O que é direito de passagem?

Perguntado por: Lorena Mariana Henriques de Torres  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

O direito de passagem nasce da imposição da lei em proveito somente dos prédios encravados, o que vale dizer que a servidão de passagem só pode ser determinada pela necessidade de se obter saída útil do prédio tido como encravado para a via pública através do prédio serviente.

Quem tem direito a servidão de passagem?

1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

O que é direito de passagem forçada?

Passagem Forçada. O instituto de passagem forçada consubstancia-se no direito do proprietário do imóvel sem acesso para a via pública, de buscar o mencionado acesso, constrangendo o vizinho a lhe conceder a passagem, mediante o pagamento de indenização, a ser judicialmente fixada, se assim necessário.

O que significa servidão de passagem?

A servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, por meio do qual um dos imóveis adquire o direito de utilizar um caminho de acesso através do segundo imóvel, aumentando assim sua utilidade e que se constitui diante da liberdade dos proprietários em contratar.

Como constituir servidão de passagem?

A formalização imediata da servidão de passagem requer forma escrita, através de Escritura Pública de Cessão de Servidão de Passagem, a qual deve ser firmada no tabelionato e depois averbada na matrícula do imóvel serviente, no Registro de Imóveis.

Direito Civil - Aula #238 - Vizinhança - Passagem (É isso!)

31 questões relacionadas encontradas

O que é constituir servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Quem poderá constituir é de que forma poderá ser constituída uma servidão?

As servidões são constituídas através de contrato (escritura pública quando acima do valor legal), ato de última vontade, sentença, destinação do proprietário e por usucapião, porém só existem com o registro imobiliário. Só quem possui imóvel pode constituir servidão, seja ela a título gratuito ou oneroso.

O que é terreno de servidão?

Conceito: Servidão é direito real sobre imóvel alheio que se constitui em proveito de um prédio, chamado de dominante, sobre outro, denominado serviente, pertencentes a proprietários diferentes. ... Eventual adquirente do imóvel não estará obrigado a tolerar a passagem do vizinho.

O que é servidão exemplo?

A servidão urbana guarda relação com a fruição de edifícios. É o caso, por exemplo, do dever de não edificar acima de determinada altura. Em paralelo, a servidão rustica guarda relação com o solo e não com o prédio. Por exemplo, servidão de passagem.

O que é servidão de água?

Servidão de águas: proprietário rural possui direito de passagem de água por terreno alheio.

O que distingue a servidão de passagem forçada?

Quanto à servidão não visa a atender necessidades, mas a garantir uma comodidade ou uma maior facilidade ao proprietário do prédio dominante. ... A passagem forçada é direito de vizinhança, enquanto que a servidão é um direito real sobre coisa alheia.

O que diferencia a passagem forçada do direito de vizinhança de servidão de passagem?

A passagem forçada é instituto do direito de vizinhança, nasce da lei, e não se confunde com a servidão de passagem, que constitui direito real sobre coisa alheia e, geralmente, nasce do contrato (GONÇALVES, 2019). Sendo assim, a passagem forçada decorre de lei, é um direito de vizinhança e uma obrigação propter rem.

Qual é a natureza jurídica da passagem forçada?

A passagem forçada constitui modalidade onerosa do direito de vizinhança, cujo pressuposto é o encravamento do imóvel; juridicamente, encravado é o imóvel cujo acesso exige do respectivo proprietário despesas excessivas.

Como se extingue a servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Como extinguir uma servidão de passagem?

A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.

Como surge a servidão?

A origem dessas relações está na servidão, que começou como uma medida de emergência. ... A situação foi causada pela instabilidade do Império Romano, quando pequenos proprietários venderam suas terras para quem tinha mais recursos e se tornaram servos, a mais baixa camada social.

O que é usufruto exemplo?

Uma doação com reserva de usufruto é o exemplo mais comum de ato entre vivos que constitui direito de usufruto. Por exemplo, uma pessoa tem um imóvel; ela pode doar o imóvel para um amigo A, com reserva de usufruto para o amigo B.

O que é servidão descontínua?

b) Servidão Descontínua: É aquela que depende de fato humano, por exemplo, a abertura da porteira para que o beneficiário acesse a passagem.

Qual a diferença entre direito de vizinhança e servidão?

Os direitos de vizinhança são limitação ao domínio, implicando em direitos e deveres recíprocos; já as servidões são direitos reais sobre a coisa alheia, onde o prédio dominante possui prerrogativa sobre o prédio serviente, sem que a recíproca seja verdadeira.

O que vem a ser a característica da aderência na servidão?

A aderência é uma característica dos Direitos Reais, e da qual decorrem outras duas características: a sequela e a ambulatoriedade. Sequela: é o poder que o titular do Direito Real tem de reaver a coisa de quem quer que injustamente a possua.

Qual é o sinônimo de servidão?

6 sinônimos de servidão para 3 sentidos da palavra servidão: 1 serventia. 2 sujeição, submissão. 3 cativeiro, dependência, escravidão.

Quais os títulos de constituição da servidão?

TÍTULO V - Das Servidões (art. 1.378 a 1.389)
  • TÍTULO I - Da posse (art 1.196 a 1.224)
  • TÍTULO II - Dos Direitos Reais (art. ...
  • TÍTULO IV - Da Superfície (art. ...
  • TÍTULO IX - Do Direito do Promitente Comprador (art. ...
  • TÍTULO V - Das Servidões (art. ...
  • TÍTULO VI - Do Usufruto (art. ...
  • TÍTULO VII - Do Uso (art.

Quando o titular houver renunciado à sua servidão?

Renúncia: ocorrerá quando o titular do prédio dominante, de maneira unilateral, vem a abrir mão de seu direito de servidão, liberando o ônus real incidente sobre o prédio serviente.

O que é ser usufrutuário?

O usufrutuário (aquele que recebe o usufruto) tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos. Quando o usufruto recai em títulos de crédito, o usufrutuário tem direito a perceber os frutos e a cobrar as respectivas dívidas.

Artigo anterior
O que é planeta?
Artigo seguinte
Em que EP Luffy salva Sanji?