O que é diminutivo e aumentativo?

Perguntado por: Yara Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.

O que é aumentativo exemplos?

O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão.

O que é um diminutivo exemplos?

Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.

O que é uma palavra aumentativa?

Significado de aumentativo

[Gramática] Grau que expressa a noção de grande ou de muito em um substantivo ou adjetivo: boca (grau normal); bocarra (boca grande - grau aumentativo). ... Etimologia (origem da palavra aumentativo). A palavra aumentativo deriva da junção do verbo aumentar e do sufixo -tivo.

Quais são as palavras diminutivo?

Sufixos diminutivos
  • -inho/a: casinha, lisinho, lapisinho;
  • -zinho/a: animalzinho, pezinho, xicarazinha;
  • -ino/a: pequenino, cravina;
  • -im: flautim, festim, varandim;
  • -acho/a: riacho, populacho, penacho;
  • -icho/a: barbicha, canicho;
  • -ucho/a: papelucho, gorducha;
  • -ebre: casebre;

Aumentativo e diminutivo - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Como fazer o diminutivo das palavras?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Como colocar uma palavra no diminutivo?

Podemos colocar uma palavra no diminutivo acrescentando apenas as palavras pequeno (a) ou minúsculo (a). Neste caso dizemos que é um substantivo do grau diminutivo analítico.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar o aumentativo?

Além de indicar o tamanho aumentado de um determinado substantivo, o grau aumentativo é usado muitas vezes com sentido pejorativo ou depreciativo. Exemplos com sentido pejorativo ou depreciativo: Nossa, que narigão!

Como se forma o aumentativo?

Português. Na língua portuguesa, o aumentativo é o grau do substantivo que se forma por acrescentamento de um sufixo, geralmente "ão" ou "zão". Em alguns casos, forma-se por um prefixo, como em supermercado e hipermercado.

Quando o homem fala no diminutivo?

As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção! Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas.

Para que serve o uso do diminutivo?

Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho.

Qual é o diminutivo de amor?

Significado de Amorzinho

[Gramática] Diminutivo de amor.

Qual é o aumentativo de doce?

O substantivo aumentativo de doce é doção.

Qual é o aumentativo de limão?

limãozão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o aumentativo de Leão?

Portanto, o aumentativo de leão é leaozão. Sendo que também pode-se utilizar o aumentativo analítico: leão grande, leão enorme.

Como passar as frases para o aumentativo?

Os principais sufixos de aumentativo em Português são -ão para palavras masculinas e -ona para palavras femininas. A palavra amigo(a) , por exemplo, muda para amigona ou amigão. E a palavra menino(a) vira meninão ou meninona.

Qual é o aumentativo de banana?

bananona | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual o diminutivo de palavra?

Diminutivo: substantivos no grau diminutivo. O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. ... Grau diminutivo: casinha, livrinho, criancinha, ruela, gotícula.

Como se escreve diminutivo?

Etimologia (origem da palavra diminutivo). A palavra diminutivo deriva do latim "diminutivus,a,um", com o sentido "que diminui".

Como é o diminutivo de texto?

Pequeno texto. A leitura foi rápida e fácil de compreender pois eram textículos.

Artigo anterior
O que levar para comer em prova?
Artigo seguinte
Quais foram os três últimos papas?