O que é doenças e Agravos Transmissíveis?
Perguntado por: Isabela Kyara Pinho de Baptista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)
As Doenças e Agravos Transmissíveis podem ser caracterizadas como doenças cujo agente etiológico é vivo e transmissível, podendo a infecção ser veiculada por um vetor, ambiente ou indivíduo.
O que é uma doenças transmissíveis?
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Quais são as doenças e agravos não transmissíveis?
Compreendem dois grandes grupos de eventos: as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), caracterizadas principalmente pelas doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, neoplasias e diabetes mellitus, e as causas externas, tais como os acidentes e as violências.
O que são agravos de saúde?
Entende-se, aqui como agravos a saúde os danos a integridade física, mental e social dos indivíduos, provocados por doenças ou circunstancias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.
O que são doenças em eliminação?
Neste grupo estão incluídas a hanseníase, esquistossomose, filariose linfática, geohelmintíases, oncocercose e tracoma. O governo do Brasil assume o compromisso público de eliminar esses agravos ou reduzir drasticamente a carga dessas doenças.
[VIDEOAULA] Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis (DANT) - Parte 1
O que são agravos de notificação?
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 4, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, ANEXO V, CAPÍTULO I), mas é facultado a ...
Quais são as doenças não transmissíveis?
Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as DCNT são responsáveis por 63% das mortes no mundo.
Quais são as principais doenças não transmissíveis?
Dentre as mais prevalentes neste cenário estão a hipertensão, os problemas de coluna, o diabetes, a artrite, o reumatismo, a depressão e a asma.
Quais são as doenças e agravos de notificação compulsória?
- Acidente de trabalho.
- Aids.
- Coqueluche.
- Meningites.
- Sarampo e rubéola (doenças exantemáticas)
- Síndrome Gripal (com dados COVID19)
- Síndrome Respiratória Aguda Grave (com dados COVID19)
- Surtos Notificados (incluindo Síndrome Gripal)
Quais são as doenças transmissíveis?
- Coronavírus (Covid-19)
- Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
- Poliomielite.
- Meningite.
- Tétano neonatal.
- Difteria.
- Coqueluche.
- MDDA.
Quais são as doenças que são transmissíveis?
- herpes genital;
- Cancro mole (cancroide)
- HPV.
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
- Donovanose.
- Gonorreia e infecção por Clamídia.
- Linfogranuloma venéreo (LGV)
- Sífilis.
Quais são os tipos de doenças transmissíveis?
- Clamídia. ...
- Gonorreia. ...
- HPV - Verrugas genitais. ...
- Herpes genital. ...
- Tricomoníase. ...
- Sífilis. ...
- AIDS.
O que é uma doença de notificação compulsória?
A notificação compulsória é feita na situação em que a norma legal obriga aos profissionais de saúde e pessoas da comunidade a comunicar a autoridade sanitária a ocorrência de doença ou agravo que estão sob vigilância epidemiológica.
Quais as doenças de notificação compulsória 2020?
PORTARIA Nº 264, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020
Art. 1º Esta Portaria inclui, na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, a doença de Chagas crônica, a criptococose, a esporotricose humana e a paracoccidioidomicose.
São consideradas doenças de notificação compulsória exceto?
(INTEGRI/PREFEITURA DE VOTORANTIM-SP/2010) São consideradas doenças de notificação compulsória, exceto: a) Cólera e febre amarela b) Coqueluche e poliomielite c) Difteria e meningite d) Amigdalite e laringite.
Quais são as 4 doenças crônicas não transmissíveis?
As doenças crônicas não transmissíveis – DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se caracterizam por um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco, longos períodos de latência e curso prolongado. Além do mais, têm origem não infecciosa e podem resultar em incapacidades funcionais 1. Ministério da Saúde (MS).
Quais são as doenças crônicas não transmissíveis OMS?
As DCNT (doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras) são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
Quais são os agravos de notificação compulsória relacionados ao trabalho?
Segundo a Portaria GM/MS nº 777, são agravos de notificação compulsória: acidente de trabalho fatal; acidentes de trabalho com mutilações; acidente com exposição a material biológico; acidentes do trabalho em crianças e adolescentes; dermatoses ocupacionais; intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo ...
O que é agravo na epidemiologia?
Agravo: qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
O que é Sistema de Informação de Agravos de Notificação Sinan?
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I), mas é facultado a ...
O que é notificação compulsória e qual sua importância?
Entende-se por notificação compulsória a comunicação oficial às autoridades sanitárias sobre a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, feita por qualquer profissional de saúde ou cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
Quem deve fazer a notificação compulsória?
Art. 3º A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975.
Quais critérios determinam que uma doença seja de notificação compulsória?
A escolha das doenças e agravos de notificação compulsória obedece a critérios como magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, sendo a lista periodicamente revisada, tanto em função da situação epidemiológica da doença, como pela emergência de novos ...
Quais os tipos de DSTs mais comuns?
Entre as DSTs mais comuns, podemos destacar: clamídia, herpes, HIV, HPV, cancro mole, sífilis e gonorreia. A AIDS também é uma DST, sendo que ela recebe a classificação de IST (infecção sexualmente transmissível), que é um outro tipo de DST.
Quais as características das nulidades relativas?
Como dimensionar um fusível para um motor?