O que é documento na informática?

Perguntado por: Gustavo Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

Antigamente, um documento era um papel ou qualquer outro meio físico. No entanto, para a informática, um documento é um arquivo digital susceptível de ser visualizado ou partilhado através de um computador.

O que é um documento na informática?

INFORMÁTICA ficheiro que contém dados gerados por uma aplicação (processador de texto, folha de cálculo, base de dados, etc.)

Qual é o conceito de documento?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

O que é documento e qual sua finalidade?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

Qual a função do documento?

De fato, documentos tem como função básica o registro de informações, mas através de certos tipos de documentos é possível criar obrigações ou direitos, evitar problemas legais, induzir ou mesmo exigir a adoção de procedimentos.

Entenda as Extensões e Tipos de Arquivos | Informática 2022

18 questões relacionadas encontradas

Qual a função da gestão de documentos?

Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. A ideia é simplificar o uso desses papéis no dia a dia, tornando a busca por dados mais fácil, organizada e segura.

Quais os valores dos documentos?

Fundamentalmente temos dois valores: o primário e o secundário. O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos: Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

Qual a importância da documentação?

A documentação é essencial para o controle de qualidade e processos. Há mais de uma maneira de fazer acontecer e você quer dar à equipe a flexibilidade para abordar o trabalho da maneira que for melhor para eles. Mas, ao mesmo tempo, você quer garantir resultados consistentes.

Qual é a importância dos documentos pessoais?

Os documentos pessoais são exigidos sempre que é preciso se identificar; para fazer vestibulares, matrículas, na hora de abrir uma conta em uma instituição bancária, de viajar, etc. Por isso é vital a importância dos documentos pessoais.

Qual é a importância do arquivo de documentos?

O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.

Qual a importância dos documentos para a história?

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.

O que é valor de um documento?

É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação.

O que é valor secundário dos documentos?

VALOR SECUNDÁRIO

Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

O que é um documento de valor primário?

Em arquivística o valor primário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado.

Qual o princípio básico da gestão de documentos?

O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...

Como os documentos podem ser classificados?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Como é a classificação dos arquivos?

Os arquivos podem ser classificados quanto à entidade mantenedora, ao ciclo vital dos documentos, à produção documental, à guarda e conservação dos acervos, ao franqueamento e acessibilidade às informações, aos tipos de arquivamento e às formas de buscas de documentos.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

O que é valor primário e secundário?

O valor primário relaciona-se às razões de sua própria produção, considerando seu uso para fins adminstrativos, legais e fiscais. O valor secundário diz respeito à potencialidade do documento como prova ou fonte de informação para a pesquisa. a fim de se identificar as funções ou atividades informalmente exercidas.

O que significa valor secundário?

Em arquivística o valor secundário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade do documento baseada nas utilizações não imediatas ou científicas. Esta qualidade radica essencialmente no testemunho privilegiado e objetivo que o documento fornece.

O que é um documento probatório?

Que pode ser utilizado como prova; que providencia certificado de aprovação.

O que é documento para a história?

Assim, documentos históricos são documentos que tiveram muita importância na história ou que contenham fatos importantes. Mas não é somente considerado documento histórico aquele conteúdo contido em suporte de papel. Independentemente do suporte, qualquer objeto pode ser considerado documento histórico.

Qual a relação entre documento e história?

Para a História Positivista, o documento é o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historia- dor. Apresenta-se por si mesmo, como prova histórica, que se afirma ne- cessariamente como documento escrito.

Quais são as funções dos documentos e dos monumentos para a história?

A concepção do documento/monumento é, pois, independente da revolução documental e entre os seus objetivos está o de evitar que esta revolução necessária se transforme num derivativo e desvie o historiador do seu dever principal: a crítica do documento – qualquer que ele seja – enquanto monumento.

Qual a importância do arquivamento de documentos para a história da humanidade?

Indolfo destaca a importância dos documentos e dos registros para a humanidade: O documento ou, ainda, a informação registrada, sempre foi o instrumento de base do registro das ações de todas as administrações, ao longo de sua produção e utilização, pelas mais diversas sociedades e civilizações, épocas e regimes.

Artigo anterior
Quais os santos do mês de fevereiro?
Artigo seguinte
Para que serve Fit slim?