O que é discriminação para Skinner?
Perguntado por: Mário Sebastião Cruz Rocha Maia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)
Nas palavras de Skinner (1938), “a discriminação é o acúmulo das pequenas diferenças que são em si mesmas propriedades do comportamento original do organismo” (p. 170). Spence (1936) parte de princípios semelhantes aos de Skinner (1938) para discutir a natureza do estabelecimento da discriminação.
O que é discriminação na análise do comportamento?
A discriminação operante é um processo comportamental básico dos organismos no qual ocorrem respostas específicas apenas na presença de determinados estímulos. Assim, cada estímulo ocasiona uma resposta específica.
O que é discriminação condicional?
Sidman e Tailby (1982) definem a discriminação condicional como uma relação entre estímulos que pode ser descrita pela expressão “se... então...”. Isto é, se A, então B. Segundo Sidman e Tailby (1982) e Sidman et al.
O que é discriminação respondente?
Tratamento de uma pessoa diferente e desigual por causa de raça, sexo, país de origem, cor, idade, incapacidade física ou outros fatores.
O que é um operante discriminado?
Uma classe de respostas estabelecida por reforço diferencial, consideradas as propriedades do estímulo presente na ocasião do reforço, é chamada “operante discriminado”, ou seja, um operante definido, em parte, por estímulos discriminativos (Catania, 1999).
Psicologia Experimental - Unidade 4: Recuperação espontânea, Discriminação e Generalização
Porque aprendemos a discriminar estímulos?
Isso acontece devido ao que chamamos de discriminação operante que gera operantes discriminados, isto é, quando o contexto apresenta estímulos discriminativos a probabilidade de que o comportamento (operante discriminado) ocorra aumenta, pois em situações semelhantes no passado este levou a apresentação de reforçador.
O que é estímulo discriminativo e Delta?
Os contextos onde existe probabilidade de uma determinada resposta ser reforçada são chamados estímulos discriminativos, ou SD; os contextos onde não existe a probabilidade da resposta ser reforçada, são chamados estímulos delta, ou S∆.
Como é caracterizado o comportamento respondente?
Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tímulo produz uma resposta específica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estímulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.
Como ocorre o processo de condicionamento respondente?
No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.
O que vem a ser o comportamento reflexo ou respondente?
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.
O que é discriminação simples?
2. Refere-se ao controle de estímulos; “Porque nos comportamos diferentemente na presença de estímulos diferentes?” “Porque nos comportamos de maneira semelhante em momentos distintos da vida?” Utilidade: alfabetização, programas de ensino, distúrbios comportamentais.
O que é generalização na psicologia?
Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, porém diferente. Freqüentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
O que é equivalência de estímulo?
Equivalência de estímulos é definida como sendo o responder relacional emergente que apresenta as propriedades de reflexividade, simetria e transitividade.
Quais os dois processos comportamentais que estão envolvidos no procedimento de discriminação de estímulos?
O comportamento operante pode ser colocado sob controle de estímulos antecedentes, e a relação entre o responder discriminado e tais estímulos resultante desse processo pode, por sua vez, ser controlada por outros estímulos, gerando o processo comportamental chamado de discriminação condicional.
O que é generalização na análise do comportamento?
Generalização era um termo originalmente reservado para fenômenos nos quais um respondente era eliciado por estímulos que eram neutros antes do condicionamento. Passou a ser usado para designar o controle exercido sobre a probabilidade de emissão de um operante por estímulos semelhantes ao estímulo discriminativo.
Qual a diferença entre punição positiva e negativa?
Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
Como se dá o condicionamento respondente e o condicionamento operante?
A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.
Como ocorre o processo de condicionamento operante?
O condicionamento operante (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento.
Qual é a respondente?
Que ou pessoa que responde às perguntas que em exame ou em juízo lhe são dirigidas.
O Que Significa comportamento respondente dê exemplos?
O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as contingências. Podemos exemplificar mais e dizer que o Comportamento Respondente se dá através de uma mudança ambiental, ou seja, uma mudança ambiental que leva a um comportamento específico.
O que caracteriza o comportamento social?
O que é comportamento social? O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.
Quanto ao comportamento respondente é possível afirmar que?
A resposta correta é: A consequência pode selecionar respostas, produzindo a aprendizagem. 3- Quanto ao comportamento respondente, é possível afirmar que a. Sua frequência de ocorrência aumenta de acordo com o reforço.
O que é s Delta psicologia?
S∆ (S-delta): sinaliza a indisponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para ocorrência de respostas que evitem contato com estimulação aversiva.
O que é estímulo aversivo exemplo?
Estímulo aversivo: Serão definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem (estímulos reforçadores negativos). Um estímulo só pode ser classificado como aversivo se a sua apresentação for seguida por uma resposta de evitação, esquiva ou fuga.
Quais os tipos de operações motivadoras?
Michael (1993, 2000) também classifica as operações motivadoras condicionadas em três tipos: substitutas, reflexivas e transitivas, sendo abordada no presente artigo apenas esta última, dado seus objetivos.
Qual a tradução da palavra firewall?
Quem é considerado o grande educador brasileiro contemporâneo?