O que é dietoterapia?

Perguntado por: Eduardo António Nogueira Alves  |  Última atualização: 17. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

O que é a Dietoterapia? É uma ciência que se dedica a indicação de dietas específicas de modo individualizado levando em consideração a enfermidade. A palavra Dieto tem o significado de dieta, já a Terapia tem como significado o tratamento.

Qual é a definição de dietoterapia?

Dietoterapia. O foco dessa disciplina é elaborar planos nutricionais voltados para quem tem alguma doença e necessidade específica. Dietas normal, branda e líquida são alguns exemplos, podendo ser úteis para pessoas com dificuldade de deglutição ou que realizaram alguma cirurgia.

Qual o conceito de dietoterapia?

A finalidade da dietoterapia é ofertar ao organismo debilitado os nutrientes adequados, adaptado-os da melhor forma à doença, às condições físicas, psicológicas e nutricionais em que se encontra o paciente a fim de favorecer a recuperação de sua saúde e de seu adequado estado nutricional.

Quais são os tipos de dietoterapia?

Dietoterapia de acordo com o valor nutritivo
  • Dieta normal ou geral: usada quando o paciente pode receber qualquer tipo de alimento. ...
  • Dieta carente: apresenta taxa de nutrientes e calorias abaixo dos padrões normais. ...
  • Dieta excessiva: apresenta taxa de nutrientes e calorias acima dos padrões normais.

Qual o significado da palavra dietoterapia?

1. Dietoterápico. Relativo a dieta balanceada adaptada individualmente para cada pessoa. Ela faz um tratamento dietoterápico com seu médico.

Dietoterapia

38 questões relacionadas encontradas

Para quem é indicado a dietoterapia?

É indicada aos pacientes que não necessitam de restrições específicas e que apresentam as funções de mastigação e gastrintestinais preservadas. É disponibilizada quantidade adequada de calorias, proteínas, carboidratos e lipídios.

Como é feita a dietoterapia?

A dietoterapia é um tipo de tratamento que tem por base a modificação dos alimentos pela adição de substâncias alimentares com propriedades de cura, ao tempo de suprimir outras, cujo organismo doente se encontra incapacitado de metabolizar, o que por si só neste último caso induz ou agrava a doença.

Qual é a diferença entre dieta e Dietoterapia?

A dietoterapia tem como finalidade ofertar ao organismo debilitado alimentos ou nutrientes adequados de forma que melhor se adeque a patologia existente. A dieta é um estilo ou modo de vida, é um conjunto de alimentos consumidos pela pessoa que podem ser ajustadas de acordo com diferentes objetivos.

Quais são os princípios básicos da dietoterapia?

Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter basicamente cinco características: adequação, qualidade, quantidade, harmonia e variedade. A alimentação deve ser adequada às diferentes fases e condições de vida, assim como às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

Quais são os 3 tipos gerais de dietas?

Entre as diversas dietas para perder peso, destacamos as principais, que são: Dieta Low carb. Dieta paleolítica. Dieta cetogênica.

Qual a importância da nutrição na dietoterapia?

A Nutrição faz parte da vida de todo ser humano, com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes, entre outras.

Qual o papel do nutricionista na dietoterapia?

O papel do nutricionista vai muito além de simplesmente prescrever dietas para emagrecer. Ele é responsável por tornar o corpo mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, além de nortear a alimentação e, com isso, prevenir doenças e ajudar a obter o melhor funcionamento do organismo.

O que é dietoterapia e qual o papel da enfermagem?

Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores de determinada patologia através de alimentação adequada considerando todas as condições em que se encontra o paciente. - necessidades nutricionais para manutenção ou reparação do organismo.

Quando surgiu a dietoterapia?

A partir de 1940, esta vertente deu origem à Nutrição Clínica (Dietoterapia), considerada a especialização matriz do campo da Nutrição dentro do contexto mundial, direcionada para a prática de ações, de caráter individual, centradas no "alimento como agente de tratamento" (Ypiranga & Gil, 1989), bem como originou a ...

Qual a dietoterapia para desnutrição?

O tratamento da desnutrição geralmente envolve a correção da causa subjacente e a reposição de nutrientes perdidos. Isso pode incluir, mudanças na dieta com o aumento da ingestão de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis.

Qual a dietoterapia para o obeso?

Recomenda-se a ingestão de fibras, como leguminosas, hortaliças, frutas e grãos integrais, entre 20-30 g/dia31(B), controle do consumo de sódio e observação de adequada ingestão de cálcio, principalmente em mulheres.

Quais as vias de administração da dietoterapia?

Orientações para a escolha do acesso à dieta
  • 1- Via oral: ...
  • 2- Via enteral: ...
  • 3- Via parenteral:

Qual a diferença entre a dieta enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

Quais são as etapas do processo de nutrição?

O sistema digestório é o conjunto de órgãos do corpo animal relacionado com o processo de nutrição e de obtenção de energia. A nutrição pode ser dividida em quatro etapas: ingestão, digestão, absorção e eliminação.

O que é uma alimentação hipossódica?

Segundo o UptoDate, a dieta hipossódica consiste na redução da ingestão de alimentos com alto teor de sódio. Sabemos da importância desta modificação alimentar para o controle da hipertensão arterial. No entanto, existem muitos benefícios na baixa ingestão de sódio, inclusive para a saúde neurológica.

O que é um produto funcional?

O que são: São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

Como montar um cardápio equilibrado?

Os 5 passos para montar o seu
  1. Coloque o cardápio no papel. ...
  2. Escolha a quantidade de carboidratos, proteínas, frutas e legumes. ...
  3. Varie na forma do preparo dos ingredientes. ...
  4. Deixe pronto e semipronto os alimentos. ...
  5. Prepare seu café da manhã com antecedência.

Quais alimentos não podemos utilizar em uma dieta Hipoproteica?

DIETA HIPOPROTÉICA

Oferece 60% de proteínas de alto valor biológico. Frutas permitidas: todas, exceto aquelas ricas em potássio, como o melão e abacate. Vegetais permitidos: todos, exceto verdes, batata, mandioca e macarrão, por ser rico em potássio.

Qual é a dieta ideal para mim?

A dieta ideal precisa ser individualizada, pensada nas suas particularidades, características, necessidades e objetivos. Cada pessoa pode responder de maneira diferente ao consumo do mesmo alimento. Para descobrir a dieta ideal para você, é importante contar com a ajuda de um profissional qualificado.

Artigo anterior
Quais são as políticas macroeconômicas e quais seus objetivos?
Artigo seguinte
Porque Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade?