O que é didática para Candau?

Perguntado por: Cláudia Ema Barbosa de Andrade  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

O conceito de didática segundo Candau [1] refere-se à aplicação de métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. Os elementos de ação didática são o professor, aluno, conteúdo, contexto de aprendizagem e estratégicas metodológicas.

O que é uma situação didática?

Podemos conceituar situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano. As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais.

Quais são os tipos de didática?

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

O que é uma coisa didática?

Significado de Didático

adjetivo Relativo à didática, ao ensino, à arte de ensinar, de transmitir conhecimentos através do ensino: livro didático. Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos. Etimologia (origem da palavra didático). Do grego didaktikós.

O que é didática Segundo autores?

Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”.

Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento, Cultura e Diversidade I Resumo Cadernos 3 e 4

39 questões relacionadas encontradas

O quê Libâneo diz sobre a didática?

LIBÂNEO, 1998 Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa- se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.

O que é didática de acordo com libaneo?

Para Libâneo (1994), a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos.

Como explicar a didática?

O que é a Didática:

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

O que é um texto didático?

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.

O que é um trabalho didático?

Chamamos didático, portanto, um trabalho direcionado à melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. Um livro didático tem que expor da forma mais clara possível o conteúdo programático de uma matéria curricular de certa série e grau da escola pública e privada.

Quais são os elementos didáticos?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

O que são métodos didáticos?

O que é um método de ensino? O método de ensino pode ser definido como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, o método é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem. Os métodos de ensino também são uma forma de tornar a aula mais dinâmica.

Quais os três elementos centrais da didática?

PLANOS DE AÇÃO DIDÁTICA

O processo de planejamento de constitui-se, portanto, de três fases: a de preparação ou elaboração, a de desenvolvimento ou execução e a de aperfeiçoamento ou avaliação.

O que é a situação didática no planejamento?

A situação didática é formada por atividades que podem ser definidas como sendo os “meios” usados pelo professor a fim de que o aluno vivencie as experiências necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades fazendo com que a aprendizagem seja significativa.

Como criar uma situação didática?

Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
  1. 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
  2. 2º) Definição dos objetivos. ...
  3. 3º) Definição da sequência. ...
  4. 4º) Produção final.

Como são classificadas as situações didáticas?

Elas são divididas, segundo Brosseau, em quatros tipos: Ação, Formulação, Validação e Institucionalização.

Qual é a finalidade de um texto didático científico?

Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema. Por esse motivo, é um texto que requer muita atenção na hora da leitura, porque apresenta uma linguagem mais complexa relativa a alguns conceitos e teorias.

Quais os principais objetivos que devem ser observados em um texto didático?

O texto didático deve fazer o aluno refletir sobre as questões relativas ao conteúdo da disciplina. É justamente nesse processo de problematização, criação de situações-problemas, questionamentos e indagações que a aprendizagem pode se concretizar de forma significativa.

O que não pode faltar em um bom texto didático?

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

O que é didática e qual sua importância?

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Porque a didática Ensina-nos como se ensina?

Ensinar não deve ser meramente uma profissão e sim uma vocação, do qual o professor se orgulhe do que faz. A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional.

Quais são os fundamentos da didática?

Fundamentos da Didática 2018 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.

O que é didática para luckesi?

Como caracteriza Luckesi (2009, p. 26) que “o papel da didática – destina-se a atingir um fim – a formação do educador”. Afinal todo educador é primeiramente um humano capaz de fazer a sua prática histórica transformar um contexto educacional.

Quais são os três elementos?

Prótons, nêutrons e elétrons são os elementos básicos do átomo.

Quais são os métodos da educação?

Quais são as principais metodologias de ensino?
  • O método de ensino tradicional. ...
  • O método de ensino construtivista. ...
  • O método de ensino montessoriano. ...
  • O método de ensino waldorfiano. ...
  • O método de ensino sócio-interacionista. ...
  • Conheça todas as suas possibilidades. ...
  • Entenda quais são as diretrizes de cada escola.

Artigo anterior
Como liberar toda a velocidade da minha internet?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para limpar o nome de cheque devolvido?