O que é difusão na física?

Perguntado por: Fernando Lourenço Pereira Costa Barbosa  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Difusão é um fenômeno físico que consiste na capacidade de um gás de se difundir (ou seja, espalhar-se) por todo o espaço de uma área ou dentro de um recipiente. Por essa razão, podemos afirmar que, dentro de um espaço, um gás nunca está confinado em um único local.

O que é a difusão em física?

A difusão é a capacidade que as moléculas dos gases (ou átomos, no caso dos gases nobres) têm de se movimentarem espontaneamente através de outro gás.

O que é a taxa de difusão?

A taxa de difusão NA, é geralmente expressa como o número de moles em difusão através de da unidade de área na unidade de tempo. Tal como acontece com a equação básica de transferência de calor, indica que a taxa de força é diretamente proporcional à força motriz, que é o gradiente de concentração.

Como ocorre o fluxo de difusão?

Na DIFUSÃO POR LACUNAS um átomo (hospedeiro ou substitucional) se desloca de uma posição normal da rede cristalina para um sítio vago, ou lacuna, adjacente. A movimentação dos átomos ocorre em uma direção e a das lacunas ocorre na direção contrária.

O que afeta a difusão?

A difusão é um processo termicamente ativado e a taxa de difusão depende do par soluto-solvente e de suas estruturas cristalinas.

Difusão

18 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a difusão?

A difusão ocorre quando as partículas se deslocam de uma área de alta concentração para uma área de baixa concentração, criando um gradiente de concentração.

Quais fatores podem aumentar a taxa de difusão?

O coeficiente de difusão varia exponencialmente com a temperatura, de forma que esse fator possui uma influência profunda sobre as taxas de difusão. Por exemplo, ao se elevar a temperatura de 500ºC para 900ºC, a autodifusão do Fe no ferro-alfa aumenta em aproximadamente seis ordens de grandeza!

Quais os fatores que influenciam a taxa de difusão através de uma membrana?

Quanto maior a superfície disponível e menor a espessura da membrana, maior será a velocidade de difusão. Por essa razão, o intestino é um ótimo órgão de absorção, e os alvéolos possibilitam trocas gasosas muito rápidas.

Quais são os mecanismos de difusão?

Existem dois mecanismos básicos de difusão de átomos em um sólido cristalino, a saber: mecanismo substitucional ou de vazios e mecanismo intersticial. Além desses dois, o movimento atômico pode-se dar através do mecanismo de anel, que é de ocorrência mais difícil.

O que é velocidade de difusão?

Lei de Graham: a velocidade de difusão ou efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade. Ou, relacionando dois gases diferentes, temos: A unidade usada nesse caso é o “volume que escapa por unidade de tempo”; sendo, portanto, geralmente L/min (litros por minuto).

Por que a difusão é classificada como transporte passivo?

Nos processos de difusão simples e facilitada, as moléculas seguem o gradiente de concentração e são transportadas de acordo com a necessidade da célula. Por isso a difusão é considerada um processo passivo, pois não necessita de energia para que ocorra.

Como calcular a taxa de difusão?

A equação Tc1/2 = (distância)2/Ds, obtida a partir da 1ª Lei de Fick, é utilizada para calcular o tempo necessário para que uma substância percorra uma determinada distância e que a sua concentração seja a metade da inicial. Na equação, Ds corresponde ao coeficiente de difusão.

O que é difusão simples exemplo?

Difusão simples através de uma membrana semipermeável. Um exemplo de importância biológica de difusão simples é a passagem dos gases respiratórios de através das membranas celulares.

Como ocorre a difusão dos gases?

No caso da difusão pulmonar, ela é consequência da diferença de pressão entre os gases da atmosfera (pressão atmosférica), do ar alveolar (pressão pulmonar) e dos capilares sanguíneos. Quanto maior a concentração de um gás, maior a sua pressão.

Onde ocorre a difusão?

Difusão simples

Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores.

Como ocorre o processo de difusão simples?

No processo de difusão simples, partículas movem-se através da membrana de uma região em que estão em maior concentração para uma área de menor concentração. A movimentação ocorre até que as concentrações nos dois lados da membrana se igualem.

Como a temperatura afeta a taxa de difusão?

À medida que a temperatura do metal aumenta, o número de lacunas presentes aumenta, assim como a energia térmica disponível e, por isso, a velocidade de difusão é maior a temperaturas mais elevadas.

Quais os fatores que afetam a velocidade da difusão?

A difusão, um processo que não requer consumo de energia, é frequente como uma forma de troca celular. Fatores como o tamanho da superfície, espessura da membrana, o gradiente de concentração e o ambiente afetam a velocidade da difusão.

Quais substâncias passam por difusão simples?

Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis / hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular.

Quais são as condições necessárias para que a transferência de massa por difusão ocorra?

Em outras palavras, se houver um gradiente de concentração no espaço, ou seja, se existir uma região com maior concentração e outra com menor concentração, as moléculas irão migrar da região com maior concentração para a região de menor concentração.

Qual a diferença de difusão?

A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro. A tendência dos vestibulares é trabalhar com os casos de forma distinta, porém é preciso tomar cuidado para não confundir os dois processos.

O que limita a velocidade da difusão facilitada?

Difusão facilitada

Embora facilitada, essa difusão não ocorre de forma desordenada, sem fluxo ou sem necessidade celular. A velocidade do processo é controlada e limitada pela disponibilidade de permeases e não pela concentração do soluto em si.

Qual a função do difusão facilitada?

A difusão facilitada permite que a velocidade de difusão de moléculas polares através da membrana plasmática seja superior à que ocorreria por difusão simples, já que evita que essas moléculas tenham que atravessar a bicamada fosfolípidica.

Artigo anterior
O que é fazer a cura da panela?
Artigo seguinte
Qual versão do Outlook?