O que é direito real de aquisição?

Perguntado por: Salvador Dinis Vaz Baptista  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

Direitos reais de aquisição são aqueles em que é conferida ao seu titular a possibilidade de pelo seu exercício vir a adquirir um direito real sobre determinada coisa” (MENEZES LEITÃO, Luís Manuel Teles de. Direitos Reais, Coimbra, Almedina, 2009, p. 100).

Qual o único direito real de aquisição?

O artigo 1.417 do Código Civil estabelece o seguinte: Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

O que é direito real conceito?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. Não existe relação jurídica entre pessoas e coisas. ... A propriedade vai ser concebida em três estados diferentes: aparente (posse); jurídico (propriedade); e jurídico (direito real sobre coisa alheia).

Quais são os direitos do promitente comprador?

“O direito do promitente comprador consiste a promessa irretratável de compra e venda em um contrato pelo qual o promitente vendedor se obriga a vender ao compromissário comprador determinado imóvel, pelo preço, condições e modos convencionados, outorgando-lhe a escritura definitiva quando houver o adimplemento da ...

O que é a promessa de compra e venda?

A promessa de compra e venda é espécie de contrato através qual uma pessoa, física ou jurídica, denominada promitente ou compromitente vendedora, se obriga a vender a outra, denominada promissária ou compromissária (ou promitente) compradora, bem imóvel por preço, condições e modos pactuados.

Direitos reais de aquisição

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre um contrato de compra e venda para uma promessa de compra e venda?

Após a explicação sobre os dois contratos podemos notar que a diferença está no fato do compromisso de compra e venda não caber arrependimento. ... Uma outra diferença é sobre o registro de tal contrato, o compromisso de compra e venda pode ser registrado na matrícula e então passará a existir o direito real de aquisição.

Como deve ser um contrato de promessa de compra e venda?

É necessário que o promitente comprador tenha direito real sobre o imóvel, devendo registrar o contrato de promessa de compra e venda em cartório. Desse modo, garantindo a obrigação futura de que seja transferida a propriedade do bem imóvel ao promitente comprador, mediante pagamento integral do valor da coisa.

Qual possibilidade O Código Civil não concede ao promitente comprador?

A Lei nº 10.406/2002 (CC) traz previsão expressa em seu art. 1225, VII, o direito do promitente comprador do imóvel como direito real. ... Não há nenhum óbice em atribui-lhes eficácia entre as partes, possível mesmo a ação de adjudicação, se o imóvel continua registrado em nome do promitente vendedor”.

Quais são os efeitos resultante da existência o direito real do promitente comprador?

O direito real atribuído ao promitente comprador integra essa categoria do direito por conferir a este o direito de opor, perante toda a sociedade (erga omnes), a sua situação jurídica de promissário adquirente de determinado bem imóvel, podendo, inclusive, utilizar-se dos remédios judiciais cabíveis sempre que tiver ...

O que que é a adjudicação compulsória no direito real do promitente comprador?

Outrossim, a ação de adjudicação compulsória é um meio de obter judicialmente uma sentença que substitua a declaração de vontade do promitente vendedor. Pois, essa sentença substitutiva valerá como título apto a transferir a propriedade do imóvel para o promitente comprador.

Quais são os direitos reais?

1.225, do Código Civil, que "são direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moraria; XII - a ...

O que é ser usufrutuário?

O usufrutuário (aquele que recebe o usufruto) tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos. Quando o usufruto recai em títulos de crédito, o usufrutuário tem direito a perceber os frutos e a cobrar as respectivas dívidas.

Porque os direitos reais são taxativos?

Os direitos reais surgem por imposição legislativa. O indivíduo pode recuperar a coisa quando esteja, ilegitimamente, em mãos alheias. 'numerus clausulus' = o direito real é típico e taxativo, ou seja, é aquele que se insere em um modelo definido pelo legislador (o legislador cria direitos reais).

Em que consiste o contrato preliminar tal contrato Geral direito real de aquisição?

A esse segundo contrato dá-se o nome de contrato principal, que é o contrato definitivo de compra e venda do imóvel. No tocante ao contrato preliminar, é mister assinalar que se trata de um tipo de negócio jurídico que voltado a preparar as partes contratantes para a celebração de um contrato futuro.

Quais são os direitos reais sobre coisas alheias?

O Código de 2002 inicia, a partir do art. 1.225, a disciplinar os direitos reais sobre coisas alheias: propriedade fiduciária, superfície, servidões, usufruto, uso, habitação, direito do promitente comprador, penhor, hipoteca e anticrese.

O que são direitos reais sobre coisas alheias de aquisição?

O direito real sobre coisa alheia é o direito de receber por meio de norma jurídica permissão de seu proprietário para usá-la ou tê-la como se fosse sua, em determinadas circunstâncias ou sob condição de acordo com a lei e com o que foi estabelecido, em contrato válido.

O que é proprietário promitente?

O promitente comprador (possuidor a qualquer título) do imóvel e o proprietário/promitente vendedor (aquele que tem a propriedade registrada no Registro de Imóveis) são contribuintes responsáveis pelo pagamento do IPTU. Esse entendimento foi consolidado pelo STJ.

Quanto ao direito real do promitente comprador de imóvel é correto afirmar que?

O Código Civil brasileiro é categórico: o direito do promitente comprador do imóvel é um direito real (art. 1.225, VII). ... Considerando-se a interpretação sistemática das leis, se pode afirmar que o direito do promitente comprador do imóvel é um direito real, às vezes; e às vezes não.

Qual a diferença de Promissário e promitente?

Diferença entre Promitente e Promissário

Promitente é a pessoa que faz a promessa, comprometendo-se com outra pessoa de cumpri-la, qual seja, o promissário, que a pessoa que se beneficia com a promessa.

É nula a cláusula que prevê a perda das parcelas pagas em caso de mora do promitente comprador?

Arras. ... - É inválida a cláusula contratual que prevê a perda de parte das parcelas pagas pelo promissário-comprador, com a rescisão do compromisso de compra e venda de imóvel, ainda que seja a título de direito às arras, quando tal valor represente o enriquecimento sem causa do promitente-vendedor.

Qual o prazo para o promitente comprador exigir a adjudicação do imóvel?

177, do Código Civil de 1916 - aplicável à hipótese dos autos - é de 20 anos o prazo de prescrição da ação de adjudicação compulsória, que é ação pessoal.

O que é promissário comprador?

Esse contrato se trata de um compromisso entre o vendedor (compromitente ou promitente) e o comprador (compromissário ou promissário) que resolvem se compromissar de que, após findo o momento de dificuldade burocrática (ex: falta de regularização municipal e/ou cartorária), o vendedor transferirá a propriedade do bem, ...

Qual a validade de um contrato de promessa de compra e venda?

Assim, chegamos à conclusão da importância da promessa da compra e venda, que possui validade e efetividade como qualquer outro contrato, não sendo mais necessário o seu registro para oposição à terceiros, obrigando o vendedor a vender e o comprador a comprar o bem.

Qual a validade jurídica de um contrato de compra e venda?

Um exemplo disso é o contrato de compra e venda de imóveis, que só possui validade legal se celebrado por instrumento público. ... É importante destacar que, para todos os fins legais, o proprietário do imóvel é a pessoa que tem seu nome devidamente registrado no cartório de Registro de Imóveis.

Onde registrar contrato de promessa de compra e venda?

Contrato de promessa de compra e venda de imóveis deve ser registrado em Cartório de Registro de Imóveis.

Artigo anterior
O que é patrimonio natural?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre endosso em preto e branco?