O que é doença iatrogênica?
Perguntado por: Flávio Márcio Vieira de Jesus | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)
O termo iatrogenia vem do grego e refere-se a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica. Infelizmente, o risco de sua ocorrência convive constantemente no manuseio das doenças cardíacas.
O que é iatrogenia exemplo?
São os exemplos mais comuns de fontes de iatrogenia as interações medicamentosas, os efeitos adversos de medicamentos, a utilização indiscriminada de antibióticos (o que leva à resistência das bactérias), quimioterapias e radioterapias (queda capilar, anemia, náuseas, etc.), infecções, dentre outros.
O que são infecções iatrogênicas?
Iatrogenia é uma doença com efeitos e complicações causadas como resultado de um tratamento médico. O termo deriva do grego e significa de origem médica, e pode-se aplicar tanto a efeitos bons ou maus.
O que é reação iatrogênica?
"Iatrogenesis" é algo cujo gênesis (origem) foi um iatros, ou seja, "algo que veio por causa da cura". Costumamos usar a expressão lesão iatrogênica, como uma lesão causada de forma não intencional por um tratamento médico.
O que são complicações iatrogênicas?
As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.
Doença Iatrogênica
Quais são os riscos da polifarmácia?
A polifarmácia pode aumentar a probabilidade de interações medicamentosas e reações adversas, de erros de medicação, além de dificultar a adesão e eficácia de tratamentos e, em casos mais graves, causar intoxicações e até matar.
O que é iatrogenia em idosos?
Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
Como evitar efeito Iatrogenico?
É possível evitar os efeitos iatrogênicos respeitando a prescrição e dosagem do medicamento. Em caso de automedicação, o melhor é procurar recomendação de um farmacêutico. Além disso, o consumo de álcool deve ser evitado durante todo tratamento médico.
Quais são as causas da iatrogenia?
- Erro médico.
- Negligência ou procedimentos com falhas.
- Suicídio assistido (ex: Eutanásia )
- Má caligrafia nas prescrições.
- Interação medicamentosa.
- Efeitos adversos dos medicamentos.
- Má utilização dos antibióticos, levando à criação de resistências.
- Tratamentos radicais.
O que é anemia iatrogênica?
E potenciais prejuízos à saúde dos pacientes — um exame feito sem necessidade expõe a pessoa a riscos ou, no mínimo, a desconfortos evitáveis: “Exames de sangue muito frequentes podem levar a anemia iatrogênica [aquela provocada por um tratamento médico)].
O que é iatrogenia na psicologia?
Segundo o Wikipedia, "Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa), pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus.
O que é uma infecção exógena?
A infecção exógena é aquela que causada por micróbios de uma fonte externa e infecção endógena é aquela causada por micróbios que fazem parte da flora normal do próprio individuo.
O que é iatrogenia e como evitar?
Iatrogenia é qualquer distúrbio ou evento adverso promovido no paciente pelo uso de procedimentos médicos ou equipe de assistência como sondagem, intubações, cirurgias e medicamentos.
Quais são os erros médicos?
Erros médicos podem ser classificados em três tipos: negligência (quando resultam de falta de atenção e cuidado), imperícia (quando o médico não é totalmente capacitado para realizar o tratamento que gerou o erro) e imprudência (médico opta, precipitadamente, por procedimento não indicado e não comprovado ...
Quais os tipos de iatrogenia no idoso?
Nos idosos, a iatrogenia é associada a vários agravos à saúde como: quedas, déficits cognitivos, depressão, desnutrição, infecções resistentes, imobilidade, déficits de audição e visão, tonturas e morte prematura.
Como prevenir a imobilidade do paciente?
As intervenções fisioterapêuticas em pacientes acamados podem diminuir as mudanças fisiológicas desfavoráveis, que são geradas pela imobilidade. A hidratação adequada e atividades físicas diárias são algumas das medidas que podem prevenir descondicionamento musculoesquelético e complicações da pele.
O que é iatrogenia PDF?
A iatrogenia consiste em todo procedimento ou tratamento de saúde que possa causar transtornos para o paciente, com efeitos colaterais.
Qual é a via de administração mais rápida?
1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.
Quais são os tipos de iatrogenia?
Podem ser considerados dois tipos de iatrogenia: iatrogenia de ação, ou decorrente da ação médica, e iatrogenia de omissão, relacionada à falta de ação do médico. As iatrogenias ocorrem em todas as fases do ato médico, desde a relação com o paciente, passando pelo diagnóstico, tratamento, até a prevenção das doenças.
São fatores de risco para iatrogenia na administração de medicamentos?
Entre alguns dos fatores que levam a ocorrência de iatrogênia na medicação, foram detectados erros com relação à prescrição, dose, horário, omissões, administração de medicamentos não autorizados, paciente errado e falhas de comunicação.
Quais os fármacos em saúde do idoso considerados mais Iatrogênicos?
Entre as drogas, predominaram como causadoras de iatrogenia, os quimioterápicos, digitálicos, neurolépticos e antiinflamatórios não hormonais.
O que é Síndrome do imobilismo no idoso?
A imobilidade se caracteriza pela supressão dos movimentos de uma ou mais articulações. Ainda, nesse contexto, quando consideramos as alterações negativas provenientes do decúbito prolongado e que impedem a mudança postural temos a Síndrome de Imobilidade.
O que é imobilidade no idoso?
A síndrome da imobilidade é definida como um conjunto de repercussões deletérias ao organismo acamado por um período prolongado. Sendo muito prejudicial principalmente para os indivíduos que apresentam idade superior aos 60 anos.
Quais as consequências da polifarmácia em idosos?
O uso de medicamentos por idosos acontece em grande quantidade, dando nome à polifarmácia, ocasionando riscos de reações adversas, interações medicamentosas e alguns sintomas, destacando distúrbios nos ritmos cardíacos e respiratórios, hipotensão ou hipertensão, alterações gastrointestinais, dores abdominais, tonturas, ...
Como prevenir a polifarmácia?
O mais simples e importante preditor de prescrição inapropriada e risco de eventos adversos de drogas em idosos é o número de medicamentos prescritos. A desprescrição é o processo de redução ou interrupção de drogas, visando minimizar a polifarmácia e melhorando os resultados do paciente.
O que pode ser quando o cachorro vomita fezes?
Qual o nome da bactéria do intestino?