O que é documentos ostensivos?

Perguntado por: Simão Xavier Macedo Sousa  |  Última atualização: 21. April 2025
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Um documento ostensivo é aquele que não contém nenhuma informação que possa prejudicar a empresa ou seus colaboradores e clientes.

O que é um documento ostensivo?

O documento ostensivo é aquele que pode ser divulgado publicamente sem qualquer prejuízo para a empresa, pois não tem informações que possam gerar algum risco. Isso quer dizer que ele é o oposto de um documento sigiloso.

Quais são os tipos de documentos sigilosos?

Documentos sigilosos: São aqueles que contenham informações pessoais e funcionais com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem, prevenção e diagnóstico médico, ação judicial, apuração de responsabilidade e representação contra servidor (técnico ou professor).

Como classificar documentos sigilosos?

Segundo a LAI, as informações que possam comprometer a segurança da sociedade ou do Estado podem ser classificadas em um dos três graus de sigilo, quais sejam: reservado, secreto ou ultrassecreto.

Quais são as 3 principais classificações dos documentos?

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

Documentos Ostensivos e Sigilosos - Curso de Processo Eletrônico na UFPB

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Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos?

A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração. E sigilosos são os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.

O que são considerados dados sigilosos?

2º São considerados originariamente sigilosos, e serão como tal classificados, dados ou informações cujo conhecimento irrestrito ou divulgação possa acarretar qualquer risco à segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da intimidade da vida privada, da honra e da ...

O que são documentos de natureza sigilosa Cite exemplos?

Algumas documentações mantidas pelas empresas contêm informações que devem ser mantidas em segredo, por exemplo, planos estratégicos, informações financeiras, dados bancários e muitas outras informações.

Qual a diferença entre documentos sigilosos e ostensivos?

Em outras palavras, ele não contém informações que podem comprometer a credibilidade do negócio ou de um colaborador. Portanto, o documento sigiloso é o oposto do ostensivo, pois necessita de permissões especiais para o acesso.

O que a palavra ostensivo significa?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 V ostensível . 2 fig Em que há ou que envolve acinte; acintoso, intencional, premeditado. 3 Que demonstra predisposição para um comportamento hostil; agressivo, animoso, exaltado: A polícia dispersou os manifestantes com um aparato bem ostensivo.

O que é ostensivo sinônimo?

2 manifesto, franco, evidente, escancarado, claro, aberto, expresso, descoberto, aparente, conhecido, oficial, ostensível, ostensório, ostentativo, ostentoso, patente, proclamado, sabido, visível. Arrogante: 3 empafiado, orgulhoso, insolente, arrogante, desvanecido, altivo, prepotente, soberbo.

Quanto tempo dura um sigilo?

Os documentos em posse do Poder Público podem ter seu acesso restrito a depender do grau de sigilo: reservado (5 anos), secreto (15 anos) ou ultrassecreto (25 anos).

Como guardar documentos sigilosos?

Como armazenar documentos sigilosos com segurança?
  1. Estabeleça locais e formas de arquivamento.
  2. Crie regras de acesso.
  3. Padronize a nomenclatura dos documentos.
  4. Armazenamento de dados na nuvem.
  5. Aplicativos de segurança.
  6. Contratação de um software de gestão documental.

Qual a natureza do documento RG?

O RG (Registro Geral) é um dos dois principais documentos que um cidadão deve portar, junto ao CPF. O registro é indispensável para que vários outros documentos possam ser solicitados e registros das mais diversas esferas sejam feitos. Ambas as formas de apresentação do RG são válidas, digital e física.

São exemplos de informação confidencial?

Informação confidencial
  • Informações fornecidas em sigilo profissional (por exemplo, seu advogado);
  • Informações relacionadas à saúde;
  • Informações comerciais sigilosas.

Quais são as informações pessoais que são protegidas pela Lei?

Quais dados são protegidos pela LGPD? A LGPD garante proteção a todos os dados cujos titulares são pessoas naturais, estejam eles em formato físico ou digital. Assim, a LGPD não alcança os dados titularizados por pessoas jurídicas – os quais não são considerados dados pessoais para os efeitos da lei.

Quais informações são confidenciais?

O que são informações confidenciais? Informação confidencial é o nome dado a todo e qualquer dado sensível e restrito. Isso mesmo: são aquelas informações que, caso sejam divulgadas, podem gerar danos à integridade das empresas ou dos clientes aos quais as informações pertencem.

Quanto aos documentos sigilosos é incorreto afirmar?

6) Quanto aos documentos sigilosos, é INCORRETO afirmar:

A) Os documentos referentes à segurança da sociedade e do Estado são originariamente sigilosos. da criação. C) Requerem medidas especiais de guarda e conservação. D) O Poder Judiciário não poderá determinar a exibição de documento sigiloso.

Qual o significado do grau de sigilo reservado de um documento?

§ 3º O grau de sigilo ou classificação CONFIDENCIAL é dado aos assuntos que, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou entidade ou criar embaraço administrativo.

O que é uma tabela de temporalidade de documentos?

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico.

Quais são os 4 tipos de arquivos?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

O que é um arquivo morto?

O arquivo morto é, basicamente, diversos arquivos e/ou documentos importantes que não estão sendo utilizados no momento, mas que precisam ser guardados. Isso inclui documentos fiscais, contábeis, de processos, de produtos, da área de gestão de pessoas, entre vários outros!

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