O que é dor na parte de trás do joelho?

Perguntado por: Salvador Rafael Anjos  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Portanto, a dor atrás do joelho pode ser indicativo de algum problema nos meniscos. Para o diagnóstico correto desse problema, é importante consultar um médico ortopedista e fazer alguns exames de imagem, tais como ressonância magnética, para verificar como está a condição dos meniscos.

O que é uma dor atrás do joelho?

A dor localizada atrás do joelho pode indicar alterações como cisto de Baker, tendinite dos músculos isquiotibiais, varizes, artrose ou lesão do menisco, por exemplo. O diagnóstico deve ser feito pelo médico após a avaliação física e testes que provocam dor.

Qual é o nome da parte de trás do joelho?

A região posterior do joelho (poplítea) acomoda nervos e vasos sanguíneos importantes e em casos em que o cisto é muito volumoso, o paciente pode apresentar sintomas de compressão dessas estruturas, queixando-se de sensação de formigamento (parestesia), alteração de força, dor intensa e até mesmo edema na perna, pois o ...

Como aliviar a dor do cisto de Baker?

Com o objetivo de aliviar a dor causada pelo cisto, o médico pode ainda recomendar:
  1. Uso de meias de compressão: ajudam a reduzir o inchaço no joelho, aliviando a dor ao movimentar a articulação;
  2. Aplicação de compressas geladas: na parte de trás do joelho durante 10 a 20 minutos ajuda a reduzir o inchaço e a dor;

O que provoca o cisto de Baker?

O cisto de Baker acontece geralmente em pessoas que já possuem inflamações na região do joelho, causadas por doenças com artrite reumatoide, osteoartrose, dentre outras.

5 causas de DOR ATRÁS DO JOELHO

38 questões relacionadas encontradas

O que fazer para aliviar dor atrás do joelho?

Primeiramente, a colocação de compressas de gelo no local pode melhorar, no caso de tendinites. A dor pode diminuir ou ser necessários medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. A Fisioterapia também é um forte aliado no tratamento das dores atrás do joelho.

Que remédio caseiro é bom para dor no joelho?

Opções naturais
  1. Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ...
  2. Fazer uma massagem. ...
  3. Usar uma joelheira. ...
  4. Drenagem postural. ...
  5. Fazer exercícios.

Pode colocar gelo atrás do joelho?

O cotovelo e região lateral do joelho (próximo à cabeça da fíbula) devem ser locais evitados por alojarem nervos superficiais. Nas extremidades do corpo (dedos das mãos e dos pés) o tempo de aplicação deve ser menor e a precaução redobrada.

Como é a dor na perna de infarto?

Dor na perna pode indicar doença que aumenta risco de infarto. Dores, câimbras e cansaço nas pernas ou pés ao caminhar, pernas mais frias que o resto do corpo e feridas na região que demoram para cicatrizar.

Quando uma dor na perna é preocupante?

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Quem tem problema no coração sente dor nas pernas?

Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com pressão suficiente para todo o corpo.

Como é a dor de trombose na perna?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Como fazer tratamento com gelo no joelho?

A dica é misturar pedras de gelo com um pouco de água gelada em um saco plástico, isso facilita a aplicação da compressa na área lesada. Outra possibilidade é fazer uma mistura de uma 1 parte de álcool com 2 de água dentro de um saco ziploc e depois de deixar algum tempo no congelador e aplicar sobre a região.

O que é melhor para dor no joelho gelo ou calor?

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação

Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Quanto tempo de gelo na lesão?

A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala. “É importante também não deixá-la parada no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais”, explica Cocco.

O que é bom para inflamação no joelho?

O tratamento para infecções no joelho obrigatoriamente inclui a prescrição de antibióticos. A realização de procedimentos adicionais varia conforme a causa e o tipo de infecção; ou seja, se originou pela corrente sanguínea, se foi devido a algum procedimento cirúrgico, ou outro motivo.

Qual remédio caseiro para artrose no joelho?

5 remédios caseiros para artrose e artrite
  1. Chá de alecrim. ...
  2. Chá de salgueiro e ulmária. ...
  3. Compressa com linhaça. ...
  4. Extrato de caroço de abacate. ...
  5. Chá de sucupira.

Qual a melhor pomada para dor no joelho?

Os sintomas de artrite como inflamação ou dor nas articulações podem ser aliviados com o uso de pomadas anti-inflamatórias contendo cetoprofeno (Profenid gel) ou piroxicam (Feldene emulgel).

Quem tem cisto de Baker tem que operar?

O prognóstico do quisto de Baker está habitualmente dependente da sua etiologia (causas) e, por isso, a tomada de decisão no tratamento está condicionada pela mesma. Geralmente, o médico especialista do joelho leva em consideração que é frequente que o quisto desapareça espontaneamente, pelo que não precisa operar.

O que provoca cisto no joelho?

Ocorre por acúmulo de líquido da articulação nas bolsas naturais que existem entre os músculos e tendões na região, chamadas de bursas. Este acúmulo de líquido pode acontecer quando sua produção está aumentada no joelho, quando há lesões dentro da articulação, como por exemplo na artrose ou osteoartrite.

Quem tem cisto de Baker pode fazer caminhada?

Quem tem cisto de Baker pode fazer caminhada e aliviar as dores com analgésicos. Para o tratamento do cisto de Baker, caso o paciente apresente muita dor na região, algumas medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem ser prescritas.

Como é a dor do cisto de Baker?

Normalmente o cisto de Baker não apresenta sintomas e, por isso, algumas pessoas podem ter esse problema e nem perceber. Porém, esse nódulo pode causar um rápido desconforto, além de inchaço, rigidez no local e dor na parte de trás da articulação do joelho, que pode ser irradiada para o músculo da panturrilha.

Pode colocar gelo no cisto de Baker?

Aplique gelo no joelho e em volta do cisto.

Ao ser aplicado sobre a protuberância, o gelo ajudará a reduzir a inflamação e o inchaço em volta, além de aliviar um pouco a dor.

Artigo anterior
Quando o benefício está bloqueado?
Artigo seguinte
O que é punição para a psicologia?