O que é dir Correios?

Perguntado por: Simão Lucas Cruz de Brito  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

Declaração de Importação de Remessa (DIR)
O Siscomex Remessa é o sistema da RFB que se destina ao controle e tratamento aduaneiro de remessa internacional na Importação. Não há interação direta do contribuinte com o sistema, sendo a interface realizada pelos Correios (ECT) e pelas empresas de courier.

Para que serve a dir?

Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação.

O que é a Du e?

1° da IN RFB n° 1.702, de 2017). A DU-E é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação (art.

O que é declaração de importação de remessa?

O que é uma declaração de importação de remessa em processamento? Uma declaração de importação – DI, consiste em um documento que aglomera todas as informações necessárias sobre o processo de importação, formalizando todo o processo. Ele serve como base para o despacho aduaneiro de importação.

O que é declaração de uso e finalidade do produto importado?

A declaração de importação é um documento obrigatório para empresas que desejam importar produtos para o Brasil. Por meio desse documento, você conseguirá provar que efetuou o pagamento de todos os impostos e possui todas as autorizações necessárias para atuar na área de comércio exterior.

CORREIOS: Informar n° do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Minhas Importações

45 questões relacionadas encontradas

Como declarar produtos importados?

Será preciso preencher as seguintes informações:
  1. País de procedência;
  2. Data da chegada;
  3. Peso bruto e líquido;
  4. Transportador;
  5. Tipo de embalagem;
  6. Local de armazenamento;
  7. Valor das mercadorias;
  8. Valor do frete;

Como declarar imposto de produto importado?

Saiba como declarar seus produtos importados. O viajante que tiver produtos a declarar é obrigado a preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV). Ao chegar no Brasil, deverá escolher uma das opções: “Nada a Declarar” ou “Bens a Declarar”.

Quando é emitida a declaração de importação?

A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro.

Quais são os tipos de declaração de importação?

A declaração de importação pode ser processada no Siscomex (DI e DSI eletrônica), regra geral, ou fora do Siscomex (DSI em formulário, Declaração de Remessa Expressa DRE-I, Nota de Tributação Simplificada - NTS, Declaração de Regime de Tributação Unificado - DRTU, etc).

Como pagar declaração de importação de remessa?

Como pagar importações de mercadorias no exterior?
  1. Clique em enviar remessa.
  2. Selecione o motivo do envio “Pagamento de um produto ou serviço”
  3. Na página seguinte informe o valor do pagamento e os dados bancários do beneficiário da remessa.
  4. Depois é só anexar a invoice/fatura do pagamento e aguardar análise em 2 horas úteis.

Como gerar Du-e?

Como gerar o extrato DU-E

A consulta pode ser realizada através do Menu Declaração Única de Exportação / Consultar DU-E no Portal Siscomex. Informe os parâmetros de pesquisa, depois clique no botão “consultar”. Como resultado abrirá uma tela conforme o exemplo abaixo. Então clique no botão ” Gerar PDF Simplificado “.

Quem faz a Du-e?

Sistema de Elaboração de DU-E

A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

Como emitir uma Du-e?

Elaboração da DU-E Passo a Passo
  1. Exportador deve estar habilitado a operar no Comércio Exterior.
  2. Despachante Aduaneiro deve estar no Cadastro de Intervenientes.
  3. Emitir a Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  4. Emitir a Fatura Comercial de Exportação.
  5. Acessar o Portal Siscomex com Certificado Digital.

O que é o regime de drawback?

O regime aduaneiro especial conhecido como "drawback" consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

O que é embarque da mercadoria?

É o documento que registra o embarque da mercadoria no navio, viagem e data especificados neste, conforme origem e destino acordados e mencionados neste também. A posse do documento garante que o exportador receba o pagamento da mercadoria e que o importador receba a posse da mesma após ter o documento em mãos.

O que é DSE de exportação?

A Declaração Simplificada de Exportação (DSE) elaborada e registrada recebe numeração automática, única, nacional e seqüencial reiniciada a cada ano pelo Siscomex.

O que é declaração de importação?

A declaração de importação, também conhecida como DI, consiste em um documento que registra os dados do processo de importação de mercadorias. É nela que são informados detalhes como dados do fabricante, importador, classificação fiscal da mercadoria e valores de impostos.

O que é di DSI e li?

As mercadorias importadas ao amparo do regime de tributação unificada (RTU) que estejam sujeitas a controle administrativo específico (licenciamento) deverão ser submetidas a despacho no Siscomex, por meio de licença simplificada de importação (LSI) e correspondente declaração simplificada de importação (DSI) ou por ...

O que é a declaração aduaneira?

Declaração aduaneira é a prestação de informações feita pelo declarante, no formulário próprio, podendo-se revestir na forma de Documento Único (DU), Documento Único Abreviado (DUA) Documento Simplificado (DS).

Qual o prazo de validade de uma Licença de importação?

A Licença de Importação tem validade de 60 dias, contados da data do deferimento.

Como saber se precisa de Licença de importação?

Meu produto precisa de Licença de Importação? Um item obrigatório do check list de qualquer processo de importação é verificar se o bem a ser importado necessita de LI. Atualmente, essa consulta se dá através da função Consultar Tratamento Administrativo Geral.

Como é feita a tributação de produtos importados?

A taxa de produtos importados (também conhecida como alíquota) é de 60% do valor total da compra. Ou seja, essa tributação não pode exceder 60% do preço total pago pelo cliente, considerando a soma de todos os itens adquiridos, do seguro e do preço do frete.

Como declarar produtos comprados no exterior?

Como declarar minhas compras no exterior? A Receita Federal oferece a possibilidade de o viajante preencher uma Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). O documento está disponível no site da Receita na internet ou pelo aplicativo Viajantes no Exterior.

Qual o valor da tributação de produtos importados?

A alíquota do imposto de importação é de 60% do valor do produto acrescido de frete e seguro, conforme dispõe a Portaria MF 156/99 em seu artigo 1º. ... Caso seu pacote tenha mais de um produto, o imposto será calculado sobre o valor total da encomenda, não importando a quantidade de itens ou preço individual de cada um.

Como registrar a DI?

Registrar uma DI
  1. Há diversas maneiras de se iniciar o registro de uma Solicitação de DI, como apresentado a seguir:
  2. Registrar uma Solicitação de DI a partir da elaboração de uma solicitação.
  3. Registrar uma Solicitação de DI a partir do menu de operações.
  4. Registrar uma Solicitação de DI através de Estrutura Própria via TXT.

Artigo anterior
Por que é tão importante que haja princípios norteadores na Contabilidade de custos?
Artigo seguinte
Porque a banana rouba energia?