O que é dique?

Perguntado por: Yasmin Luana Leal de Branco  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

Dique, represa ou açude é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas correntes. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas chamadas de pôlderes.

Qual a função de um dique?

Assim como as represas, os diques têm uma função simples, mas muito importante: conter a água. Os diques ajudam a evitar que rios e lagos transbordem durante tempestades e provoquem inundações em terras baixas. Eles também são construídos para drenar terras que, em estado natural, ficariam debaixo da água.

O que são os diques?

Construção para deter a passagem das águas ou para retê-las em determinada direcção . 2. Represa, açude.

Qual a diferença entre dique e Barragem?

Dique: Normalmente é paralelo ao curso de água (rio ou mar). Possui água apenas em um dos lados, protejendo o outro. Barragem: Normalmente intercepta o curso de água. A água está presente dos dois lados (montante e jusante).

O que significa dique na Bíblia?

Significado de Dique

[Figurado] Obstáculo, barreira, aquilo que impede ou dificulta; impedimento.

Dique o que é

44 questões relacionadas encontradas

O que é um dique de contenção?

Os diques de contenção agem como barreiras físicas aos vazamentos e infiltrações, preservando o solo e as águas subterrâneas, evitando também que as substâncias alcancem o sistema de drenagem urbana ou corpos hídricos.

Como se forma um dique?

Um dique é uma intrusão segundo uma fractura penetrante, significando isto que um dique atravessa camadas ou corpos rochosos pré-existentes, o que implica que um dique é sempre mais recente que a rocha em que está contido.

O que é um dique de água?

Como já explicamos acima, os diques são estruturas utilizadas para conter a água de rios e lagos. O principal objetivo dessas estruturas é, sem dúvida, ajudar a evitar que rios e lagos acabem transbordando por conta de questões naturais (tempestades, por exemplo), que podem acabar inundando lugares mais baixos.

O que é um dique de sela?

O dique é uma espécie de pequena barragem usada para conter os rejeitos das estruturas maiores. O Sela estaria com o nível de segurança em torno de 35%, sendo que o recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é de no mínimo 50%.

O que é um dique flutuante?

O dique flutuante assemelha-se a um navio de casco duplo, sem o convés principal e com um único tanque central. Os tanques laterais e fundo são de lastro para permitir a mudança de calado do dique. O dique seco é uma abertura feita na terra, separada do mar pela porta batel. É muito parecido com uma piscina.

Como funcionam os diques holandeses?

O processo é mais ou menos o contrário de uma represa, ou seja, enquanto para a represa a área é isolada e alagada, no caso dos diques, a área é isolada e a água drenada com o auxílio de canais e bombas. É como se os holandeses estivessem empurrando o mar e ocupando o espaço que antes era ocupado pela água.

O que são polders Brainly?

EXPLICAÇÃO PASSO-A-PASSO: Polderes são estruturas hidráulicas artificiais, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximas a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar.

Como é feito o monitoramento de barragens?

O monitoramento das barragens, túneis e canais é realizado através de uma rotina de inspeções e estudos técnicos de modo a obter as informações atualizadas e sistemáticas do comportamento das estruturas. o Inspeção Rotineira nas barragens – Executada por equipe especializada, como parte regular de suas atividades.

Como é feito o monitoramento das barragens?

Monitoramento de barragem através das inspeções

De maneira complementar devem ser feitas inspeções visuais periódicas de campo que têm por objetivo detectar deteriorações em potencial e alertar sobre condições que podem comprometer as estruturas associadas das barragens.

Como se dá o monitoramento das barragens que existem no Brasil?

O Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) está disponível e todos os cidadãos podem acompanhar em tempo real como está a situação das barragens do país. O sistema disponibiliza informações como categoria de risco, altura, volume e método construtivo da barragem, dano potencial, entre outros.

Como funciona uma barragem de água?

A barragem funciona como uma barreira, onde são depositados os rejeitos. À medida que o rejeito é depositado, a parte sólida se acomoda no fundo da barragem. A água decantada na parte superior é então drenada e tratada, com parte sendo reutilizada no processo de mineração e o restante devolvido ao meio ambiente.

Qual a diferença entre basalto e gabro?

Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. ... Já o gabro é o equivalente plutônico do basalto, ou seja, uma rocha de mesma composição mineralógica, mas com textura fanerítica, isto é, com grãos visíveis a olho nu (> 1mm).

Qual a importância da bacia de contenção e como funciona?

A importância das bacias de contenção

As bacias de contenção são destinadas a conter os produtos provenientes de eventuais vazamentos de tanques ou outros meios de armazenamento de resíduos minimizando os riscos de danos ao ser humano e ao meio ambiente.

Como calcular o volume de uma bacia de contenção?

Bacia com mais de um tanque vertical – Deve conter o equivalente a soma da capacidade volumétrica do maior tanque com o volume de deslocamento dos outros tanques, mais os volumes de deslocamento das bases de todos os tanques, mais 10% do valor total.

Para que serve a bacia de contenção?

A bacia de contenção é uma das principais ferramentas utilizadas para prevenir e evitar vazamentos no setor industrial. Essas bacias possuem inúmeras aplicações e agem como barreiras físicas, preservando o solo e o ambiente externo dos vazamentos.

Quais são os tipos de monitoramento de barragens por que eles são importantes?

O uso de sensores para prevenir rompimentos de barragens é muito eficaz pois fornece medições exatas e de forma contínua, sem a necessidade de deslocamento de profissionais especializados. Além de maior segurança, dessa forma eles viabilizam uma efetiva redução de custos.

O que deve conter em um plano de monitoramento de barragem?

O Plano deve conter dados técnicos da barragem, como os de: construção, operação, manutenção e o panorama do estado atual da segurança, obtido por meio das inspeções realizadas. O instrumento deve servir como uma ferramenta de planejamento de gestão da segurança da barragem.

Quais etapas da vida de uma barragem devem ser monitoradas?

“a segurança de uma barragem deve ser considerada nas suas fases de planejamento, projeto, construção, primeiro enchimento, primeiro vertimento, operação, desativação e de usos futuros”. Como podemos ver, em cada fase, o comportamento da barragem deverá ser monitorado.

Como funcionam o sistema de pôlderes na Holanda?

O sistema de pôlderes é composto por diques (muros), reservatórios, dutos e bombas. ... Lá, o sistema é aplicado e aperfeiçoado desde o século 11, e responsável por compor uma paisagem característica por conta de seus canais transversais e moinhos de vento.

Como a Holanda se protege do mar?

Especialistas em geografia afirmam que os diques protegem os pôlderes da metade ocidental do país e impedem que as águas do Mar do Norte invadam o continente.

Artigo anterior
Quais as principais características do período arcaico?
Artigo seguinte
Como consultar um Protocolo da caixa?