O que é discriminação condicional?

Perguntado por: António Oliveira Andrade  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

Discriminações condicionais possibilitam que o ensino de alguns comportamentos derive em outros sem que tenham de ser diretamente ensinados. Apesar da suposta economia de ensino, dificuldades têm sido relatadas no estabelecimento do controle adequado de estímulos nestas discriminações.

O que é a discriminação de estímulos?

Assim, há o estabelecimento de discriminação de estímulos quando um determinado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença do SD e baixa probabilidade de ocorrência na presença de S∆ (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).

O que é discriminação operante exemplos?

Os operantes discriminados são um traço di- fuso do comportamento. Ao dirigir um carro, avançamos por um cruzamento se o semáforo estiver verde, mas não se ele estiver vermelho.

O que é discriminação simples?

Em outras palavras, a discriminação simples é um processo comportamental que possibiliza que o comportamento operante passe a ocorrer sob controle dos estímulos que antecedem a ação.

O que é um treino discriminativo?

O procedimento de treino discriminativo consiste em condicionar uma resposta na presença de um estímulo e extingui-lo na presença de outro.

Discriminação e a Tríplice Contingência

35 questões relacionadas encontradas

Como é estabelecida a discriminação condicional?

O comportamento operante pode ser colocado sob controle de estímulos antecedentes, e a relação entre o responder discriminado e tais estímulos resultante desse processo pode, por sua vez, ser controlada por outros estímulos, gerando o processo comportamental chamado de discriminação condicional.

O que é controle discriminativo?

Dizemos que o controle discriminativo de estímulos foi estabelecido quando um determinado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença do SD e baixa probabilidade de ocorrência na presença do Sª.

Quais os três tipos de discriminação?

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Quais os dois tipos de discriminação?

4º -, aponta para duas vertentes da discriminação: um conteúdo positivo e outro, negativo.

Quantos e quais os tipos de discriminação?

Discriminação direta e indireta – Qual é a diferença?
  • Discriminação de gênero.
  • Discriminação por gravidez.
  • Discriminação etária.
  • Discriminação por orientação sexual.
  • Discriminação por deficiência.
  • Discriminação por raça e motivos relacionados.

O que é a tríplice contingência?

Para Skinner (1938), a tríplice contingência é uma descrição de relações entre eventos, um estímulo (ou contexto), uma resposta (ou comportamento) e consequência ao ambiente (Millenson, 1967). Especialistas definem que o estímulo pode ser, basicamente, dividido em: reforçador e punitivo.

O que é SD na psicologia?

Sd (estímulo discriminativo): sinaliza a disponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para a ocorrência de respostas que produzam reforçadores.

O que é SD e Sdelta?

Chamamos de estímulos discriminativos (SD) os estímulos na presença dos quais uma determinada resposta será reforçada e se tornará mais provável de ocorrer. Chamamos de estímulos delta (S Δ) aqueles em cuja presença a resposta não será reforçada e será menos provável.

Quais são os três tipos de discriminação mais frequentes?

As formas de discriminação mais frequentes no Brasil são as que ocorrem em função da raça, orientação sexual ou identidade de gênero.

O que é discriminação sucessiva?

no problema por eles denominado de discriminação sucessiva, são combinações de estímulos (por exemplo, branco e esquerda, ou preto e direita) que são consistentemente associados com o reforçamento.

Quais são os exemplos de discriminação?

Humilhar, falar mal, desqualificar, tratar de forma diferente uma pessoa ou um grupo de pessoas são formas de discriminação.

O que é uma discriminação indireta?

Considera-se que existe discriminação indireta sempre que em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, uma disposição, critério ou prática aparentemente neutra coloque uma pessoa ou grupo de pessoas numa situação de desvantagem, designadamente em comparação com outra ...

Quais os tipos de discriminação sexista?

A discriminação contra mulheres é intitulada de “machismo” ou “misoginia”, enquanto o preconceito contra homens é chamado de “misandria”.

O que é discriminação positiva exemplos?

São exemplos de discriminações positivas o sistema de cotas para pessoas deficientes, mulheres, negros, alunos carentes advindos de escolas públicas etc. Fonte: NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional.

Qual é a diferença entre preconceito e discriminação?

O preconceito racial é imaterial, é um pensamento, um sentimento criado e transmitido dentro da nossa cultura. Já a discriminação racial é a manifestação material do preconceito, através de um conjunto de ações: políticas, econômicas, educativas, sempre condicionadas pelo racismo.

Quais são as características da discriminação?

A discriminação consiste numa ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (inferiorizado) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença a uma determinada raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro fator.

O que é discriminação direta e indireta?

Se a discriminação direta geralmente expressa práticas discriminatórias contra indivíduos, a discriminação indireta tem um caráter coletivo, pois tem como pressuposto a identificação de formas. que afeta minorias raciais, o que as impede de entrar nas instituições universitárias].

O que é contingência comportamental?

2000. Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais).

O que é uma punição positiva?

Punição positiva: ocorre a partir da adição de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento desafiador ou menos aceito socialmente. Também conhecida como punição por estimulação contingente.

O que é a extinção operante?

Extinção operante.

De acordo com Catania (1998/1999), o procedimento de extinção é definido como a suspensão da liberação do reforço. Como resultado desta operação, o responder é enfraquecido e retorna para os níveis prévios, anteriores ao reforçamento.

Artigo anterior
Quanto é possível emagrecer em 1 mês?
Artigo seguinte
Porque o bebê faz mecônio na barriga?