O que é discurso?

Perguntado por: Cristiana Neuza Melo de Cardoso  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

O que é o discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

O que é texto e o que é discurso?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

O que é discurso para a filosofia?

DISCURSO. Na Filosofia clássica : "operaçäo intelectual que se efectua por uma sequência de operaçöes elementares e sucessivas". Um conhecimento discursivo opöe-se a um conhecimento intuitivo ou imediato. Pode-se assim assemelhar discursivo a racional, e discurso a razäo.

Como fazer um texto discurso?

4 passos para escrever um discurso profissional – Por Mario Porto
  1. Passo 1. O Planejamento.
  2. Passo 2. A Introdução.
  3. Apresentação pessoal.
  4. Apresentação do Tema.
  5. Passo 3. O Corpo do texto.
  6. Determine a quantidade de tópicos.
  7. Estruturação de um PROBLEMA ou Apontamento.
  8. Apontamentos.

O que é discurso?

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer um texto em forma de diálogo?

Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
  1. Mantenha-se fiel a seus personagens. Cada pessoa tem seu próprio jeito de falar, influenciado por fatores como faixa etária, região, grau de instrução e situação de conversa. ...
  2. Fique atento ao ritmo. ...
  3. Use os incisos a seu favor. ...
  4. Leia em voz alta e interprete seus diálogos.

Como transformar um diálogo em uma narrativa?

Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e Textos
  1. Diálogo é aquele momento em que você se despe da função de narrador, e entrega a responsabilidade para a personagem. ...
  2. Ouça as Pessoas. ...
  3. Corte o Irrelevante. ...
  4. Use Somente Diálogos Indispensáveis. ...
  5. Use Diálogos Com Falas Curtas. ...
  6. Insira Descrições Entre as Falas.

O que é necessário para um discurso filosófico?

Em nosso corpus, o Discurso Filosófico realiza-se por meio do gênero diálogo, na medida em que a alternância dos turnos de fala, promovida pelo par pergunta/resposta, constitui a forma dialogal passível de ser detectada pelo leitor como constituinte do gênero.

O que é discurso Brainly?

Explicação: O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

O que é discurso comum?

No sentido comum, na linguagem cotidiana, discurso é simplesmente fala, exposição oral, às vezes tem o sentido pejorativo de fala vazia, ou cheia de palavreado ostentoso, “bonito”. Neste texto, vamos ver o sentido de discurso sob o enfoque da ciência da linguagem.

O que é o intertexto?

Significado de Intertexto

substantivo masculino [Literatura] Texto literário anterior a outro, que o influencia ou é usado como referência na sua composição. Etimologia (origem da palavra intertexto).

Quais são as características de um discurso?

As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Quais são os principais elementos do discurso?

São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.

O que é o gênero do discurso?

Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja uma conversa de bar, uma tese de doutoramento, seja linguagem oral ou escrita.

Qual a finalidade de um discurso?

Na linguagem quotidiana, um discurso é uma mensagem. Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir.

Qual o objetivo do discurso?

O discurso objetivo é aquele em que o EU da pessoa que fala se esconde, fala dos outros, de fatos do mundo exterior, e não se coloca no meio dos comentários. É o discurso característico da dissertação onde predominam conceitos amplos e abstratos, ou da narração em terceira pessoa onde o narrador é apenas um observador.

Qual é a importância da análise do discurso?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é discurso segundo?

MODALIZAÇÃO EM DISCURSO SEGUNDO

É o modo mais simples e mais direto para o enunciador mostrar que não é responsável por um determinado discurso: apenas indica que está se apoiando em um texto alheio.

O que é um discurso histórico?

Na concepção de Hayden White (1994), o discurso histórico não pode ser entendido como uma verdade absoluta e, portanto, não se opõe ao discurso literário, já que ambos são construídos a partir de um ponto de vista específico, o qual analisa os fatos de acordo com as perspectivas ideológicas de quem os narra.

Quais são os tipos de gêneros do discurso?

Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento. ... E que cada esfera destas produz seus repertórios de discursos relativamente estáveis (os gêneros do discurso).

O que é gênero discursivo exemplos?

Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.

Quais são as características do gênero textual discurso?

Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.

Quais os principais elementos do discurso filosófico?

O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória.

Quais são os principais elementos de uma argumentação?

Segundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B).

Quais são os elementos que compõem um debate?

Os elementos-chave de um debate são a proposta (afirmação para debate), as partes (indivíduos que apóiam ou não a proposta), o discurso (mensagem para apoiar ou não a proposta, o juiz (moderador) e a decisão (tomada pelo juiz), bem como a argumentação, eixo central do conceito.

Quais as características do discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.

Como identificar um discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Quais são as características do discurso acadêmico?

171) afirma que, no texto acadêmico, \u201cbusca-se, antes, a objetividade e a isenção do autor, bem como sua fidelidade ao fato, a descrição pura e simples, a neutralidade, sem posicionamentos subjetivos, ideológicos ou éticos.

O que é intertexto exemplo?

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia. ...

Como se faz um intertexto?

Quando uma obra de arte ou uma obra literária dialoga com a outra. "Intertexto" é a presença de vestígios, partes, influências ou mesmo recortes de um texto A em um texto B. Existem várias formas de uso do intertexto: na escrita, no cinema, na literatura, nas artes plásticas etc.

O que é a informatividade?

a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade ou expectabilidade da informação presente no texto..

O que é discurso ou linguagem?

O discurso é a linguagem posta em acção, a língua assumida pelo sujeito falante. É uma unidade igual ou superior à frase; é constituído por uma sequência que forma uma mensagem com começo e fim.

O que te faz diferenciar o discurso filosófico do demais discursos?

O discurso filosófico tem como objetivo apenas o racicínio a respeito dos seres humanos, bem como, o seu comportamento em sociedade, também avalia aspectos individuais e coletivos do ser humano, mas sempre levando em consideração o desenvolvimento do pensamento.

Como é marcado um discurso filosófico?

O discurso filosófico

É marcado pelo questionamento sucessivo; Busca a fundamentação das afirmações; Faz uso do pensamento crítico.

Como se começa uma narrativa?

Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa. No desenvolvimento, você apresentará os conflitos, ou seja, as diversas situações nas quais as personagens serão envolvidas.

Como escrever um diálogo pontuação?

Para assinalar um discurso direto dentro de outro discurso direto, o segundo diálogo deve ser assinalado com aspas. Nesse caso, caso haja uma oração intercalada com verbo dicendi ou sentiendi, esta oração fica fora das aspas, entre vírgulas ou vírgula e ponto final.

O que é um texto narrativo é um exemplo?

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. ... O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos. Todos eles apresentam personagens que agem num determinado espaço e num determinado tempo.

Como fazer um diálogo em inglês?

Diálogo em inglês 1
  1. I'm from Mexico. — Eu sou do México.
  2. I'm here on vacation, visiting my uncle. He lives in Chicago. ...
  3. Your English is very good. — Seu inglês é muito bom.
  4. Excuse me, do you speak English? ...
  5. I study French language. ...
  6. What are you doing here / what brings you to… ...
  7. I'm here on. ...
  8. Do you speak english?

Como fazer um texto bem pontuado?

Prefira orações breves e simples. “A concisão é a maior aliada da clareza”, diz Passadori. Um texto mal pontuado tem muitas chances de conter ambiguidades. Sinais gráficos como vírgulas e pontos finais não são decorativos: servem para organizar e, sobretudo, dar sentido à sua mensagem.

Artigo anterior
Como se escreve encadeando?
Artigo seguinte
Qual é o significado de embaladora?