O que é discurso mitológico?

Perguntado por: Sérgio António Garcia de Gomes  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

O Discurso Mitológico é aquele que utilizava-se de explicações mitológicas (sem fundamento científico) para explicar os fenômenos naturais e as questões universais que afloraram no mundo antigo.

Qual a diferença do discurso Mitologico e filosófico?

As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...

Por que muitas pessoas aceitam o discurso mitológico?

Seus mitos eram contados para ajudar as pessoas a perceberem a diferença entre o certo e o errado, ensinar virtudes como a humildade e a nunca pensarem que eram imortais. Além disso, eram narrativas sobre heróis, que mostravam como a verdadeira grandeza era alcançada por aqueles que tentavam, ousavam e até falhavam.

O que é o discurso filosófico *?

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua … exibir mais conteúdo…

O que significa discurso científico?

1. Discurso científico. Questionamento acerca do saber realizado através de metodologias experimentais. O discurso científico se pauta em dados.

Discurso Mitológico, religioso e filosófico

35 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do discurso científico?

Tornar conhecido o resultado de uma investigação, com a utilização de teorias relacionadas, com uma metodologia clara e resultados bem definidos. ... Promover as ideias dos autores relacionados ao tema da pesquisa realizada. Chamar a atenção para um problema científico e resolvê-lo.

Como podemos caracterizar um discurso filosófico?

O discurso filosófico não é retórico, sua linguagem apresenta-se sem recursos técnico-estilísticos. Isso porque ele não possui sentido estético. Sua função é utilitária - informar, convencer, explicar, documentar, entre outros.

Como surgiu o discurso filosófico?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

O que é um discurso religioso?

Como diz Orlandi (1996, p. 242-243) “o discurso religioso é aquele em que fala a voz de Deus: a voz do padre – ou do pregador, ou, em geral, de qualquer representante seu – é a voz de Deus”.

Qual a importância do conhecimento mitológico?

O conhecimento mitológico é aquele no qual é revelado algo sem contestação. Isto porque trata-se de uma história construída para dar alguma forma de razão aos acontecimentos históricos que se passam ou passaram, levando em conta a limitação científica que possuíam.

Por que os homens se utilizam dos mitos nos dias de hoje mitos modernos )?

Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos. Além disso, o mito também serve para fixar modelos exemplares de todas as atividades humanas.

Qual é a importância da mitologia na vida real?

A principal razão que leva uma pessoa a estudar os mitos são os frutos simbólicos que têm para entender mais profundamente o ser humano. Quando pensamos na importância da mitologia grega, deparamo-nos também com a influência na literatura e nas artes, assim como a influência na filosofia e na psicologia.

Qual a diferença entre discurso religioso e o discurso filosófico?

· A Filosofia como forma de pensamento superior ao pensamento religioso; ... · A Filosofia surge na Grécia em oposição ao pensamento mitológico; · A Filosofia como explicação do mundo diferente da explicação do mundo elaborada pela Religião.

Qual a diferença entre o discurso filosófico e científico?

3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.

Qual a exigência do discurso filosófico?

O discurso filosófico não se impõe, portanto, por si mesmo. Não há discurso filosófico que seja evidente. A recusa do discurso coeren- te não pode ser refutada em nome de uma coerência da qual aquele que recusa o discurso não reconhece, por isso mesmo, a regra.

Quais foram os fatores que contribuíram para o surgimento da filosofia?

Filosofia surge na Grécia, mas não por acaso, essa pequena parte da atual Europa conjugava uma série de fatores necessários para surgimento dessa disciplina.
  • Existência da pólis;
  • Viagens Marítimas;
  • Uso da escrita;
  • Uso do calendário;
  • Uso da moeda;
  • Não existência de um livro sagrado da religião grega.

Como os gregos criaram a filosofia?

A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Também considerado o apogeu da filosofia grega; c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado.

Como podemos identificar um texto ou um discurso filosófico?

O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão.

Quais as principais características do discurso literario?

São elas: ⇒ Complexidade: é uma das características do discurso literário. ... ⇒ Conotação: O emprego da conotação é uma das principais características do discurso literário, pois ela permite que ideias e associações extrapolem o sentido original da palavra, assumindo assim um sentido figurado e simbólico.

Como surge o discurso científico?

O discurso científico afirma-se pelo esquecimento do autor (Orlandi, 1995), que o dizer é feito por interpretações, limitadas pela própria língua e formação discursiva do autor (sujeito) e do leitor (sujeito).

Em que consiste a ciência *?

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber". ... A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor.

O que é a origem da ciência?

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.

Quais são as formas de conhecimento da filosofia?

O conhecimento filosófico nasce a partir do pensamento crítico e das reflexões que o ser humano é capaz de fazer; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Qual a importância da mitologia para a sociedade?

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. ... Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições.

Artigo anterior
Qual a vantagem da TV TCL?
Artigo seguinte
O que uma galinha caipira pode comer?