O que é dieta jejunostomia?

Perguntado por: Rafaela Vitória Neto  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

​​​Gastrostomia e jejunostomia (enterostomia) são procedimentos cirúrgicos para a fixação de uma sonda alimentar para pessoas que não conseguem se alimentar por via oral.

Qual a melhor dieta para jejunostomia?

O tipo de dieta que deve passar na sonda são alimentos liquidificados preparados (dieta caseira) ou comprados (dieta industrializada), combinados de maneira adequada para que a dieta esteja completa e equilibrada. Um pode dar orientação. As sondas de jejunostomia são de polieturano ou silicone.

Quem faz jejunostomia pode comer pela boca?

Isso depende muito da doença ou causa que levou a ser submetido a jejunostomia. Existem casos em que é possível sim o paciente manter alguma ingesta por boca mesmo utilizando um dispositivo de jejunostomia para complementar sua nutrição.

Como cuidar de um paciente com jejunostomia?

Cuidados com a jejunostomia

Manter a sonda sempre fechada enquanto não estiver em uso; Colocar duas gazes dobradas em cada lado da inserção da sonda, mantendo-as limpas e secas; Atentar para sinais flogísticos (inflamação) no sítio de inserção da sonda; Observar extravasamento de dieta pelo orifício da jejunostomia.

Quando é indicado a jejunostomia?

A jejunostomia definitiva também está indicada em pacientes com a deglutição e o apetite afetados, como nas doenças neurológicas, demência, esclerose amiotrófica lateral, sequelas de acidente vascular cerebral, onde o estômago não pode ser utilizado ou não está disponível.

Gastrostomia / Jejunostomia e os Cuidados de Enfermagem

41 questões relacionadas encontradas

O que é uma jejunostomia e quais são suas contra indicações?

Está indicada para descompressão digestiva (ressecção gástrica e "íleo adinâmico", fístulas digestivas, gastrostomia total, tumor de antro ou piloro irressecável) e para alimentação, que pode ser temporária ou definitiva (nos casos de tumores irressécaveis).

Qual a diferença de gastrostomia e jejunostomia?

Difere-se quanto a localização: jejunostomia é uma conexão direta para o jejuno (intestino delgado) e gastrostomia é para o estomago. Dependendo da doença de base, escolhe-se uma ou outra para via de alimentação e suporte nutricional.

Como limpar a sonda de jejunostomia?

Todas as vezes após utilizar a sonda (seja de gastro ou jejunostomia, com alimentos ou medicações) ela deve ser "lavada" com a administração de água. Sugere-se utilizar seringa de 20 mL para que a pressão mantenha o trajeto limpo por mais tempo.

Quais os cuidados com a dieta enteral?

A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema (diarréia, gases, náuseas e vômito), se a sonda estiver no estômago do paciente, o volume de um horário deve correr em 1h, se a sonda estiver no intestino, a velocidade deve ser mais lenta, ou seja, o volume de um horário deve correr em ...

Como desobstruir jejunostomia?

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

Quem tem sonda pode comer pela boca?

Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.

Quais os cuidados com a gastrostomia e jejunostomia?

– administrar a dieta em temperatura ambiente e lentamente, para evitar quadros de diarreia, flatulência e desconforto abdominal; – lavar a sonda com 10 a 20 mL de água morna filtrada após administração de dieta e/ou medicamentos e/ou aspiração de resíduo gástrico.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Quanto tempo dura uma jejunostomia?

Na jejunostomia os dados relevantes foram: tempo operatório de 132 min vs 106 min (p=0,021); reintrodução da dieta: 3,3 dias vs 2,1 dias (p=0,009); alta hospitalar: 5,8 dias vs 4,3 dias (p=0,044).

Como montar uma dieta enteral?

- Separe, lave em água corrente e ferva os utensílios (colher e vasilha graduada) que serão utilizados no preparo da dieta enteral. - Adicione o pó em água morna (previamente fervida). Mexa até que a mistura fique bem homogênea e complete com água até atingir o volume de dieta indicado pelo nutricionista/médico.

Como preparar dieta por sonda?

Seguindo as orientações do nutricionista, o alimento deverá ser preparado, batido no liquidificador ou processador, coado e peneirado de forma que se obtenha um líquido suficientemente ralo e homogêneo, afim que a dieta possa ser ofertada via sonda.

Quais os cuidados de Enfermagem na nutrição enteral e parenteral?

Quais cuidados devem ser tomados?
  1. Avaliar os indicadores de risco. ...
  2. Realizar uma avaliação em nutrição. ...
  3. Controlar a aceitação do método. ...
  4. Observar e prevenir complicações. ...
  5. Manter a funcionalidade do cateter.

Quais são os cuidados de Enfermagem com sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  • 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  • 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  • 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Como funciona a dieta enteral?

Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.

Como limpar uma sonda para urinar?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

O que é uma gastrotomia?

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal.

Quais os tipos de gastrostomia?

Na literatura são descritas, atualmente, três técnicas de gastrostomia: gastrostomia percutânea por fluoroscopia, gastrostomia endoscópica percutânea (PEG) e gastrostomia cirúrgica7.

Como é a cirurgia de gastrostomia?

É criada uma pequena abertura através da pele do abdome superior para o interior do estômago com o auxílio da endoscopia. Através desta abertura, a sonda é inserida e fixada. O procedimento é habitualmente realizado sob sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar riscos de infecção.

Artigo anterior
Quantos quilos se perde em uma hora de caminhada?
Artigo seguinte
Quem pode tomar o soro glicosado?