O que é doença exógena?

Perguntado por: Cristiano Amorim  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

Infecção exógena – infecção provocada por micro-organismos provenientes do exterior.

O que são doenças exógenas?

Infecções exógenas

Essas bactérias podem estar aumentadas na região da pele ou no trato genital e conseguem invadir a uretra e chegar na bexiga, causando a infecção. Podem ocorrer por picadas de mosquitos, mordidas de animais, intoxicação alimentar.

O que significa a palavra exógena?

1. Que tem origem no exterior. 2. [ Botânica ] Diz-se dos vegetais cujo crescimento não se realiza no centro da haste, mas na circunferência.

Quantos e quais são os fatores exógenos?

Fatores exógenos são aqueles ligados ao estímulo, ao ambiente e à cultura. Há estudiosos que defendem a concepção de que os fatores sociais e ambientais são os mais determinantes no comportamento humano. Enxergam o ser humano como um produto do meio.

O que pode causar uma intoxicação exógena?

Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.

Saiba mais sobre Intoxicação Exógena | Parte 1

39 questões relacionadas encontradas

Quais os principais sinais e sintomas na intoxicação exógena?

Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;

Quais as 4 fases da intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais são agentes exógenos?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Quais são os agentes exógenos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

Quais os agentes exógenos?

Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

O que são nutrientes exógenos?

Existem dois tipos de antioxidantes: ... Exógenos: são vitaminas e sais minerais que vêm da dieta e que atuam como antioxidantes no organismo, sendo os principais as vitaminas A, C, E, os flavonoides, os carotenoides, o licopeno, o cobre, o zinco e o selênio.

O que é endógenas e exógenas?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

O que é uma pessoa cognoscente?

Cognoscente é um adjetivo que qualifica a pessoa que busca ou toma o conhecimento sobre algo, também utilizado para se referir ao indivíduo que tem a capacidade de conhecer e assimilar o saber.

O que são as intoxicações exógenas?

Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.

Quando notificar intoxicação exógena?

A intoxicação exógena é agravo de notificação compulsória semanal, com exceção dos casos em que haja associação com situações de violência, quando deverá ser realizada em 24 horas ( notificação compulsória imediata ), para desencadeamento de medidas preventivas de óbito e para outros encaminhamentos necessários e ...

Como prevenir intoxicação exógena?

Intoxicação exógena em crianças: quatro dicas para prevenir
  1. Mantenha fora do alcance das crianças. ...
  2. Observe a segurança das embalagens. ...
  3. Evite elementos tóxicos e misturas perigosas. ...
  4. Vigie também as áreas externas. ...
  5. A classificação dos produtos químicos.

Quais são os principais agentes internos?

Os principais agentes internos são o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

São exemplos de agentes endógenos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.

Quais são os principais agentes endógenos?

Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Quais são os principais agentes internos do relevo?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

Quais os tipos de agentes naturais?

Outros agentes devem ser agregados à terra tais como a água, o ar, os seres vivos, as plantas e os minerais encontrados em grandes quantidades na terra, além das diversas fontes de energia da própria natureza como o vento, o sol e a água.

Quais são as principais formas de relevo continental?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quais são as fases de intoxicação?

TOXICOLOGIA • Quatro fases: - 1. Exposição, - 2. Toxicocinética, - 3. Toxicodinâmica - 4.

O que é intoxicação e quais suas fases?

INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo. Efeito tóxico: alteração biológica nociva. Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico.

Quantos as fases da intoxicação podemos dizer que?

-Fases da intoxicação: O processo de intoxicação pode ser desdobrado, para fins didáticos, em quatro fases: -Fase de exposição: É a fase em que a superfície externa ou interna do organismo entra em contato com o toxicante.

Artigo anterior
Porque a pobreza é um problema social?
Artigo seguinte
Como aumentar a dilatação das veias?