmente a sensibilidade.

O que é neuropatia grave?

0) é uma condição comum que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. A neuropatia periférica pode causar danos permanentes aos nervos, sendo muitas vezes um problema incapacitante e até mesmo fatal.

Artigo anterior
O que é o renach da cnh?
Artigo seguinte
O que são heterótrofos?